Instituto de Biologia - INBIO
O Instituto de Biologia (INBIO) da Universidade Federal de Uberlândia, antigo Departamento de Biociências, foi criado pela Resolução nº 05/99, de 21 de dezembro 1999, e conta atualmente com 35 docentes efetivos em dedicação exclusiva, 01 docente mestre substituto, 18 técnicos-administrativos e laboratoristas em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Os docentes estão divididos em quatro áreas: Zoologia, Botânica, Ecologia e Ensino de Ciências e de Biologia. Estes professores ministram aulas principalmente para o curso de Ciências Biológicas (integral e noturno), com habilitação em Licenciatura e/ou Bacharelado. Além disso os professores ministram aulas em outros dois cursos de graduação da UFU (Medicina Veterinária e Agronomia), além de diversos cursos de pós-graduação dentro e fora da Instituição.
Atualmente no INBIO, encontra-se em pleno funcionamento o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais - Níveis Mestrado e Doutorado. Também são oferecidos neste instituto os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Orientação Sexual, Ecologia e Meio Ambiente e Ensino de Ciências e Biologia com ênfase em Educação Ambiental, porém não estão com inscrições abertas.
O INBIO também é responsável pela maioria das pesquisas na Estação Ecológica do Panga, uma reserva da UFU, onde predomina a vegetação de cerrado. O INBIO possui ainda o Herbarium Uberlandense (HUFU), indexado internacionalmente e com milhares de exsicatas, além do Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC).