Centro de Documentação e Pesquisa em História

CDHIS
08/07/2016 - 13:08 - atualizado em 04/10/2017 - 17:17
Centro de Documentação e Pesquisa em História

O Centro de Documentação e Pesquisa em História-CDHIS é um órgão do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia constituído como lugar de guarda da memória institucional, regional e de produção de saberes sobre a preservação da memória coletiva.

Criado em 1985 a partir da iniciativa de um grupo de professores do Departamento de Ciências Sociais, o qual englobava os cursos de História e Geografia, constituiu-se inicialmente como Núcleo de Pesquisa em História e Ciências Sociais (NUHCIS), abrigando documentos recolhidos dos projetos desenvolvidos pelos professores dos Cursos de História e na comunidade (fotos, coleções de jornais, documentos acumulados e guardados por memorialistas amantes da cidade etc.). Em 1987 o NUHCIS inaugurou sua sede em casa alugada num bairro central da cidade. Nesse momento a doação de uma coleção etnográfica veio enriquecer o seu acervo constituindo uma nova linha de pesquisa dando origem ao museu do índio. Durante, praticamente, 05 anos neste endereço, pode desenvolver seus projetos de pesquisa e extensão junto à comunidade.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 1Q