Ouvidoria-Geral

Universidade Federal de Uberlândia
Portal UFU
05/07/2016 - 17:46 - atualizado em 07/02/2024 - 18:06
>> Apresentação:

===== COMPETÊNCIAS

A Ouvidoria-Geral da Universidade Federal de Uberlândia é um Órgão Administrativo da Reitoria, com a finalidade de empreender ações na defesa dos direitos individuais e coletivos da comunidade universitária, e o aperfeiçoamento das atividades institucionais destinadas a atender aos segmentos da sociedade civil e aos diversos setores da Universidade, com jurisdição em todos os setores acadêmicos e administrativos dos campi da UFU, nos termos do Regimento Interno estabelecido pela PORTARIA SEI REITO Nº 460, de 28 de maio de 2018.

A Ouvidoria-Geral da UFU atua como canal de comunicação e mediação a serviço de toda a comunidade universitária e da comunidade externa, visa à melhoria dos processos, produtos e serviços da UFU, atua na prevenção e correção de erros, omissões, desvios e abusos e possibilita a ampliação da participação social e da fiscalização da administração universitária.

As manifestações junto à Ouvidoria-Geral da UFU podem ser dos seguintes tipos, com destaque de que são tratadas com a devida discrição e sigilo:

>> ELOGIO;

>> SUGESTÃO;

>> SOLICITAÇÃO;

>> RECLAMAÇÃO;

>> DENÚNCIA;

>> SIMPLIFICAÇÃO.

 

===== EQUIPE:

  • Ouvidora-Geral: Profª. Núbia dos Santos Saad
  • Secretária: Juliana Rodrigues Lira
  • Assistente em Administração: Cláudia Helena Vieira Freitas
  • Estagiária: Estudante Jornalismo/UFU Geovanna Gabriela de Souza Pedra

 

===== ATENDIMENTOS:

  • DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA: 07h30 às 12h30 e 13h30 às 17h00
  • Presencial: campus Santa Mônica - Bloco 1A - Sala 133 (Térreo)
  • E-mailouvidoria@reito.ufu.br
  • Telefônico: +55 34 3239 4074 (WhatsApp) - destinado apenas para contatos, agendamentos, dúvidas ou informações

 

===== LEGISLAÇÕES:
Disponíveis na aba "Documentos"

 

Para REGISTRAR sua MANIFESTAÇÃO acesse a Plataforma FALA.BR (clique na logo abaixo, correspondente ao tipo de manifestação) ou CLIQUE AQUI.

Havendo dúvidas consulte o Passo a Passo para registrar sua Manifestação ou entre em contato conosco.

Manifeste-se

 

    >> Fala Ouvidoria:

    Neste espaço a Ouvidoria UFU irá disponibilizar materiais que tratem dos temas que são registrados pela comunidade. É uma forma da Ouvidoria UFU se posicionar diante das manifestações dos usuários e assim buscar uma melhora da Instituição como um todo.

     

    Trote Violento

    Um tema que é preciso ser lembrado todo início de semestre: Não ao trote violento! Esse tipo de trote gera consequências para os calouros, que tem um início traumático de sua jornada acadêmica na UFU, e pode ter sanções para aqueles veteranos que praticam esse tipo de trote. Veja um pouco sobre o tema com esse documento produzido pela Ouvidoria UFU:

    Não ao Trote Violento

     

    Boas Práticas em Redes Sociais

    Não escreva online o que não falaria pessoalmente. Engana-se quem pensa que as mídias sociais são "terras de ninguém", ou que não há leis ou consequências para o que é escrito na internet. Este manual  traz orientações gerais para que a comunidade universitária se informe para não incorrer em erros, que inclusive podem gerar consequências dentro da UFU.

    Boas Práticas em Redes Sociais  

    Assédio Moral

    Nessa cartilha são reunidos elementos que tratam do Assédio Moral e o prejuízo que esse ato pode trazer aos envolvidos, ao ambiente laboral e à Instituição. Sua definição e a forma de denúnciar esse crime são abordados nessa cartilha.

    Assédio Moral

    Conselho de Usuários de Serviços Públicos

    Os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos são uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos, que irá conectar os usuários aos gestores responsáveis pelo serviço a ser avaliado.

    Qualquer cidadão pode ser conselheiro, basta voluntariar-se por meio da plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Uma vez cadastrados, os conselheiros passam a responder a consultas sobre os serviços públicos e podem também apresentar propostas de melhorias desses serviços.

    O funcionamento dos conselhos de usuários é totalmente virtual, e qualquer cidadão interessado pode inscrever-se para participar na avaliação de serviços públicos.

    Periodicamente, o órgão prestador de serviços deverá enviar consultas acerca dos serviços públicos por ele prestados, por meio de enquetes eletrônicas desenvolvidas e geridas da plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. O resultado dessas enquetes deverá servir de subsídio para a formulação, avaliação e reformulação de serviços públicos.

    Para se cadastrar na Plataforma do Conselho de Usuários de Serviços Públicos siga o passo a passo abaixo e cadastre-se:

    1. Entre no site conselhodeusuarios.cgu.gov.br e clique em “login”.
    2. Clique em “Entrar com gov.br” ou crie sua conta.
    3. Realize o acesso com os dados da sua conta.
    4. Selecione “Tornar-se conselheiro”.
    5. Digite “UFU” na lista de serviços e clique no símbolo "adicionar".
    6. Verifique que a UFU aparece em “Meus conselhos”.
    7. Pronto! Em breve você receberá enquetes para avaliar os serviços da UFU!
    >> Documentos:
    >> Relatórios:

    Acontece


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    Órgão Responsável