Serviço

Ofício Conjunto

Denis Cezar Fonseca
01/11/2024 - 14:51 - atualizado em 01/11/2024 - 14:51
Público-alvo: 
Professor
Técnico Administrativo
Definição: 

Meio de comunicação do serviço público. Forma padronizada de comunicação escrita entre subalternos e autoridades, entre os órgãos públicos e entre estes e os particulares, em caráter oficial.

Tipo de processo sugerido: Administração Geral: Comunicados e Informes

Exemplo de Documento: 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Setor de Arquivo

Av. Cesário Alvim, 1457 - Bairro Aparecida, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3236-3892 - www.ufu.br - searq@reito.ufu.br
  

Timbre

Ofício Conjunto nº 165/2024

Uberlândia, 01 de novembro de 2024.

Ao(À) @nome_destinatario@

@endereco_destinatario@, @bairro_destinatario@

@cep_destinatario@ @cidade_destinatario@/@sigla_uf_destinatario@

  

Assunto: Digite aqui o assunto em negrito.

  

@vocativo_destinatario@,

  

O endereçamento deve conter, na primeira linha, o pronome de tratamento. Na maioria dos casos será apenas "Ao Senhor" ou "À Senhora" (não se usa "A Sua Senhoria o Senhor"). Para alguns cargos, deve-se usar "A Sua Excelência o Senhor". Na segunda linha deve constar o cargo do destinatário. Conforme o Decreto n. 9.758/2019, não se usa o nome do destinatário, salvo se o documento for endereçado pessoalmente a alguém.

Na terceira o endereço postal, no caso de correspondência a outro órgão ou a um particular. No caso de ofício enviado a outra unidade da UFU, no lugar do endereço postal devem constar as informações da unidade, não sendo necessário o endereço. Na última linha o CEP e a cidade/UF. No caso de ofício a outra unidade da UFU, não é necessário o CEP.

No vocativo, deve-se usar "Senhor(a)" seguido do cargo [p. ex. "Senhor(a) Pró-Reitor(a)", "Senhor(a) Diretor(a)"] ou, no caso do destinatário ser um particular, usa-se "Prezado(a) Senhor(a)" ou "Senhor(a)" seguido do nome.

O assunto deve dar uma ideia geral do que trata o documento, de forma sucinta. Evite usar verbos e procure limitar-se a quatro ou cinco palavras.

Os parágrafos do ofício devem ser numerados quando houver três ou mais. O vocativo e o fecho não são numerados.

O fecho do documento deve ser "Respeitosamente" quando o destinatário for um superior hierárquico e "Atenciosamente" nos demais casos.

  

Anexos:

I - Digite aqui a descrição do documento (SEI nº #######).

II - Digite aqui a descrição do documento (SEI nº #######).

III - Digite aqui a descrição do documento (SEI nº #######).

  

Atenciosamente,

 

NOME DO SIGNATÁRIO (em maiúsculas)

Cargo/Função do Signatário

Portaria de designação para a função (quando couber)

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