O interessado deverá solicitar acesso aos documentos restritos do processo diretamente para as unidades onde o processo foi tramitado ou está atualmente. Para os demais documentos públicos poderá realizar a consulta no módulo de pesquisa pública disponível no portal SEI UFU.
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Acesso ao SEI!
SEI!
O Sistema Eletrônico de Informações - SEI, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região - TRF4 e cedido gratuitamente para as instituições públicas, é a solução de processo eletrônico adotada pela UFU para dar cumprimento ao Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, que estabeleceu o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
A adesão ao SEI foi aprovada pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação - CGTI da UFU em 26 de novembro de 2015. Iniciadas as tratativas de formalização da adesão, a Reitoria constituiu a Comissão responsável pela implantação do SEI-UFU em 2016. Em 08 de agosto de 2017, o SEI foi oficialmente e integralmente implantado na Instituição, tendo a UFU sido uma das pioneiras no uso do SEI e referência para demais órgãos e entidades.
O SEI-UFU é constituído por módulos, que podem ser acessados nos botões acima ou no menu à esquerda:
- Sistema Eletrônico de Informações: módulo de produção, assinatura e tramitação dos processos. Veja como fazer login no SEI:
- Usuário: identidade do e-mail UFU (o endereço de e-mail sem a parte "@ufu.br")
- Senha: a mesma do e-mail UFU.
- Usuário externo (peticionamento): módulo de cadastro e uso do SEI por usuários externos à UFU.
- Pesquisa Pública: módulo que permite o usuário acessar os documentos e processos da UFU (com exceção de restritos e siglosos), sem necessidade de login e senha.
- Conferência de documentos: módulo para conferir os documentos produzidos no SEI.
- Publicações eletrônicas: módulo de publicação dos atos normativos e ordinatórios da UFU, bem como de editais e outros tipos documentais publicáveis.
As dúvidas mais recorrentes estão solucionadas no item "Perguntas frequentes".
Paginação
O projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN) é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública para a construção de uma infraestrutura pública de processo administrativo eletrônico.
É um projeto de gestão pública, que visa a obtenção de substanciais melhorias no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, satisfação do público usuário e redução de custos.
Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), o PEN é resultante da integração de diferentes esforços que já estavam em curso no âmbito do governo federal. Assim, o PEN nasceu de forma colaborativa e foi formalizado por meio do Acordo de Cooperação Técnica n° 02/2013, celebrado entre o MP, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Governo do Distrito Federal (GDF).
Software de Processo Eletrônico
A principal entrega do PEN é uma solução de processo eletrônico que possa ser utilizada por qualquer instituição pública, independentemente do porte e da área de atuação específica.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente para as instituições públicas, é a solução de processo eletrônico escolhida no âmbito do PEN, formando a sólida parceria PEN SEI!.
Principais características e facilidades do SEI:
Portabilidade: 100% Web e pode ser acessado por meio dos principais navegadores do mercado – Internet Explorer, Firefox e Google Chrome;
Acesso Remoto: pode ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos, como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones de vários sistemas operacionais (Windows, Linux, IOS da Apple e Android do Google). Isso possibilita que os usuários trabalhem à distância;
Acesso de usuários externos: gerencia o acesso de usuários externos, permitindo que tomem conhecimento dos documentos e, por exemplo, assinem remotamente contratos e outros tipos de processos;
Controle de nível de acesso: gerencia a criação e o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, conferindo o acesso somente às unidades envolvidas ou a usuários específicos;
Tramitação em múltiplas unidades: incorpora novo conceito de processo eletrônico, que rompe com a tradicional tramitação linear, inerente à limitação física do papel. Com isso, várias unidades podem ser demandadas, tomar providências e manifestar-se simultaneamente;
Funcionalidades específicas: controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, base de conhecimento, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, inspeção administrativa, modelos de documentos, textos padrão, sobrestamento de processos, assinatura em bloco, organização de processos em bloco, acesso externo, entre outros;
Sistema intuitivo: estruturado com boa navegabilidade e usabilidade.
Para mais informações, acesse PEN SEI!, ou entre em contato com o Núcleo Gestor do SEI! UFU pelo e-mail sei@ufu.br.
Legislação Relacionada:
Para saber mais da legislação sobre o projeto PEN e o sistema SEI, acesse Legislação
Usuário externo (peticionamento)
A Portaria que regulamenta o SEi na UFU prevê o cadastro de usuários externos à Universidade (pessoas que não são servidores/as ou colaboradores/as) para que possam peticionar processos ou assinar documentos nativos no SEi da Instituição.
Assim, o referido cadastro é utilizado nas seguintes situações: estudantes que necessitam assinar documentos ou peticionar processos; docentes de outras instituições que participam de bancas julgadoras, representantes/gestores de Pessoas Jurídicas que assinam contratos com a UFU, servidores ingressantes na UFU (que ainda não possuem acesso interno), dentre outras situações específicas.
I M P O R T A N T E:
- Se o objetivo for apenas visualizar/acompanhar processos no SEi-UFU de seu interesse (ou de terceiros que você representa por procuração) NÃO HÁ a necessidade de se cadastrar como ‘usuário externo’, nesses casos basta entrar em contato com a Unidade na UFU responsável pelo processo e solicitar que a Unidade disponibilize o referido processo para que você acompanhe pelo e-mail que você informar (efetuada a disponibilização pela Unidade, chegará em seu e-mail um link pelo qual poderá acompanhar o processo);
- Servidores/as e colaboradores/as devem solicitar acesso ao SEi-UFU como ‘usuário externo’ APENAS em situações muito específicas, nas quais tenha sido claramente orientado/a que a demanda deverá ser resolvida por essa modalidade de acesso ao SEi-UFU (via de regra as demandas desse público são resolvidas via ‘usuário INTERNO’).
SE VOCÊ JÁ POSSUI O CADASTRO como ‘usuário externo’ no SEi-UFU, acesse aqui a Página para login de usuários externos, insira: o seu e-mail completo; a senha cadastrada e efetue o login. Caso necessite recuperar a sua senha, na mesma Página consta a opção ‘Esqueci minha senha’. OBS: se desejar realizar a alteração do e-mail de login entre em contato pelo e-mail < usuarioexterno@ufu.br >.
Se você AINDA NÃO POSSUI o cadastro e acesso como ‘usuário externo’ no SEi-UFU, siga os passos descritos abaixo:
A T E N Ç Ã O! A equipe responsável pela liberação dos acessos tem o prazo de ATÉ DOIS DIAS ÚTEIS, contados a partir do recebimento dos documentos exigidos, para efetivar a liberação do acesso ou notificar eventuais irregularidades.
1º PASSO - Realizar pré-cadastro
Para obter o acesso como Usuário Externo no SEi-UFU, inicialmente você deverá acessar a página de Usuários Externos do SEi-UFU e clicar em “Clique aqui se você ainda não está cadastrado”, preencher o formulário com os dados pessoais e criar uma senha. Em seguida o sistema enviará para o endereço de e-mail cadastrado uma mensagem automática com instruções que deverão ser seguidas a fim de que a liberação do acesso ao Sistema seja efetivada. OBS: confira inclusive na CAIXA DE SPAM/LIXO ELETRÔNICO do seu e-mail cadastrado se a referida mensagem automática chegou para você.
2º PASSO - Enviar documentos para liberação do acesso
Para que o cadastro prévio no SEi-UFU seja aprovado e o respectivo acesso liberado, você deverá: protocolar via Protocolo.Gov.BR da UFU (acesso com a conta gov.br), cópias digitalizadas (preferencialmente em formato .pdf) dos documentos mencionados abaixo; OU enviar os referidos documentos para o e-mail < usuarioexterno@ufu.br > (OBSERVAÇÃO: solicitantes estrangeiros/as devem enviar a documentação exclusivamente para o e-mail citado acima):
- (para TODOS/AS solicitantes) – Termo de Declaração de Concordância e Veracidade, preenchido e ASSINADO preferencialmente de forma eletrônica via Assinador do GOV.BR (disponível para brasileiros/as), ou assinado com Certificado Digital válido, ou assinado fisicamente conforme consta no documento de identificação civil apresentado (nesse caso, imprimir, assinar e digitalizar o Termo assinado em seguida);
E, adicionalmente
- (para solicitantes do público geral, inclusive representantes de PJ) - RG e CPF, ou outro documento de identificação oficial no qual conste RG e CPF; OU
- (para solicitantes aluno/a UFU ou servidor/a UFU) – Comprovante de matrícula(aluno/a); ou Comprovante de SIAPE(servidor/a); OU
- (APENAS se for solicitante estrangeiro/a) - Passaporte (páginas de identificação).
PARA ENVIO dos documentos via Protocolo Digital da UFU (Protocolo.Gov.BR da UFU - acesso com a conta gov.br), acesse aqui a Cartilha explicativa. Ao iniciar a solicitação escolha o tipo “Usuário Externo SEi-UFU - Enviar documentos para aprovação de Cadastro e liberação de acesso no SEi-UFU”.
Em caso de dúvidas no Cadastro ou quanto à documentação a ser enviada, entrar em contato pelo e-mail <usuarioexterno@ufu.br > ou nos telefones (34) 3239-4194/4914/4856.
Treinamentos e capacitação
Ambiente de Treinamento
Utilize a plataforma de treinamento para conhecer, simular e testar as funcionalidades disponíveis. Em caso de dúvidas envie e-mail para sei@ufu.br.
Adote as seguintes informações de usuário e senha, disponíveis em caráter provisório, de servidor1 até o servidor20:
- Usuário: servidor1 / Senha: servidor1; ou
- Usuário: servidor2 / Senha: servidor2; ou
- Usuário: servidor3 / Senha: servidor3; ou
- Usuário: servidor4 / Senha: servidor4;
Manual e Apresentações
Utilize o Manual do Usuário juntamente com a plataforma de treinamento para orientar seu aprendizado.
Capacitações pela Escola de Administração Pública
Outro canal de capacitação é o curso SEI! USAR , ofertado pela A Escola Nacional de Administração Pública - Enap. A capacitação é gratuita e com direito a certificado de conclusão.
Faça a sua inscrição no curso on-line SEI! USAR.
Manual e orientações
1. Manual com o passo a passo das operações do SEI-UFU:
Acesse o Procedimento Operacional Padrão - POP e o Manual do Usuário para conhecer as operações/funcionalidades do SEI.
2. Manuais de cadastro de unidades, usuários e assinaturas do SEI-UFU:
Conheça as metodologias utilizadas para o cadastro das unidades ("caixas/abas/janelas/combos") e respectivas siglas e para a alocação de servidores e assinaturas no SEI:
- Estrutura organizacional, alocação de usuários e assinaturas da área acadêmica
- Estrutura organizacional, alocação de usuários e assinaturas da área administrativa
3. Orientações adicionais de boas práticas do SEI-UFU:
Conheças as orientações de boas práticas emitidas pela Comissão de Assessoramento ao SEI-UFU:
- Sobre a não publicação de atos normativos e ordinatórios
- Entrada de documentos externos na Instituição
- Cadastro de trabalhadores terceirizados e das fundações de apoio
- Criação e publicação de editais no SEI
- Conclusão de processos
- Exclusão de terceirizados e fundacionais após término do vínculo
- Atos normativos e Publicação Relacionada
- Utilização da unidade Assembleia
- Funcionalidade Retorno Programado
- Cadastro de comissões de avaliação docente
- Interessado e disponibilização para acesso externo
- Acompanhamento processual pelos gestores
- Termo de cancelamento de documentos
- Utilização das unidades Secretaria
- Numeração automática de documentos
- Tramitação de processos físicos
- Assinaturas em formato de imagem
- Comissões de acompanhamento e supervisão dos cursos lato sensu
- Comissões dos Programas de Pós-graduação
- Manual de Redação da Presidência da República + Resumo
- Editais de Processos Seletivos
- Ementas e resumos das Portarias e Resoluções
- Formas de tratamento e endereçamento
- Envio de processos a todas as unidades
- Desativação e/ou inabilitação de unidades
- Transparência no processo administrativo eletrônico
- Denúncias e processos sigilosos
4. Manual de Redação da Presidência da República:
Os documentos no SEI devem ser confeccionados segundo as regras do Manual de Redação da Presidência da República. Ele foi atualizado em 2018 na sua terceira edição e aprovado pela Portaria nº 1.369, de 27 de dezembro de 2018, da Casa Civil da Presidência da República.
Responsável: Comissão para implantação do SEI! UFU
Glossário de tipos documentais
Informações e sugestões: searq@reito.ufu.br 3236-3892
Perguntas Frequentes
Como acesso dados de um processo restrito de meu interesse?
Como agendo publicações eletrônicas?
A funcionalidade de publicação serve para divulgar determinado documento em um veículo de publicação, interno ou externo. Somente documentos gerados no sistema SEI podem ser publicados.
Perceba que a opção não aparece antes que o documento seja assinado, conforme a figura:
Dessa forma, edite normalmente o documento. Após a primeira assinatura, o ícone aparecerá, conforme a figura:
Para agendar a publicação, clique no ícone novo. A seguinte tela aparecerá. Os campos “Documento” (número de protocolo do documento),“Tipo” (tipo do documento), “Assinantes” (assinaturas que constam no documento) e “Disponibilização” (data de disponibilização do documento no veículo) são preenchidos automaticamente. O campo “Motivo” define se a ação é de Publicação original ou, no caso de “Publicação Relacionada”, se é uma “Retificação”, “Republicação” ou “Apostilamento”. O campo “Veículo” possui barra de rolagem onde pode ser selecionado um dos veículos de publicação permitidos, configurados no cadastro do tipo de documento. No campo “Resumo”, que é opcional, pode ser preenchido um texto informativo sobre o documento.
Após a publicação, o ícone aparecerá ao lado do documento na árvore de documentos do processo, conforme a imagem seguinte:
Enquanto a publicação do documento não for confirmada, é possível alterar ou cancelar o agendamento.
Como dou acesso a um processo sigiloso?
Os processos sigilosos funcionam de forma diferente dos processos públicos e restritos:
- podem ser visualizados apenas pelo usuário criador do processo e por aqueles membros a quem o criador deu acesso.
- não podem ser enviados para outras unidades, por meio da ação "Enviar Processo", só é possível credenciar os membros específicos da unidade a quem se deseja dar acesso. Ao dar credenciais de acesso o processo é automaticamente disponibilizado para o usuário na unidade destino.
- O acesso a um processo sigiloso é feito por cada membro credenciado independente da unidade onde ele esteja; o acesso é por membro credenciado e não por unidade.
- Cabe ressaltar que os processos sigilosos só podem ser utilizados sob fundamentação legal, não podem ser usados indiscriminadamente, apenas para impedir o acesso de outros ao processo, pois se não há embasamento jurídico à criação de um processo sigiloso, isto pode ser considerado crime.
- É aconselhável ter pelo menos dois membros com credencial de acesso no processo sigiloso, para não ocorrer de o processo nunca mais ser acessado, caso algum membro não tenham mais vinculo com a instituição e não delegou credenciais de acesso.
- É necessário que após conclusão do processo o perfil do processo sigiloso seja alterado para público ou restrito. Um processo não pode ficar permanentemente como sigilogo, a sua preservação depois de sua conclusão deverá ser preferencialmente como público, e dependendo das informações contidas, como restrito.
Veja como dar uma credencial de acesso a um processo sigiloso para um membro de qualquer unidade:
Crie o processo sigiloso, levando em conta que nem todos os processos permitem a opção de sigiloso. Quando um processo pode ser sigiloso, ele aparece com uma tarja vermelha no momento da seleção:
Como fazer cadastro de usuário externo no SEI?
Conforme o art. 26 da Portaria REITO Nº 171/2021, pessoas externas à UFU poderão se cadastrar como usuário externo para peticionar processos ou assinar documentos gerados no âmbito da UFU.
O cadastro de usuário externo dependerá de apresentação em meio eletrônico de documentos ou outra forma de verificação da identidade do solicitante.
Ver as instruções em anexo.
Como o servidor solicita atualização cadastral?
Para atualização cadastral do servidor seguir orientações na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) http://www.progep.ufu.br/procedimento/atualizacao-cadastral
Como solicitar a inclusão de novas assinaturas na minha unidade ou para meu usuário?
Cada servidor é responsável por escolher a assinatura ao assinar um documento de acordo com o papel que está exercendo. Dessa forma, um mesmo servidor poderá assinar como Presidente de Conselho ou Coordenador de acordo com a unidade onde estiver atuando, escolhida pela caixa de seleção no canto superior direito da tela de Controle de Processos conforme exemplo abaixo:
Portanto, a assinatura está vinculada à unidade e não ao servidor ou usuário. Se perceber que sua unidade não possui uma assinatura relacionada a um cargo ou função lotada na unidade, peça por sua inclusão no e-mail dicot@reito.ufu.br.
Como solicitar o cadastro de comissão no SEI-UFU?
A autoridade que constituiu a Comissão (Reitor, Pró-Reitor, Diretor de Unidade ou Coordenador de Graduação/Pós-Graduação) ou o Presidente deverá adotar as seguintes providências:
- acessar o Processo que deu origem à constituição da Comissão (onde consta a Portaria) e inserir o documento "Solicitação de inclusão de unidade SEI/SG"
- 1. Obs.: Não sendo possível resgatar o processo em que foi constituída a Comissão, iniciar um novo do tipo "Organização e funcionamento: organogramas" e incluir o documento "Solicitação de inclusão de unidade SEI/SG".
- Enviar o processo para a DIAPI, que cadastrará a Comissão no SEI e responderá ao solicitante. No Ofício de resposta da DIAPI haverá instruções sobre a inclusão dos integrantes (atividade executada pela Divisão de Controle Técnico - DICOT/PROGEP).
Lembramos que a "Solicitação de inclusão de unidade SEI/SG" deve ser assinada pela autoridade que constituiu a Comissão ou pelo(a) Presidente.
Como solicito a desanexação de documentos de um processo?
Portaria SEI REITO Nº 861, DE 10 DE setembro DE 2018
Da Desanexação e Alteração da Ordem de Documentos
Art. 8º A unidade que necessitar desanexar documento(s) de processo poderá, excepcionalmente, solicitar a operação à Divisão de Documentação, por meio de "Solicitação de Desanexação de Processo", que deverá ser inserida no processo do qual o documento será desanexado.
Art. 9º A unidade que necessitar alterar a ordem de um mais documentos de um processo poderá, excepcionalmente, solicitar a operação à Divisão de Documentação, por meio de "Solicitação de Alteração de Ordem de Documentos", que deverá ser inserida no processo cuja ordem será alterada.
Como solicito a Movimentação de usuários no SEI
A inclusão de novos usuários no SEI (posse e entrada em exercício) bem como as alterações de perfis em razão de mudança de lotação/exercício estão regulamentadas e disponibilizadas na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP):
Como solicito o cadastro de acesso ao SEI?
A inclusão de novos usuários no SEI (posse e entrada em exercício) bem como as alterações de perfis em razão de mudança de lotação/exercício estão regulamentadas e disponibilizadas na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP):
Como solicito o cadastro de novo tipo de documento ou formulário?
Quem pode solicitar?
Qualquer servidor, desde que haja a anuência da autoridade responsável pelo exercício das competências estatutárias, regimentais ou atribuídas por delegação, conforme capítulo III do Regimento Geral desta universidade.
Como é feito?
Conforme base de conhecimento no SEI, o solitante deverá iniciar um processo do tipo "Documentação e Informação: Produção de Documentos. Levantamento. Fluxo" com as seguintes informações:
- Especificação: "Solicitação de analise do documento" seguido do nome usual do documento.
- Classificação por assunto: Não deve ser mudada.
- Interessados: A função da autoridade que esta solicitando a criação do documento
- Observações desta unidade: Deixar em branco
- Nível de Acesso: Público
O solicitante deverá incluir o documento "Solicitação de Criação de Tipo Documental" e responder todos os itens questionados. Lembramos que os campos em azul são de preenchimento do solicitante, devendo ser mudado para preto conforme legislação sobre documentos públicos. Além disso, ele deverá incluir um exemplo (modelo) do documento solicitado no processo no formato PDF.
O processo deverá então ser enviado para a unidade DIDOC (Divisão de Documentação), que realizará a análise e criação documental.(Portaria REITO Nº 442, de 23 de abril de 2019)
A comissão de assessoramento do SEI (COMSEI) realizar apoio técnico para a DIDOC.
Base Legal
Portaria N° 861, de 10 de setembro de 2018
Manual de Redação da Presidência da Republica
Portaria Interministerial MJ/MP Nº 1.677 de 07 de outubro de 2015.
Demais legislações sobre o SEI, disponiveis em www.ufu.br/sei/legislacoes
Devo incluir cópias das legislações sobre as quais meu processo se baseia?
Orienta-se que isso seja evitado. Indicamos que o servidor mencione o ato normativo e insira, se necessário, um hyperlink para a fonte origintal da legislação ou norma através dos ícones para documentos internos ao SEI! UFU como para Portarias ou processos ou para criar hyperlinks para sites fora do SEI! UFU, tal como normas do MEC ou Legislações. Ambos botões são encontrados dentro do editor de documentos do SEI! UFU.
Necessito do uso de Certificado Digital (token)?
- Conforme Art. 3º da Lei nº 12.682/12 combinado com o Art. 12 do Decreto nº 8.539/15 o uso do certificado digital (token) é necessário para autenticar documento digitalizado(scaneado) no âmbito da Instituição.
- Considerando o Art. 11 do Decreto nº 8.539/15 os documentos enviados eletronicamente pelo interessado não necessita de autenticação, dispensando o uso do token.
- O documento nato-digital, definido conforme art. 2º do Decreto 8.539/15 também não necessita de autenticação, dispensando o uso do token.
Temos observado que 99% dos casos de digitalização de documentos não é necessária. Um dos objetivos do processo eletrônico é eliminar o uso do papel. O certificado digital (token) tem sentido contrário a este propósito.
As boas práticas do processo eletrônico recomenda documentos nato digital, tanto interno como externo, o que dispensa a necessidade de autenticação(token).
O processo de digitalização e autenticação de documento é complexo e tem rito pouco produtivo.
Pro fim, recomendamos que a sua unidade faça uma análise criteriosa dos procedimentos que demandam a necessidade de digitalização, por conseguinte o uso de certificado digital(token).
Recomendamos também a produção de documentos no próprio SEI através de seu editor, evitando o uso de inclusão de documentos externo, ou seja, documentos da própria instituição produzidos fora do SEI. E caso necessite de um novo tipo de documento enviar solicitação para o canal de atendimento de criação de formulários seiformularios@ufu.br.
O que eu faço se o tipo de processo que busco não está na lista de tipos de processos do SEI! UFU?
No caso de haver necessidade de inclusão de um novo tipo de processo no SEI, o solicitante deverá encaminar uma solicitação ao searq@reito.ufu.br com as seguintes informações:
- Unidade Responsável
- Nome e contato do responsável
- Tipo de processo
- Descrição do processo
Exemplo:
- Divisão de Estatísticas e Informações
- Tel.: 3239-4921/4919 Adriana
- Matriz de Distribuição de Recursos Outros Custeios e Capital (OCC)
- Descrição: Matriz que distribui recursos de orçamento e capital para as Unidades Acadêmicas
O Setor de Arquivo (SEARQ) analisará a solicitação podendo solicitar uma reunião para entendimento do tipo de processo com a unidade e seus responsáveis. O setor então concluirá a solicitação indicando o uso de um tipo de processo já existente ou criando um novo no SEI.
O que são processos administrativos?
Para entendimento sobre o que é processo, no caso de processo documental arquivístico geridos pelo SEI, deve-se seguir tanto a PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.677, DE 7 DE OUTUBRO DE 2015 de amplitude para todo o executivo Federal quanto a Portaria 1.042 de 17 de agosto de 2012 com alcance no âmbito do MEC. Assim:
"[Processo administrativo] É o documento ou conjunto de documentos que exige um estudo mais detalhado e demanda providências administrativas, técnicas ou jurídicas, por meio de despachos, notas, pareceres, cotas, instruções ou outro(s) documento(s)."
Dessa forma, toda e qualquer documentação que se enquadre nestes conceitos devem estar no SEI! UFU.
Quais as instruções para envio de Malote Interno e Externo?
Para a confecção de documentos de Malote deve-se selecionar o tipo de processo "SERVIÇOS DE COLETA, TRANSPORTE E ENTREGA DE CORRESPONDÊNCIA AGRUPADA – MALOTE" no SEI.
Fluxos:
Malote Interno
- Usuário da unidade remetente inicia o tipo de processo "SERVIÇOS DE COLETA, TRANSPORTE E ENTREGA DE CORRESPONDÊNCIA AGRUPADA – MALOTE";
- Usuário da unidade remetente inclui o tipo de documento "GUIA DE REMESSA INTERNO", informando o destinatário da correspondência. Após a criação do documento o usuário deverá assinar eletronicamente o documento.
- Usuário da unidade remetente imprime oo documento "GUIA DE REMESSA INTERNO" e anexa no malote físico a ser enviado.
- Usuário da unidade remetente envia o processo (tramita) para a unidade destinatária da correspondência de malote.
- Usuário da unidade remetente despacha o malote para a unidade destinatária.
- Unidade destinatária recebe o malote físico.
- Usuário da unidade destinatária acessa o processo no SEI correspondente e inclui o tipo de documento "RECIBO DE ENTREGA". Após a criação do documento o usuário deverá assinar eletronicamente o documento.
- Usuário da unidade destinatária finaliza o processo no SEI.
Malote Externo
- Usuário da unidade remetente inicia o tipo de processo "SERVIÇOS DE COLETA, TRANSPORTE E ENTREGA DE CORRESPONDÊNCIA AGRUPADA – MALOTE";
- Usuário da unidade remetente inclui o tipo de documento "GUIA DE REMESSA EXTERNO". Após a criação do documento o usuário deverá assinar eletronicamente o documento.
- Usuário da unidade remetente imprimeo documento "GUIA DE MALOTE EXTERNO" e anexa no malote físico a ser enviado.
- Usuário da unidade remetente seleciona a opção "Sobrestar Processo". O termo sobrestar significa interromper o processo até o recebimento do comprovante de recebimento de malote pelo destinatário.
- Usuário da unidade remetente despacha o malote para a unidade externa destinatária.
- Unidade destinatário recebe o malote físico.
- Usuário da unidade destinatária envia o comprovante de recebimento de malote para a UFU.
- Usuário do protocolo ou da unidade remetente da UFU pesquisa o processo no SEI e inclui o recibo do malote. Usuário finaliza o processo no SEI.
Quais as orientações para digitalização?
A digitalização visa a facilitar a busca, o armazenamento e dar celeridade no processamento da documentação. Deve garantir o mínimo de qualidade entre o arquivo digital gerado e o documento original, levando em consideração suas características físicas, estado de conservação e finalidade de uso do arquivo digital.
Após a digitalização, o documento deve ser submetido ao OCR (Optical Character Recognition), tecnologia que permite converter tipos diferentes de documentos, como uma folha de texto impresso digitalizada, arquivos em PDF e imagens capturadas com câmera digital, em um documento com dados pesquisáveis e editáveis. Esse procedimento é necessário para a recuperação das informações.
Com o fim de permitir que documentos em formato PDF possam ter o conteúdo pesquisável ao serem inseridos no sistema e, também, para garantir melhor desempenho do SEI ao longo do tempo, é importante que o processo de digitalização siga certos parâmetros, como por exemplo:
a. Cor: monocromático;
b. Resolução: 300 dpi;
c. Opção de reconhecimento de texto (OCR): ativada.
Quais extensões são permitidas no SEI?
As seguintes extensões de arquivos são permitidas no SEI-UFU:
- html - Arquivos padrão web, utilizados, inclusive, pelo SEI.
- jpeg - Arquivo de imagem digital tradicionalmente utilizado em câmaras digitais.
- jpg - Arquivo de imagem digital tradicionalmente utilizado em câmaras digitais.
- ods - Arquivo de planilha eletrônica do tipo OpenDocument.
- pdf - Portable Document Format (Formato Portátil de Documento).
- png - Arquivo de imagem digital tradicionalmente utilizado em páginas web e que suporta transparência.
- txt - Arquivo de texto sem formatação.
Quais os tipos de processos que podem ser iniciados no SEI! UFU?
Administração Geral: Normas
Administração Geral: Ações Judiciais
Administração Geral: Acordos
Administração Geral: Agradecimentos. Convites. Felicitações. Pêsames
Administração Geral: Ajustes
Administração Geral: Apresentação. Recomendação
Administração Geral: Associações: Culturais, de Amigos e de Servidores
Administração Geral: Comunicados e Informes
Administração Geral: Concursos
Administração Geral: Congressos. Conferências. Seminários. Simpósios. Encontros. Convenções
Administração Geral: Contratos
Administração Geral: Convênios
Administração Geral: Estudos
Administração Geral: Feiras. Salões. Exposições. Mostras. Festas
Administração Geral: Pedidos, Oferecimentos e Informações Diversas
Administração Geral: Planejamento, Programação, Discursos, Palestras e Trabalhos Apresentados
Administração Geral: Planos
Administração Geral: Prêmios e Concursos Acadêmicos e Culturais
Administração Geral: Programas
Administração Geral: Projetos
Administração Geral: Projetos de Trabalho
Administração Geral: Protestos. Reivindicações. Sugestões. Denúncia
Administração Geral: Relatórios de Atividades
Administração Geral: Solenidades e Homenagens (Honoris Causa)
Administração Geral: Visitas e Visitantes
Assistência Estudantil: Seleção
Assistência Estudantil: Seleção (Moradia)
Assistência Estudantil: Admissão
Assistência Estudantil: Admissão (Alimentação)
Assistência Estudantil: Admissão (Apoio Pedagógico)
Assistência Estudantil: Admissão (Assistencia à saúde física e mental)
Assistência Estudantil: Admissão (Bolsa Auxílio)
Assistência Estudantil: Admissão (Creche)
Assistência Estudantil: Admissão (Cultura e Esporte)
Assistência Estudantil: Admissão (Inclusão sócio-educacional e digital)
Assistência Estudantil: Admissão (Moradia)
Assistência Estudantil: Admissão (Transporte)
Assistência Estudantil: Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais
Assistência Estudantil: Auxílio para Participação e Realização de Eventos
Assistência Estudantil: Avaliação
Assistência Estudantil: Avaliação (Alimentação)
Assistência Estudantil: Avaliação (Apoio Pedagógico)
Assistência Estudantil: Avaliação (Assistencia à saúde física e mental)
Assistência Estudantil: Avaliação (Bolsa Auxílio)
Assistência Estudantil: Avaliação (Creche)
Assistência Estudantil: Avaliação (Cultura e Esporte)
Assistência Estudantil: Avaliação (Inclusão sócio-educacional e digital)
Assistência Estudantil: Avaliação (Moradia)
Assistência Estudantil: Avaliação (Transporte)
Assistência Estudantil: Concessão de Material Didático
Assistência Estudantil: Divulgação (Alimentação)
Assistência Estudantil: Inscrição
Assistência Estudantil: Inscrição (Alimentação)
Assistência Estudantil: Inscrição (Apoio Pedagógico)
Assistência Estudantil: Inscrição (Assistencia à saúde física e mental)
Assistência Estudantil: Inscrição (Bolsa Auxílio)
Assistência Estudantil: Inscrição (Creche)
Assistência Estudantil: Inscrição (Cultura e Esporte)
Assistência Estudantil: Inscrição (Inclusão sócio-educacional e digital)
Assistência Estudantil: Inscrição (Moradia)
Assistência Estudantil: Inscrição (Transporte)
Assistência Estudantil: Isenção de Taxas Acadêmicas
Assistência Estudantil: Moradia – Edital de Seleção
Assistência Estudantil: Normatização
Assistência Estudantil: Publicação (Alimentação)
Assistência Estudantil: Publicação. Divulgação
Assistência Estudantil: Publicação/Divulgação (Apoio Pedagógico)
Assistência Estudantil: Publicação/Divulgação (Assistencia à saúde física e mental)
Assistência Estudantil: Publicação/Divulgação (Bolsa Auxílio)
Assistência Estudantil: Publicação/Divulgação (Creche)
Assistência Estudantil: Publicação/Divulgação (Cultura e Esporte)
Assistência Estudantil: Publicação/Divulgação (Inclusão sócio-educacional e digital)
Assistência Estudantil: Publicação/Divulgação (Transporte)
Assistência Estudantil: Regulamentação
Assistência Estudantil: Renovação
Assistência Estudantil: Renovação (Alimentação)
Assistência Estudantil: Renovação (Apoio Pedagógico)
Assistência Estudantil: Renovação (Assistencia à saúde física e mental)
Assistência Estudantil: Renovação (Bolsa Auxílio)
Assistência Estudantil: Renovação (Creche)
Assistência Estudantil: Renovação (Cultura e Esporte)
Assistência Estudantil: Renovação (Inclusão sócio-educacional e digital)
Assistência Estudantil: Renovação (Moradia)
Assistência Estudantil: Renovação (Transporte)
Assistência Estudantil: Seleção (Alimentação)
Assistência Estudantil: Seleção (Apoio Pedagógico)
Assistência Estudantil: Seleção (Assistencia à saúde física e mental)
Assistência Estudantil: Seleção (Bolsa Auxílio)
Assistência Estudantil: Seleção (Creche)
Assistência Estudantil: Seleção (Cultura e Esporte)
Assistência Estudantil: Seleção (Inclusão sócio-educacional e digital)
Assistência Estudantil: Seleção (Transporte)
Bolsas de Extensão: Avaliação
Bolsas de Extensão: Frequência de Bolsistas
Bolsas de Extensão: Processo de Seleção
Bolsas de Extensão: Resultados
Comunicações: Contas Telefônicas
Comunicações: Instalação, Manutenção e Reparo de Serviços de Rádio
Comunicações: Instalação, Manutenção e Reparo de Telex
Comunicações: Instalação, Transferência, Manutenção e Reparo de Telefonia
Comunicações: Listas Telefônicas Internas
Comunicações: Mala Oficial
Comunicações: Normas, Regulamentações, Diretrizes, Procedimentos, Estudos e/ou Decisões Gerais
Comunicações: Outros Serviços Postais
Comunicações: Serviço de Rádio
Comunicações: Serviço de Telex
Comunicações: Serviço Telefônico (Inclusive Autorização para Ligações Interurbanas) . Fac-Símile
Comunicações: Serviços de Coleta, Transporte e Entrega de Correspondência Agrupada – Malote
Comunicações: Serviços de Entrega Expressa Internacional
Comunicações: Serviços de Entrega Expressa Nacional
Comunicações: Serviços de Transmissão de Dados, Voz e Imagem
Cursos de Extensão: Avaliação
Cursos de Extensão: Divulgação
Cursos de Extensão: Emissão de Certificado
Cursos de Extensão: Frequência
Cursos de Extensão: Inscrição
Cursos de Extensão: Proposição
Cursos de Extensão: Resultados
Difusão e Divulgação da Produção Acadêmica: Avaliação
Difusão e Divulgação da Produção Acadêmica: Proposição
Difusão e Divulgação da Produção Acadêmica: Resultados
Documentação e Informação: Análise. Avaliação. Seleção
Documentação e Informação: Armazenamento. Depósitos
Documentação e Informação: Assistência Técnica Arquivística
Documentação e Informação: Assistência Técnica Informática
Documentação e Informação: Catalogação, Classificação e Indexação de Documentação Bibliográfica
Documentação e Informação: Classificação e Arquivamento
Documentação e Informação: Código de Classificação de Documentos
Documentação e Informação: Consultas e Empréstimos de Documentação Arquivística
Documentação e Informação: Desinfestação e Higienização de Documentos
Documentação e Informação: Destinação de Documentos - Transferência. Recolhimento.
Documentação e Informação: Diagnóstico
Documentação e Informação: Distribuição. Promoção. Divulgação
Documentação e Informação: Doação de Documentação Bibliográfica
Documentação e Informação: Editoração. Programação Visual
Documentação e Informação: Eliminação - Termos. Listagens. Editais de Ciência de Eliminação
Documentação e Informação: Manuais do Usuário (Exemplares Únicos)
Documentação e Informação: Manuais Técnicos de Informática (Exemplares Únicos)
Documentação e Informação: Normas e Manuais
Documentação e Informação: Normas e Manuais de Documentação Arquivística
Documentação e Informação: Permuta de Documentação Bibliográfica
Documentação e Informação: Planos e Projetos
Documentação e Informação: Política de Acesso Aos Documentos
Documentação e Informação: Produção de Documentos. Levantamento. Fluxo
Documentação e Informação: Programas. Sistemas. Redes (Inclusive Licença e Registro de Uso e Compra)
Documentação e Informação: Protocolo: Recepção, Tramitação e Expedição de Documentos
Documentação e Informação: Publicação de Matérias em Outros Periódicos
Documentação e Informação: Publicação de Matérias no Diário Oficial
Documentação e Informação: Publicação de Matérias nos Boletins Adm., de Pessoal e de Serviço
Documentação e Informação: Referência e Circulação de Documentação Bibliográfica
Documentação e Informação: Registro de Documentação Bibliográfica
Documentação e Informação: Reprodução de Documentos Estudos, Projetos e Normas
Documentação e Informação: Restauração de Documentos (Inclusive Encadernação)
Documentação e Informação: Tabela de Temporalidade
Documentação e Informação: Transferência. Recolhimento
Educação Básica e Profissional: Normatização
Educação Básica e Profissional: Regulamentação
Educação Infantil: Assentamento Individual do Aluno (Dossiê do Aluno)
Educação Infantil: Autorização para Funcionamento
Educação Infantil: Edital (Ingresso)
Educação Infantil: Formatura
Educação Infantil: Mandado Judicial (Ingresso)
Educação Infantil: Matrícula
Educação Infantil: Planejamento da atividade escolar
Educação Infantil: Planejamento de atividades pedagogicas
Educação Infantil: Projeto Pedagogico
Educação Infantil: Resultado Final (Ingresso)
Educação Infantil: Reunião de professores
Educação Infantil: Seleção (Ingresso)
Ensino Fundamental: Assentamento Individual do Aluno (Dossiê do Aluno)
Ensino Fundamental: Autorização para funcionamento
Ensino Fundamental: Avaliação de Aluno - Recursos e Segunda Chamada (Provas. Exames. Trabalhos)
Ensino Fundamental: Cancelamento de matricula. Desistência ou Jubilação
Ensino Fundamental: Conselho de Classe
Ensino Fundamental: Controle de aplicação de provas (Seleção para Ingresso)
Ensino Fundamental: Correção de provas (Seleção para Ingresso)
Ensino Fundamental: Emissão de certificado
Ensino Fundamental: Formatura
Ensino Fundamental: Historico Escolar
Ensino Fundamental: Inscrições (Seleção para Ingresso)
Ensino Fundamental: Mandado Judicial (Ingresso)
Ensino Fundamental: Matricula (Ingresso)
Ensino Fundamental: Planejamento da atividade escolar
Ensino Fundamental: Planejamento e Orientações (Seleção para Ingresso)
Ensino Fundamental: Programas didaticos (Disciplinas)
Ensino Fundamental: Projeto pedagogico
Ensino Fundamental: Recursos (Seleção para Ingresso)
Ensino Fundamental: Reformulação curricular
Ensino Fundamental: Regime de exercicio domiciliar
Ensino Fundamental: Regime Disciplinar - Penalidades (Advertência ou Repreensão, Suspensão)
Ensino Fundamental: Registro de Conteúdo Programático Ministrado
Ensino Fundamental: Rendimento e Frequência
Ensino Fundamental: Resultados (Seleção para Ingresso)
Ensino Fundamental: Transferência (Ingresso)
Ensino Superior: Normatização
Ensino Superior: Regulamentação
Ensino Técnico: Aproveitamento de estudos
Ensino Técnico: Assentamentos individuais dos alunos (Dossies dos Alunos)
Ensino Técnico: Autorização para funcionamento
Ensino Técnico: Avaliação de Aluno (Provas. Exames. Trabalhos. Relatorios de Estágios)
Ensino Técnico: Cancelamento de matricula. Desistência ou Jubilação
Ensino Técnico: Colação de Grau
Ensino Técnico: Conselho de Classe
Ensino Técnico: Controle de aplicação de provas (Seleção para Ingresso)
Ensino Técnico: Correção de provas (Seleção para Ingresso)
Ensino Técnico: Criação e reconhecimento de cursos
Ensino Técnico: Disciplinas - Programas Didáticos
Ensino Técnico: Dispensa de disciplinas
Ensino Técnico: Estágios não Obrigatorios
Ensino Técnico: Estagios Obrigatorios
Ensino Técnico: Estrutura do Currículo (Grade ou Matriz Curricular)
Ensino Técnico: Expedição (Emissão de Diploma)
Ensino Técnico: Formatura
Ensino Técnico: Historico Escolar
Ensino Técnico: Inscrições (Seleção para Ingresso)
Ensino Técnico: Isenção de disciplinas
Ensino Técnico: Mandado Judicial (Ingresso)
Ensino Técnico: Matricula (Ingresso)
Ensino Técnico: Monitorias
Ensino Técnico: Ofertas de Disciplina
Ensino Técnico: Planejamento da atividade escolar
Ensino Técnico: Planejamento e Orientações (Seleção para Ingresso)
Ensino Técnico: Programas de iniciação tecnológica
Ensino Técnico: Projeto Pedagogico
Ensino Técnico: Recursos (Seleção para Ingresso)
Ensino Técnico: Reformulação Curricular
Ensino Técnico: Regime de exercicio domiciliar
Ensino Técnico: Regime disciplinar dos alunos - Advertência ou Repreensão, Suspensão e Expulsão
Ensino Técnico: Registro (Emissão de Diploma)
Ensino Técnico: Registro de Conteúdo Programático Ministrado
Ensino Técnico: Reintegração (Ingresso)
Ensino Técnico: Rendimento e Frequência
Ensino Técnico: Resultados (Seleção para Ingresso)
Ensino Técnico: Termo ou ata Colação de Grau
Ensino Técnico: Trancamento
Ensino Técnico: Transferência Ex Oficio (Ingresso)
Ensino Técnico: Transferência Voluntária ou Facultativa (Ingresso)
Ensino Técnico: Verificação de autenticidade (Emissão de Diploma)
Ética em Pesquisa: Comissão de Ética - Pesquisa em Animais
Ética em Pesquisa: Comissão Interna de Biossegurança
Ética em Pesquisa: Comitê de Ética - Pesquisa em Seres Humanos
Ética em Pesquisa: Registro da Pesquisa - Pesquisa em Animais
Ética em Pesquisa: Registro da Pesquisa - Pesquisa em Seres Humanos
Ética em Pesquisa: Registro da Pesquisa em Biossegurança
Eventos de Extensão: Avaliação
Eventos de Extensão: Divulgação
Eventos de Extensão: Emissão de Certificado
Eventos de Extensão: Frequência
Eventos de Extensão: Inscrição
Eventos de Extensão: Proposição
Eventos de Extensão: Resultados
Extensão: Normatização
Extensão: Regulamentação
Graduação: Abandono de Curso
Graduação: Aceite de Bolsista e Orientador
Graduação: Aceite de Monitor e Orientador
Graduação: Aceite de Orientador e Co-Orientador
Graduação: Admissão de Graduado
Graduação: Agenda Acadêmica (Inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Apostila de Diploma
Graduação: Assentamentos Individuais dos Alunos (Dossiês dos Alunos)
Graduação: Atividades Complementares (Inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Autorização de Curso (Inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Avaliação de Aluno - Recursos e Segunda Chamada
Graduação: Bancas Examinadoras - Indicação e Atuação
Graduação: Calendário Acadêmico (Inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Colação de Grau
Graduação: Controle de Aplicação de Provas - Processo de Seleção (Vestibular)
Graduação: Correção de Provas - Processo de Seleção (Vestibular)
Graduação: Criação de Cursos (Inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Desativação de Cursos (Inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Disciplinas - Programas Didáticos (Inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Dispensa e Aproveitamento de Disciplinas
Graduação: Distinção Acadêmica e Mérito
Graduação: Estagiários e Bolsistas
Graduação: Estágios não Obrigatórios
Graduação: Estágios Obrigatórios. Oferta de Disciplinas (Inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Estrutura do Currículo (Grade ou Matriz Curricular inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)
Graduação: Exclusão de Aluno
Graduação: Expedição de Diploma
Graduação: Extinção de Cursos (Inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Formatura (Termo e Ata de Colação de Grau)
Graduação: Frequência de Monitores
Graduação: Guia do Calouro
Graduação: Guia do Estudante
Graduação: Histórico Escolar
Graduação: Indicação de Bolsista e Orientador
Graduação: Indicação de Monitor e Orientador
Graduação: Indicação de Orientador e Coorientador
Graduação: Inscrições - Processo de Seleção (Vestibular)
Graduação: Integralização Curricular
Graduação: Manual do Estudante
Graduação: Matrícula - Aluno Convênio
Graduação: Matrícula - Aluno Especial
Graduação: Matrícula - Mandado Judicial
Graduação: Matrícula - Registro Acadêmico
Graduação: Matrícula - Reingresso de Aluno Excluído
Graduação: Matrícula em Disciplinas
Graduação: Matrícula Semestral em Disciplinas
Graduação: Mobilidade Acadêmica Internacional
Graduação: Mobilidade Acadêmica Nacional
Graduação: Monitorias
Graduação: Monitorias - Processo de Seleção
Graduação: Monitorias -Avaliação
Graduação: Mudança de Curso - Transferência Interna
Graduação: Obtenção de Novo Título
Graduação: Orientações de Seleção (Vestibular - Inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Outras Formas de Ingresso - Aluno Convênio Rede Pública
Graduação: Outras formas de Ingresso - Aluno Especial
Graduação: Outras formas de Ingresso - Aluno Visitante
Graduação: Outras formas de Ingresso - Continuidade de Estudos
Graduação: Outras formas de Ingresso - Mandado Judicial
Graduação: Outras formas de Ingresso - Matrícula de Cortesia
Graduação: Outras Formas de Ingresso - Readmissão
Graduação: Outras formas de Ingresso - Refugiados Políticos
Graduação: Outras Formas de Ingresso - Reintegração/Revinculação
Graduação: Penalidades e Regime Disciplinar dos Alunos
Graduação: Planejamento de Seleção (Vestibular - Inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Programa de Iniciação à Docência - Processo de Seleção
Graduação: Programas de Iniciação à Docência
Graduação: Projeto Pedagógico dos Cursos (Inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Prorrogação de prazo para Conclusão do Curso
Graduação: Prorrogação de prazo para Entrega e Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso
Graduação: Quebra de Requisitos e Recurso de Inscrição em Disciplina
Graduação: Reconhecimento de Curso (Inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Reconhecimento de Diploma
Graduação: Recurso Contra Exclusão (Inclusive Prorrogação de Prazo)
Graduação: Recursos Processo Seletivo - Processo de Seleção (Vestibular)
Graduação: Recusa de Matrícula
Graduação: Reformulação Curricular (Inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Regime Domiciliar Aluna Gestante
Graduação: Regime Domiciliar Aluno Portador de Afecções
Graduação: Regime Domiciliar Aluno Portador de Infecções
Graduação: Regime Domiciliar Aluno Portador de Traumatismo
Graduação: Registro de Conteúdo Programático
Graduação: Registro de Diploma
Graduação: Registro de Notas e Frequência
Graduação: Reingresso de Graduado / Portador de Diploma / Obtenção de Novo Título
Graduação: Renovação de Reconhecimento de Curso (Inclusive na modalidade a distância)
Graduação: Reopção de Curso
Graduação: Resultados - Processo de Seleção (Vestibular)
Graduação: Revalidação de Diploma
Graduação: Substituição de Bolsista e Orientador
Graduação: Substituição de Monitor e Orientador
Graduação: Substituição de Orientador e Co-Orientador
Graduação: Trabalho de Conclusão de Curso
Graduação: Trancamento de Disciplina
Graduação: Trancamento de Matrícula
Graduação: Trancamento de Matrícula Parcial
Graduação: Transferência Ex Oficio
Graduação: Transferência Voluntária ou Facultativa
Graduação: Verificação de Autenticidade de Diplomas
Graduação:Transferência Interna
Iniciação Científica: Avaliação de Bolsistas
Iniciação Científica: Cadastramento de Bolsistas
Iniciação Científica: Frequência de Bolsistas
Iniciação Científica: Processo de Seleção
Lato Sensu: Abandono de Curso
Lato Sensu: Aceite de Monitor e Orientador
Lato Sensu: Aceite de Orientador e Co-Orientador
Lato Sensu: Aproveitamento de Estudos
Lato Sensu: Assentamentos Individuais dos Alunos (Dossiês dos Alunos)
Lato Sensu: Bancas Examinadoras - Indicação e Atuação
Lato Sensu: Controle de Aplicação de Provas (Processo de Seleção)
Lato Sensu: Correção de Provas (Processo de Seleção)
Lato Sensu: Criação de Cursos
Lato Sensu: Disciplinas - Programas Didáticos
Lato Sensu: Dispensa de Disciplinas
Lato Sensu: Estágios não Obrigatórios
Lato Sensu: Estrutura do Currículo (Grade ou Matriz Curricular)
Lato Sensu: Expedição
Lato Sensu: Extinção de Cursos
Lato Sensu: Frequência de Monitores e Estagiários
Lato Sensu: Histórico Escolar
Lato Sensu: Indicação de Monitor e Orientador
Lato Sensu: Indicação de Orientador e Co-orientador
Lato Sensu: Inscrição em Disciplinas
Lato Sensu: Inscrições Pós-Graduação (Processo de Seleção)
Lato Sensu: Integralização Curricular
Lato Sensu: Isenção de Disciplinas
Lato Sensu: Jubilação
Lato Sensu: Matrícula
Lato Sensu: Matrícula em Disciplina
Lato Sensu: Matrícula Parcial
Lato Sensu: Monitorias - Avaliação
Lato Sensu: Monitorias - Processo de Seleção
Lato Sensu: Oferta de Disciplinas
Lato Sensu: Planejamento - Orientações (Processo de Seleção)
Lato Sensu: Planejamento da Atividade Acadêmica
Lato Sensu: Projeto Pedagógico dos Cursos
Lato Sensu: Prorrogação de Prazo para Entrega e Apresentação de Trabalho Final de Curso
Lato Sensu: Provas
Lato Sensu: Reconhecimento de Certificado
Lato Sensu: Recursos (Processo de Seleção)
Lato Sensu: Recusa de Matrícula
Lato Sensu: Reformulação Curricular
Lato Sensu: Regime de Exercício Domiciliar
Lato Sensu: Regime Disciplinar dos Alunos - Penalidades (Advertência ou Repreensão, Suspensão e Expu
Lato Sensu: Registro - Matrícula
Lato Sensu: Registro de Certificado
Lato Sensu: Registro de Conteúdo Programático Ministrado
Lato Sensu: Rendimento e Frequência
Lato Sensu: Resultados (Processo de Seleção)
Lato Sensu: Substituição de Orientador e Co-Orientador
Lato Sensu: Trabalho de Conclusão de Curso
Lato Sensu: Trabalhos
Lato Sensu: Trancamento - Matrícula Total
Lato Sensu: Trancamento - Total de Curso
Lato Sensu: Trancamento de Disciplina
Lato Sensu: Verificação de Autenticidade
Latu Sensu: Substituição de Monitor e Orientador
Material: Alienação por Cessão
Material: Alienação por Doação
Material: Alienação por Venda ou Leilão
Material: Aquisição por Aluguel. Comodato. Leasing de Material Permanente
Material: Aquisição por Compra de Material de Consumo (Inclusive Licitação)
Material: Aquisição por Compra de Material Permanente (Inclusive Licitação)
Material: Aquisição por Doação ou Permuta de Material Permanente
Material: Aquisição por Empréstimo ou Cessão de Material Permanente
Material: Autorização de Saída de Material
Material: Cadastro de Fornecedores (Sicaf)
Material: Cessão. Doação. Permuta de Material de Consumo
Material: Compra de Documentação Bibliográfica ou Assinatura de Periódicos
Material: Confecção de Impressos
Material: Contratação de Serviços de Instalação e Manutenção (Inclusive Licitações)
Material: Controle de Estoque (Inclusive Requisição, Distribuição e RMA)
Material: Especificação. Padronização. Codificação. Previsão. Catálogo. Identificação. Classificação
Material: Extravio. Roubo. Desaparecimento de Material
Material: Inventário de Documentação Bibliográfica
Material: Inventário de Material de Consumo
Material: Inventário de Material Permanente
Material: Normas, Regulamentações, Diretrizes, Procedimentos, Estudos e/ou Decisões de Caráter Geral
Material: Permuta de Material
Material: Processo Administrativo de Sanções a Fornecedores
Material: Recolhimento de Material ao Depósito
Material: Requisição e Controle de Serviços Reprográficos
Material: Serviços Executados em Oficinas do Órgão
Material: Termos de Responsabilidade (Inclusive RMB ou RMBM)
Material: Transporte de Material
Orçamento e Finanças - Normas, Regulamentos, Diretrizes, Procedimentos, Estudos e/ou Decisões Gerais
Orçamento e Finanças: Acompanhamento de Despesa Mensal (Pessoal/Dívida)
Orçamento e Finanças: Água, Luz, Telefone
Orçamento e Finanças: Ajuda de Custo
Orçamento e Finanças: Auditoria
Orçamento e Finanças: Balanço e Balancetes
Orçamento e Finanças: Conta Única (Inclusive Assinaturas Autorizadas e Extratos de Contas)
Orçamento e Finanças: Crédito Especial
Orçamento e Finanças: Crédito Extraordinário
Orçamento e Finanças: Crédito Suplementar
Orçamento e Finanças: Créditos Adicionais
Orçamento e Finanças: Descentralização de Recursos (Distribuição Orçamentária)
Orçamento e Finanças: Diárias, Passagens
Orçamento e Finanças: Estímulos Financeiros e Creditícios
Orçamento e Finanças: Fundos Especiais
Orçamento e Finanças: Outras Contas: Tipo B, C e D (Inclusive Assinaturas Autorizadas e Extratos)
Orçamento e Finanças: Pagamento a Pessoa Física
Orçamento e Finanças: Pagamento a Pessoa Jurídica
Orçamento e Finanças: Pagamento de Bolsas
Orçamento e Finanças: Pagamentos em Moeda Estrangeira
Orçamento e Finanças: Plano Operativo. Cronograma de Desembolso
Orçamento e Finanças: Prestação de Contas
Orçamento e Finanças: Previsão Orçamentária (Empenho Estimativo)
Orçamento e Finanças: Programação Financeira de Desembolso
Orçamento e Finanças: Proposta Orçamentária
Orçamento e Finanças: Quadro de Detalhamento de Despesa (QDD)
Orçamento e Finanças: Receita
Orçamento e Finanças: Reembolso de Aluno
Orçamento e Finanças: Reembolso de Servidor
Orçamento e Finanças: Ressarcimentos
Orçamento e Finanças: Suprimento de Fundos - Concessão e Prestação de Contas
Orçamento e Finanças: Tributos (Impostos e Taxas)
Organização e Funcionamento: Audiências
Organização e Funcionamento: Campanhas Institucionais
Organização e Funcionamento: Comissões. Conselhos - Atos de Criação, Atas e Relatórios
Organização e Funcionamento: Comissões. Conselhos. Grupos de Trabalho. Juntas. Comitês
Organização e Funcionamento: Credenciamento de Jornalistas
Organização e Funcionamento: Despachos
Organização e Funcionamento: Diretrizes
Organização e Funcionamento: Divulgação Interna
Organização e Funcionamento: Editoriais
Organização e Funcionamento: Entrevistas
Organização e Funcionamento: Estatutos
Organização e Funcionamento: Estruturas
Organização e Funcionamento: Estudos e/ou Decisões de Caráter Geral
Organização e Funcionamento: Informações sobre o Órgão
Organização e Funcionamento: Normas
Organização e Funcionamento: Noticiários
Organização e Funcionamento: Organogramas
Organização e Funcionamento: Procedimentos
Organização e Funcionamento: Publicidade
Organização e Funcionamento: Regimentos
Organização e Funcionamento: Registro nos Órgãos Competentes
Organização e Funcionamento: Regulamentações
Organização e Funcionamento: Regulamentos
Organização e Funcionamento: Relações com a Imprensa
Organização e Funcionamento: Reportagens
Organização e Funcionamento: Reuniões
Patrimônio: Tombamento
Patrimônio: Abastecimento. Limpeza. Manutenção. Reparo
Patrimônio: Acidentes. Infrações. Multas
Patrimônio: Água e Esgoto
Patrimônio: Alienação de Veículos por Cessão
Patrimônio: Alienação de Veículos por Doação
Patrimônio: Alienação de Imóvel por Cessão
Patrimônio: Alienação de Imóvel por Doação
Patrimônio: Alienação de Imóvel por Permuta
Patrimônio: Alienação de Imóvel por Venda
Patrimônio: Alienação de Veículos por Venda e Leilão
Patrimônio: Aluguel de Veículos
Patrimônio: Aquisição de Veículo por Doação
Patrimônio: Aquisição de Veículos por Compra (Inclusive Licitação)
Patrimônio: Aquisição de Imóvel por Cessão
Patrimônio: Aquisição de Imóvel por Doação
Patrimônio: Aquisição de Imóvel por Compra
Patrimônio: Aquisição de Imóvel por Locação, Arrendamento ou Comodato
Patrimônio: Aquisição de Imóvel por Permuta
Patrimônio: Aquisição de Veículo por Cessão
Patrimônio: Aquisição de Veículos por Permuta
Patrimônio: Autorização para Dirigir Veículo Oficial
Patrimônio: Bens Imóveis - Escrituras
Patrimônio: Bens Imóveis - Projetos e Plantas
Patrimônio: Cadastro. Licenciamento. Emplacamento. Tombamento
Patrimônio: Com. Inter. de Conser. de Ener. (Cice): Criação, Designação, Atas e Propostas
Patrimônio: Comissão Interna de Conservação de Energia (Cice)
Patrimônio: Condomínio
Patrimônio: Construção de Brigadas de Incêndio, Planos, Projetos e Relatórios
Patrimônio: Controle de Portaria
Patrimônio: Controle de Uso de Veículos
Patrimônio: Desapropriação. Reintegração de Posse
Patrimônio: Estacionamento. Garagem
Patrimônio: Execução da Garantia do Contrato
Patrimônio: Gás
Patrimônio: Guarda e Segurança
Patrimônio: Inventário (Inclusive RMBI)
Patrimônio: Limpeza e Desinfestação (Inclusive Licitação)
Patrimônio: Luz e Força
Patrimônio: Manutenção de Ar-Condicionado (Inclusive Licitação)
Patrimônio: Manutenção de Elevadores (Inclusive Licitação)
Patrimônio: Manutenção de Subestações e Geradores (Inclusive Licitação)
Patrimônio: Mudança Dentro do Mesmo Imóvel
Patrimônio: Mudança para Outros Imóveis
Patrimônio: Normas, Regulamentos, Diretrizes, Procedimentos, Estudos e/ou Decisões de Caráter Geral
Patrimônio: Obras de Construção de Imóveis (Inclusive Licitação)
Patrimônio: Obras de Reforma e Recuperação de Imóveis (Incluvise Licitação)
Patrimônio: Prevenção de Incêndio - Treinamentos, Inspeções, Instalação e Manutenção de Extintores
Patrimônio: Registro de Ocorrências
Patrimônio: Requisição de Veículo
Patrimônio: Seguros (Inclusive de Veículos)
Patrimônio: Serviços de Jardinagem (Inclusive Licitação)
Patrimônio: Serviços de Manutenção de Chaveiro
Patrimônio: Serviços de Vigilância (Inclusive Licitação)
Patrimônio: Sinistro
Patrimônio: Uso de Dependências
Pesquisa: Normatização
Pesquisa: Processo de Seleção de Programa de Incubadoras de Empresas
Pesquisa: Registro de Propriedade Intelectual - Patente
Pesquisa: Regulamentação
Pessoal: Abono de Faltas
Pessoal: Abono de Permanência em Serviço
Pessoal: Abono ou Provento Provisório
Pessoal: Aceleração da Promoção
Pessoal: Acidentes de Trabalho
Pessoal: Ações Trabalhistas. Reclamações Trabalhistas
Pessoal: Adiantamentos e Empréstimos a Servidores
Pessoal: Adicional de Atividades Penosas
Pessoal: Adicional de Férias (1/3 e Abono Pecuniário)
Pessoal: Adicional de Insalubridade
Pessoal: Adicional de Periculosidade
Pessoal: Adicional de Serviços Extraordinários (Horas Extras)
Pessoal: Adicional Noturno
Pessoal: Adicional por Tempo de Serviço (Anuênios, Biênios e Quinquênios)
Pessoal: Admissão
Pessoal: Afastamento Integral para Pós Graduação
Pessoal: Afastamento para Depor
Pessoal: Afastamento para Exercer Mandato Eletivo
Pessoal: Afastamento para Serviço Eleitoral (TRE)
Pessoal: Afastamento para Servir como Jurado
Pessoal: Afastamento Parcial para Pós Graduação
Pessoal: Ajuda de Custo no Brasil
Pessoal: Alteração da Denominação da Classe
Pessoal: Alteração do local de exercício
Pessoal: Aperfeiçoamento e Treinamento no Exterior
Pessoal: Aposentadoria
Pessoal: Aproveitamento
Pessoal: Aquisição de Imóveis
Pessoal: Assentamentos Individuais. Alteração de Conta Bancária
Pessoal: Assentamentos Individuais. Atualização Cadastral
Pessoal: Assentamentos Individuais. Cadastro
Pessoal: Assentamentos Individuais. Cadastro de Dependentes
Pessoal: Assentamentos Individuais. Faltas e Atrasos
Pessoal: Assistência à Saúde (Inclusive Planos de Saúde)
Pessoal: Assistência à Saúde. Planos de Saúde - Comprovantes de Pagamento
Pessoal: Autorização de Afastamento do País
Pessoal: Autorização de Afastamento no País
Pessoal: Autorização de Horas Extras
Pessoal: Auxílio Acidente
Pessoal: Auxílio Alimentação/Refeição
Pessoal: Auxílio Assistência Pré-Escolar/Creche
Pessoal: Auxílio Doença
Pessoal: Auxílio Fardamento/Uniforme
Pessoal: Auxílio Funeral
Pessoal: Auxílio Moradia
Pessoal: Auxílio Natalidade
Pessoal: Auxílio Reclusão
Pessoal: Auxílio Transporte
Pessoal: Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório
Pessoal: Avaliação de Desempenho Individual
Pessoal: Boletins Administrativos
Pessoal: Boletins de Pessoal
Pessoal: Boletins de Serviço
Pessoal: Cadastro - Acesso Para Usuário Externo
Pessoal: Cessão
Pessoal: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
Pessoal: Concessão de Horário Especial para Pessoa com Deficiência
Pessoal: Concessão de Horário Especial para Servidor Estudante
Pessoal: Concessão em Caso de Falecimento de Familiares (Nojo)
Pessoal: Concessão para Alistamento Eleitoral
Pessoal: Concessão para Casamento (Gala)
Pessoal: Concessão para Doação de Sangue
Pessoal: Concursos Públicos -Bancas, Editais, Exemplares de Provas, Gabaritos, Resultados e Recursos
Pessoal: Consignações
Pessoal: Contagem e Averbação de Tempo de Serviço
Pessoal: Contratação
Pessoal: Contribuição para o Plano de Seguridade Social (Inclusive Contribuições Anteriores)
Pessoal: Contribuição Sindical do Empregador
Pessoal: Controle de Frequência
Pessoal: Criação, Designação, Propostas, Relatórios e Atas da Comissão Int. de Prev. de Acid. (CIPA)
Pessoal: Criação. Classificação. Transformação. Transposição e Remuneração de Cargos e Funções
Pessoal: Cursos Promovidos pela Instituição
Pessoal: Cursos Promovidos por Outras Instituições no Brasil
Pessoal: Delegação de Competência
Pessoal: Demissão
Pessoal: Desconto de Contribuição Sindical do Servidor
Pessoal: Designação de Chefia
Pessoal: Diárias de Viagens no Brasil
Pessoal: Diárias e Passagens de Viagens no Exterior
Pessoal: Dispensa
Pessoal: Disponibilidade
Pessoal: Eleição de Cargo de Direção
Pessoal: Enquadramento e Equiparação Funcional
Pessoal: Estágios Promovidos pela Instituição
Pessoal: Estágios Promovidos por Outras Instituições no Brasil
Pessoal: Estágios Promovidos por Outras Instituições no Exterior
Pessoal: Estudos e Previsão de Pessoal
Pessoal: Exoneração
Pessoal: Falecimento
Pessoal: Férias
Pessoal: Folhas de Pagamento
Pessoal: Folhas de Ponto
Pessoal: Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
Pessoal: Gratificação de Cargo em Comissão
Pessoal: Gratificação de Função
Pessoal: Gratificação Natalina (Décimo Terceiro Salário)
Pessoal: Gratificação por Encargo - Curso/Concurso
Pessoal: Greves e Paralisações
Pessoal: Higiene e Segurança do Trabalho
Pessoal: Horário de Expediente (Inclusive Escala de Plantão)
Pessoal: Identificação Funcional (Carteira, Cartão, Crachá, Credencial e Passaporte Diplomático)
Pessoal: Imposto de Renda
Pessoal: Incentivo à Qualificação
Pessoal: Inscrição e Curriculum Vitae
Pessoal: Inspeções Periódicas de Saúde
Pessoal: Isenção do Imposto de Renda Retido Na Fonte (IRRF)
Pessoal: Isenção do Plano de Seguridade Social
Pessoal: Jetons
Pessoal: Jornada de Trabalho
Pessoal: Juízo de Admissibilidade
Pessoal: Lei dos 2/3
Pessoal: Licença Acidente em Serviço
Pessoal: Licença Adotante
Pessoal: Licença Atividade Política
Pessoal: Licença Acompanhamento de Cônjuge/Companheiro
Pessoal: Licença Desempenho de Mandato Classista
Pessoal: Licença Doença em Pessoa da Família
Pessoal: Licença Gestante
Pessoal: Licença para Capacitação
Pessoal: Licença para Serviço Militar
Pessoal: Licença Paternidade
Pessoal: Licença Prêmio por Assiduidade
Pessoal: Licença Tratamento de Interesses Particulares
Pessoal: Licença Tratamento de Saúde (Perícia Médica)
Pessoal: Livros de Frequência
Pessoal: Lotação
Pessoal: Nomeação
Pessoal: Normas
Pessoal: Obrigações Trabalhistas e Estatutárias
Pessoal: Ocupação de Próprios da União
Pessoal: Outras Gratificações
Pessoal: Outros Adicionais
Pessoal: Outros Descontos
Pessoal: Outros Reembolsos
Pessoal: Outros Salários, Vencimentos, Proventos e Remunerações
Pessoal: Passagens de Viagens no Brasil
Pessoal: Penalidades Disciplinares
Pessoal: Pensão Provisória e Temporária
Pessoal: Pensão Vitalícia
Pessoal: Pensões Alimentícias
Pessoal: Permuta
Pessoal: Prestação de Serviço de Colaboradores e Autônomos (Inclusive Licitações)
Pessoal: Prestações de Contas e Relatórios de Viagens no Brasil
Pessoal: Prestações de Contas e Relatórios de Viagens no Exterior
Pessoal: Prevenção de Acidentes no Trabalho
Pessoal: Previdência Privada
Pessoal: Processo Eleitoral
Pessoal: Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
Pessoal: Programa de Integração Social (PIS)
Pessoal: Progressão Docente
Pessoal: Progressão por Capacitação
Pessoal: Progressão por Mérito Profissional
Pessoal: Promoção Docente
Pessoal: Prontuário Médico do Servidor
Pessoal: Provas e Títulos, Testes Psicotécnicos e Exames Médicos
Pessoal: Rais
Pessoal: Readaptação
Pessoal: Readmissão
Pessoal: Reajuste e Reposição Salarial
Pessoal: Recisão Contratual
Pessoal: Recondução
Pessoal: Redistribuição
Pessoal: Reembolso de Despesas com Locomoção
Pessoal: Reembolso de Despesas com Mudança de Domicílio de Servidores
Pessoal: Reestruturações e Alterações Salariais
Pessoal: Refeitórios, Cantinas e Copas (Fornecimento de Refeições)
Pessoal: Reintegração
Pessoal: Relações com Órgãos Normatizadores da Administração Pública
Pessoal: Relações com os Conselhos Profissionais
Pessoal: Remoção
Pessoal: Requisição
Pessoal: Restituição ao Erário
Pessoal: Retribuição por Titulação
Pessoal: Reversão
Pessoal: Salário Maternidade
Pessoal: Salário-Família
Pessoal: Salários. Vencimentos. Proventos e Remunerações
Pessoal: Seguros
Pessoal: Servidor Emérito
Pessoal: Sindicância. Processo Disciplinar
Pessoal: Sindicatos. Acordos. Dissídios
Pessoal: Substituição
Pessoal: Suspensão de Contrato de Trabalho (CLT)
Pessoal: Tempo de Serviço (Anuênios, Biênios e Qüinqüênios)
Pessoal: Transferência
Pessoal: Transportes para Servidores
Pessoal: Vacância por posse em outro cargo inacumulável
Pessoal: Viagens ao Exterior com Ônus para a Instituição
Pessoal: Viagens ao Exterior sem Ônus para a Instituição
Programas de Extensão: Avaliação
Programas de Extensão: Proposição
Programas de Extensão: Resultados
Programas de Pesquisa: Avaliação
Programas de Pesquisa: Proposição
Programas de Pesquisa: Resultados
Projetos de Extensão: Avaliação
Projetos de Extensão: Proposição
Projetos de Extensão: Resultados
Projetos de Pesquisa: Avaliação
Projetos de Pesquisa: Proposição
Projetos de Pesquisa: Resultados
Stricto Sensu: Abandono de Curso
Stricto Sensu: Aceite de Monitor e Orientador de Monitoria e Estágio não obrigatório
Stricto Sensu: Aceite de Orientador e Co-Orientador de Defesa de Dissertação e Tese
Stricto Sensu: Aceite de Orientador e Co-Orientador de Exame de Qualificação
Stricto Sensu: Aproveitamento de Estudos
Stricto Sensu: Assentamentos Individuais dos Alunos (Dossiê dos Alunos)
Stricto Sensu: Autorização de Curso de Pós-Graduação
Stricto Sensu: Avaliação de Monitorias
Stricto Sensu: Bancas Examinadoras - Atuação
Stricto Sensu: Bancas Examinadoras - Indicação
Stricto Sensu: Bancas Examinadoras - Indicação e Atuação
Stricto Sensu: Controle de Aplicação de Provas
Stricto Sensu: Correção de Provas
Stricto Sensu: Credenciamento para Colaboração
Stricto Sensu: Credenciamento para Orientação
Stricto Sensu: Criação de Cursos ou Programa
Stricto Sensu: Desativação de Cursos
Stricto Sensu: Desligamento de Matrícula
Stricto Sensu: Disciplinas - Programas Didáticos
Stricto Sensu: Dissertação e Tese
Stricto Sensu: Estágios não Obrigatórios
Stricto Sensu: Estrutura do Currículo (Grade ou Matriz Curricular)
Stricto Sensu: Exclusão de Aluno
Stricto Sensu: Expedição de Diploma
Stricto Sensu: Extinção de Cursos
Stricto Sensu: Frequência de Monitores e Estagiários
Stricto Sensu: Histórico Escolar
Stricto Sensu: Indicação de Monitor e Orientador de Monitoria e Estágio não obrigatório
Stricto Sensu: Indicação de Orientador e Co-Orientador de Defesa de Dissertação e Tese
Stricto Sensu: Indicação de Orientador e Co-Orientador de Exame de Qualificação
Stricto Sensu: Inscrição em Disciplinas
Stricto Sensu: Inscrições - Processo de Seleção
Stricto Sensu: Integralização Curricular
Stricto Sensu: Matrícula Parcial
Stricto Sensu: Matrícula Semestral em Disciplina
Stricto Sensu: Matrícula Total
Stricto Sensu: Mobilidade Acadêmica Internacional
Stricto Sensu: Mobilidade Acadêmica Nacional
Stricto Sensu: Monitorias
Stricto Sensu: Mudança De Nível
Stricto Sensu: Oferta de Disciplinas
Stricto Sensu: Orientações
Stricto Sensu: Outras Formas de Ingresso - Aluno Especial - Reintegração
Stricto Sensu: Penalidades e Regime Disciplinar dos Alunos
Stricto Sensu: Planejamento
Stricto Sensu: Planejamento da Atividade Acadêmica
Stricto Sensu: Processo de Seleção
Stricto Sensu: Projeto de Qualificação
Stricto Sensu: Projeto Pedagógico dos Cursos
Stricto Sensu: Prorrogação de Prazo para a Defesa
Stricto Sensu: Prorrogação de Prazo para o Exame de Qualificação
Stricto Sensu: Provas
Stricto Sensu: Reconhecimento de Curso de Pós-graduação
Stricto Sensu: Reconhecimento de Título
Stricto Sensu: Recursos
Stricto Sensu: Reformulação Curricular (Inclusive Criação de Novas Áreas de Concentração)
Stricto Sensu: Regime de Exercício Domiciliar
Stricto Sensu: Registro - Matrícula
Stricto Sensu: Registro de Conteúdo Programático Ministrado
Stricto Sensu: Registro de Diploma
Stricto Sensu: Rendimento e Frequência
Stricto Sensu: Renovação de Reconhecimento de Curso de Pós-graduação
Stricto Sensu: Resultados do Processo de Seleção
Stricto Sensu: Substituição de Monitor e Orientador de Monitoria e Estágio não obrigatório
Stricto Sensu: Substituição de Orientador e Co-Orientador de Defesa de Dissertação e Tese
Stricto Sensu: Substituição de Orientador e Co-Orientador de Exame de Qualificação
Stricto Sensu: Trabalhos - Avaliação Acadêmica
Stricto Sensu: Trancamento de Disciplina
Stricto Sensu: Trancamento Total de Curso
Stricto Sensu: Transferência de Aluno de Pós-graduação
Stricto Sensu: Verificação de Autenticidade
Transferência e Inovação Tecnológica: Admissão de programas de Incubadoras de Empresas
Transferência E Inovação Tecnológica: Apoio à Redação de Patentes
Transferência e Inovação Tecnológica: Avaliação da Transferência e Inovação Tecnológica
Transferência e Inovação Tecnológica: Avaliação de programas de Incubadoras de Empresas
Transferência e Inovação Tecnológica: Capacitação e Desenvolvimento
Transferência e Inovação Tecnológica: Celebração e Acompanhamento de Contratos
Transferência e Inovação Tecnológica: Informação Tecnológica Institucional
Transferência e Inovação Tecnológica: Informações Técnicas referente à Transferência de Tecnologia
Transferência e Inovação Tecnológica: Parcerias para Exploração e Desenvolvimento de Inovação Tecnol
Transferência e Inovação Tecnológica: Prospecção de Projetos de Programas de Incubadoras de Empresas
Quais tipos de documentos devem ser publicados no módulo Publicação Eletrônica?
Os atos normativos (Resoluções), os atos ordinatórios (Portarias e Despachos Decisórios) e os Editais devem ser publicados no módulo Publicações Eletrônicas pormeio da funcionalidade "Agendar publicação". Sua utilização pode ser aprendida neste link.
A normatização sobre a publicação de tipos documentais no SEI está prevista no art. 31 da Portaria REITO nº 171, de 29 de março de 2021.
Quais Tipos de Processos poderão ser realizados por Peticionamento Eletrônico (Usuário Externo)?
Peticionamento Eletrônico de Processos visa garantir a pessoas da comunidade interna e externa da universidade a possibilidade de peticionarem a abertura de um processo eletrônico no sistema, sendo possível anexar documentos quando necessário e acompanhar seu trâmite dentro da Instituição.
Essa petição visa gerar um processo que será encaminhado a unidade responsável por sua deliberação inicial, ou mesmo ao protocolo da instituição, onde um servidor será responsável por dar início à tramitação do processo dentro do Sistema.
Os tipos de processos para peticionameto serão liberados gradativamente após análise da comissão de implantação do SEI. Para solicitação de liberação de novos tipos de processos das unidades para peticionamento, favor enviar email para sei@ufu.br.
Tipos de Processos Liberados:
- Documentação e Informação: Editoração. Programação Visual
- Orçamento e Finanças: Pagamento a Pessoa Jurídica
- Pessoal: Assentamentos Individuais. Acumulação de Cargos, Empregos e Salários
- Pessoal: Assentamentos Individuais. Alteração de Conta Bancária
- Pessoal: Assentamentos Individuais. Atualização Cadastral
- Pessoal: Assentamentos Individuais. Cadastro
- Pessoal: Assentamentos Individuais. Cadastro de Dependentes
- Pessoal: Auxílio Funeral
- Pessoal: Auxílio Transporte
- Pessoal: Incentivo à Qualificação
- Stricto Sensu: Inscrições - Processo de Seleção *
- Stricto Sensu: Planejamento da Atividade Acadêmica
- Stricto Sensu: Registro - Matrícula *
* Alguns programas de pós-gradução já estão atualmente adotando o peticionamento como forma de inscrição, sendo os detalhes da inscrição descritos no Edital do processo seletivo correspondente.
Documentos
Solicitações à Divisão de Documentação sobre Processos Eletrônicos
Formulários de solicitações de serviços da Divisão de Documentação.
Comissão
A Comissão para Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UFU) foi criada em julho de 2016 e atuou até março de 2019, tendo sido composta por servidores das áreas administrativas e acadêmicas, bem como dos órgãos suplementares. Em 08 de agosto de 2017, após alguns processos pilotos, a UFU implantou o SEI para todos os seus processos administrativos, tornando-se referência para outras instituições do país.
Portaria R nº 689, de 07 de julho de 20216: Dispõe sobre a implantação e o funcionamento do processo administrativo eletrônico ou digital no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia.
Portaria R nº 690 de 07 de julho de 2016: constitui a Comissão Interna para Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UFU).
Portaria R nº 855/2016: designa integrantes das Pró-Reitorias e Prefeitura Universitária.
Portaria R nº 1.020/2016: dispensa servidor.
Portaria R nº 678/2017: designa integrantes dos Hospitais.
Portaria SEI REITO nº 122, de 13 de setembro de 2017: dispensa e designa integrantes.
Portaria SEI REITO nº 377, de 13 de novembro de 2017: dispensa e designa integrantes.
Portaria REITO nº 180, de 12 de março de 2018: Reconstitui a Comissão de Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Portaria REITO nº 874, de 13 de setembro de 2018: Prorroga o prazo dos trabalhos da Comissão de Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UFU), e dá outras providências.
Finalizada a implantação e a adequação ao novo sistema, em abril de 2019 foi constituída a Comissão de assessoramento à Reitoria na gestão do Sistema Eletrônico de Informações - COMSEI, com atribuições previstas na Portaria REITO nº 442/2019.
Composição da COMSEI:
Julho de 2022: a composição da COMSEI foi atualizada conforme Portaria de Pessoal UFU nº 3519, de 20 de julho de 2022.
Dezembro de 2022: a COMSEI foi novamente recomposta conforme Portaria de Pessoal UFU nº 6175, de 14 de dezembro de 2022, atualmente em vigor.
Atribuições da COMSEI:
- analisar, divulgar e orientar a comunidade UFU a respeito da legislação referente aos processos administrativos e produção documental;
- orientar os usuários do SEI sobre as funcionalidades e boas práticas de utilização do sistema;
- elaborar material informacional sobre a utilização do sistema, para ser disponibilizado à comunidade UFU;
- propor melhorias ou revisão de procedimentos; e
- manter atualizado o sítio eletrônico do SEI! UFU.
Para mais informações entre em contato com a Comissão de assessoramento à Reitoria na gestão do SEI! UFU pelo e-mail sei@ufu.br.
Legislações
Paginação
Estatísticas
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) iniciou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em outubro de 2016, marcando uma transformação significativa na gestão de processos e documentos administrativos. Desde então, diversos resultados foram alcançados, destacando-se em várias áreas:
Capacitação
- Foram realizadas 26 turmas presenciais, garantindo a formação e a habilitação de usuários para a utilização eficiente do sistema.
Gestão
- 1.197 unidades cadastradas no SEI.
- 5.534 usuários habilitados, ampliando o alcance e o uso do sistema na instituição.
- 446 modelos de documentos foram criados para padronizar e agilizar os processos administrativos.
Processos
- 221.992 processos na base do sistema.
- 30.512 processos em tramitação, demonstrando a alta utilização da ferramenta para o gerenciamento de demandas institucionais.
- Integração com 4 órgãos via barramento PEN, promovendo a interoperabilidade entre instituições públicas.
Documentos
- 897.507 documentos recebidos e 735.126 documentos gerados no sistema, o que evidencia o elevado volume de operações realizadas.
- Os tipos de documentos mais utilizados incluem:
- 130.711 e-mails
- 148.399 memorandos
- 82.409 ofícios
- 56.709 despachos
- 23.119 despachos ordinários
Economia
- A implantação do SEI gerou uma economia estimada de R$ 1.494.731,88 em materiais ao longo de 24 meses, reforçando o impacto financeiro positivo do sistema.
Esses números refletem a eficiência e a modernização trazidas pelo SEI à UFU, contribuindo para uma gestão mais sustentável e ágil. Para mais informações, acesse: www.ufu.br/sei.
Linha do tempo
2023
Integração Compras.gov.br Contratos com o SEI UFU
https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/processo-eletronico-nacional/...
2023
Implantação do Protocolo.GOV.BR na UFU
https://www.gov.br/pt-br/servicos/protocolar-documentos-junto-a-universi...
2019
UFU agora faz parte do barramento PEN
A UFU agora poderá enviar processos eletrônicos via SEI para outros órgãos externos. Mais informações: http://processoeletronico.gov.br/index.php/assuntos/produtos/barramento
2018
Processo de eliminação de documentos através do SEI
O setor de arquivo da universidade realizou sua primeira eliminação de documentos físicos por meio de um processo de autorização realizado através do SEI. São cerca de dez mil caixas arquivo de documentos.
2018
Requerimento de inscrição em processo seletivo para programa de pós-graduação passa a ser 100% online
Requerimento de inscrição em processo seletivo para programa de pós-graduação poderá ser realizada através do peticionamento do SEI. Informações descritas no Edital de seleção.
2018
Integração do módulo de Solicitação de Compras do SG com o SEI
Agora as documentações de Solicitação de Compras geradas no Sistema de Gestão (SG) poderão ser enviadas diretamente para processo no SEI, através da seleção e acionamento de botão na tela do sistema. Com esta medida teremos ganhos em agilidade e produtividade, transparência, otimização do tempo de trabalho.
2018
Mudança no Procedimento de Solicitação de Hospedagem da UFU
A partir de 11/06/2018 TODAS as solicitações de hospedagem, INCLUSIVE alterações e cancelamento deverão ser feitas EXCLUSIVAMENTE pelo SEI, em substituição ao antigo sistema de requisição (SUR).
2018
Substituição do Sistema Único de Requisições
Os procedimentos realizados no “Sistema Único de Requisições” SUR serão substituídos por formulários disponíveis no “Sistema Eletrônico de Informação” SEI, de onde teremos ganhos em agilidade, produtividade, transparência, otimização do tempo de trabalho.
2017
Aplicativo SEI mobile disponível
Está disponível o aplicativo SEI. A nova ferramenta permite consultar, acompanhar, assinar e tramitar eletronicamente documentos e processos por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets.
2017
Substituição do Sistema de Geração de Documentos
Os procedimentos realizados no “Sistema de Controle de Documentos” SISDOC serão substituídos por processos disponíveis no novo “Sistema Eletrônico de Informação” SEI.
2017
Hospital das Clínicas de Uberlândia (HCU) começa a usar o SEI! UFU
Em Agosto de 2017 o setor de Contratos e Convênios do HCU começa a usar o SEI.
2017
Virada da Chave - Inicio do SEI na UFU para todos os processos administrativos
Tem início em 08 de Agosto de 2017 o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na UFU.
2017
Publicação da portaria que institui o SEI no âmbito da UFU
A Portaria REITO nº 2 de 07 de agosto de 2017 institui o SEI como sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia a partir do dia 08 de agosto de 2017.
2017
Implantação de novos processos "piloto" no SEI! UFU.
Foram implantados, em 14 de março de 2017, os seguintes processos no SEI! UFU: Licitação: Dispensa - Até R$ 8 mil Licitação: Dispensa - Acima de R$ 8 mil Finanças: Execução Financeira.
2016
Implantação de processo "piloto" no SEI! UFU
Foi implantado, em 30 de Outubro de 2016, o processo piloto de “Pagamento de Auxílio-Funeral” no SEI! UFU.
2015
Assinado Acordo de Cooperação Técnica
Em atendimento ao disposto no Decreto n° 8.539, de 8 de outubro de 2015, através do Ofício nº 856/2015, a UFU formalizou a cessão do direito de uso do Sistema Eletrônico de Informações – SEI e participação no projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN).