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27/04/2021 - 13:35 - atualizado em 08/07/2022 - 11:34

PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA

  • 4º Protocolo de Biossegurança | COVID-19 | UFU - 4ª versão atualizada - março de 2022, após Resolução 30/2022 do Conselho Universitário.
  • 3º Protocolo de Biossegurança | COVID-19 | UFU - 3ª versão atualizada - novembro de 2021, após indicações das Comissões Internas de Biossegurança das unidades administrativas e unidades acadêmicas.
  • 2º Protocolo de Biossegurança | COVID-19 | UFU - 2ª versão atualizada - outubro de 2021.
  • Protocolo de Biossegurança: apresenta orientações gerais de prevenção à COVID 19, direcionado aos membros da comunidade universitária UFU. Além disso, contém o plano de ação, por meio da implementação de  3 (três) fases de atuação direta, sendo elas: Fase 1 (Ações Remotas Emergenciais), Fase 2 (Ações híbridas) e Fase 3 (Ações presenciais), sendo que para qualquer retorno às atividades presenciais é apresentado uma análise detalhada e a indicação da programação de implementação, tanto das atividades administrativas quanto acadêmicas, por meio da definição de fases e premissas estruturantes a serem implementadas na Universidade Federal de Uberlândia de forma gradual e segura na Instituição, atendendo às recomendações da Organização Mundial da Saúde, das autoridades sanitárias, Secretarias Municipais de Saúde, associações e dos Comitês em execução, nos munícipios de atuação da UFU. É importante destacar o detalhamento e definição das etapas (5 etapas) para a implementação da Fase 2: Ações híbridas, que deverá ser via retorno gradual  e por meio de meio da análise de uma série de medidas protetivas, orientadas e recomendadas pelas autoridades que compõem os protocolos de segurança e biossegurança.

 

RELATÓRIOS

  • Relatório 01 | de ações estratégicas: apresenta o diagnóstico mundial, do Brasil (Estado e Município), das Instituições Federais de Ensino Superior e da Universidade Federal de Uberlândia; o Plano de ação de enfrentamento à COVID-19 da UFU, por meio da composição de cenários de implementação, como também as ações estratégicas e de contingenciamento, como medidas preventivas e protetivas da comunidade universitária. Além do funcionamento das  unidades acadêmicas e administrativas, por meio da extensão, pesquisa e assistência estudantil, além do Hospital das Clínicas e outros setores, com a descrição das principais atividades e rotinas da Instituição, com destaque para as contribuições da UFU, no combate ao coronavírus.
  • Relatório 02 | de ações de transição: apresenta o diagnóstico de retomada das atividades acadêmicas e principais ações das Instituições Federais de Ensino Superior, além dos caminhos e tomadas de decisões desta Instituição. Apresenta o Plano de Ação, composto pela proposta de etapas ao retorno das atividades acadêmicas e as principais recomendações para cada fase proposta. Os resultados de pesquisas desenvolvidas neste período têm a finalidade de subsidiar e nortear as tomadas de decisões e caminhos dessa Instituição. 
  • Relatório 03 | sobre o retorno dos laboratórios de pesquisa e pós-graduação: apresentar as análises das demandas dos diversos setores da comunidade acadêmica que solicitaram autorização para o retorno de atividades presencias, em cárater emergencial e/ou urgente, nos laboratórios de Pesquisa, Pós-graduação e/ou Extensão, assim como atividades administrativas, devido à necessidade de compromissos estabelecidos referentes às defesas de teses e dissertações, pesquisas em andamento, como também convênios e contratos em andamento, além de ações e atividades estabelecidas pela Instituição.
  • Relatório 04 | de ações de consolidação (ainda em construção): deve apresentar o diagnóstico da UFU e os resultados das principais ações e atividades, a formação de indicadores e as medidas de monitoramento para a retomada das atividades da Instituição e superação desse período de pandemia.
  • Modelo para elaboração do Protocolo Interno das Comissões Locais das unidades acadêmicas e administrativas: apresenta um modelo de documentação para serem utilizados como orientativo na coleta de informações e dados para as comissões locais de biossegurança.
  • Relatório de Avaliação das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais: Este relatório é um diagnóstico detalhado referente às percepções e comportamentos de cada categoria que compõe a nossa comunidade universitária - estudantes, docentes, técnicos administrativos e colaboradores - durante o período de implementação das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) e do trabalho remoto. Foram analisados, desde as estruturas e condições oferecidas, as questões relacionadas à acessibilidade, à qualidade e ao planejamento pedagógico, à capacitação, ao acesso aos equipamentos e internet, à proteção social, como também à qualidade de vida, seja referente à saúde física e/ou emocional durante o distanciamento social.

 

NOTAS TÉCNICAS

As nota técnicas estão sendo produzidas para apresentação de análises de dados e informações, por meio de especialistas (docentes e técnicos administrativos) na área de atuação de sanitarista, epidemiologista, biossegurança, estatístico, entre outros da Universidade Federal de Uberlândia, com metodologia específica de acompanhamento e a avaliação da situação epidemiológica dos municípios de localização dos espaços e estruturas físicas desta instituição. O objetivo é verificar uma série de indicadores e subsidiar o Comitê de Monitoramento à Covid-19 – UFU com recomendações e encaminhamentos para a tomada de decisão, referente à implementação da Fase 2 – Ações Híbridas e suas demais etapas de retorno de atividades presenciais.

 

DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

  • Cartilha de atendimento de Urgência e Emergência: O material contém explicações sobre o que são demandas de saúde de nível primário e o que são situações de  emergência e urgência, além de uma lista de contatos com telefones e locais onde procurar ajuda em cidades com campus da UFU (Uberlândia, Indaiatuba, Monte Carmelo e Patos de Minas).
  • Cartilha sobre a utilização EPIs para prevenção da COVID-19: O material contém informações sobre a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a prevenção da COVID-19. E aborda desde informações mais básicas sobre o assunto, como “O que são Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)?”, até assuntos mais detalhados, como quais máscaras usar e por quanto tempo.

 

OFÍCIOS COMPLEMENTARES

 

CARTAZES E MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO

Os materiais de divulgação poderão ser impressos dentro do setores ou solicitados para o Comitê de Monitoramento à Covid-19, via solicitação no SEI.

Formato A4 (210 x 297 mm)
Cartaz 1 Sinalização de Entrada  A4 horizontal  Acessos e organização de ambientes com atendimento ao público
Cartaz 2 Sinalização de Saída A4 horizontal  Acessos e organização de ambientes com atendimento ao público
Cartaz 3 Limite de ocupação do ambiente A4 horizontal  Todos os ambientes: salas de aula, laboratórios, espaços administrativos. OBS: Deverá ser alterado conforme indicação no Protocolo, a cada etapa.
Cartaz 4 Higienização das mãos  A4 horizontal  Banheiros, copas e espaços que contém lavatórios ou dispensers de álcool em gel 
Cartaz 5 Cuidados na lavagem das mãos  A4 horizontal  Banheiros, copas e espaços que contém lavatórios ou dispensers de álcool em gel 
Cartaz 6 Uso obrigatório de máscara A4 horizontal  Todos os ambientes
Cartaz 7 Setor c/ atendimento presencial suspenso  A4 horizontal  Todos os setores e principais acessos
Cartaz 8 Hórarios de atendimento presencial  A4 horizontal  Todos os setores e principais acessos
Cartaz 9 Evite aglomerações A4 horizontal  Todos os ambientes de uso comum, incluindo copas, salas de reuniões, entre outros
Cartaz 10 Uso de máscaras em elevadores A4 horizontal  Em locais de elevadores
Cartaz 11 Distanciamento em filas A4 horizontal  Em locais de atendimento ao público e possibilidade de formação de filas
Cartaz 12 Uso de canecas e garradas próprias  A4 horizontal  Em locais de utilização de utensilios como copas e espaços de refeições
Cartaz 13 Higienização talheres, bandejas e mãos A4 horizontal  Em locais de utilização de utensilios como copas e espaços de refeições
Cartaz 14 Higienização estação de trabalho A4 horizontal  Em espaços de trabalho
Cartaz 15 Higienização cantinas/lanchonetes e copas A4 horizontal  Em locais de refeições
Cartaz 16 Não compartilhe copos e xícaras  A4 horizontal  Em locais de refeições
Cartaz 17 Recomendações para utilização de salas de reuniões A4 horizontal Em locais de reuniões
Cartaz 18 Recomendações para utilização de copas A4 horizontal Em locais de refeições
Formato A3 (297 x 420 mm)
Cartaz 19 Medidas de prevenção e proteção A3 vertical Prioritariamente nos acessos e áreas comuns
Cartaz 20 Como se previnir contra a covid  A3 vertical Prioritariamente nos acessos e áreas comuns
Cartaz 21 Atenção as recomendações A3 vertical Prioritariamente nos acessos e áreas comuns
Cartaz 22 Itens obrigatórios A3 vertical Prioritariamente nos acessos e áreas comuns
Cartaz 23 Entrada nos laboratórios  A3 vertical Em todos os laboratórios