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Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU
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Comitê de Monitoramento à Covid 19 UFU
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Como posso entrar em contato com o Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU?
Qual o objetivo do Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU?
Os objetivos específicos são I - analisar os dados e as informações a fim de subsidiar as decisões dos gestores na definição de estratégias e ações adequadas para o enfrentamento de emergências;II - propor medidas preventivas para evitar o contágio do novo coronavírus;III - apresentar protocolo de gerenciamento de detecção de casos suspeitos da Covid-19 na UFU; e IV - organizar campanhas de conscientização dos riscos e das medidas de higiene necessárias para evitar o contágio.
O Comitê de Monitoramento à Covid 19 deve acompanhar as ações adotadas pelo Comitê do Enfrentamento à Covid-1, no âmbito dos municípios de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e Ituiutaba, por meio da nomeação e representação de membros oficiais da Universidade Federal de Uberlândia. E ainda observar as recomendações da Organização Mundial da Saúde - OMS, do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e demais órgãos competentes.
Qual o prazo para entrega do Relatório de Biossegurança da Unidade?
Até o final do mês de maio/2021.
Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU
Histórico:
O Comitê de Monitoramento à Covid 19, da Universidade Federal de Uberlândia, foi criado pela Portaria R. nº 305, de 13 de março de 2020, sob processo SEI 23117.020487/2020-97, por determinação do reitor, após a reclassificação, pela Organização Mundial da Saúde - OMS, do novo coronavírus como pandemia, o que significou o risco potencial de transmissão de doença infecciosa de forma global e simultânea em todo o território brasileiro. Foi formado por profissionais da área da saúde e por representantes das áreas acadêmica e administrativa da Instituição. Foram convidados para participação nas reuniões: o Diretório Central dos Estudantes (DCE), membros da Administração Superior e a gerência acadêmica do HC-UFU, assim como diretores(as) de unidades acadêmicas e coordenadores(as) de cursos da Instituição. O Comitê foi reformulado pela Portaria R. Nº 97, de 08 de fevereiro de 2021, pela Portaria R nº 543, de 17 de fevereiro de 2021 e pela Portaria R. nº 1.409, de 08 de abril de 2021.
Sua missão é de acompanhamento das ações, medidas preventivas e de combate à disseminação do novo coronavírus no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia.
Os objetivos específicos: I - analisar os dados e as informações a fim de subsidiar as decisões dos gestores na definição de estratégias e ações adequadas para o enfrentamento de emergências; II - propor medidas preventivas para evitar o contágio do novo coronavírus; III - apresentar protocolo de gerenciamento de detecção de casos suspeitos da Covid-19 na UFU; e IV - organizar campanhas de conscientização dos riscos e das medidas de higiene necessárias para evitar o contágio.
O Comitê de Monitoramento à Covid 19 deve acompanhar as ações adotadas pelo Comitê do Enfrentamento à Covid-1, no âmbito dos municípios de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e Ituiutaba, por meio da nomeação e representação de membros oficiais da Universidade Federal de Uberlândia. E ainda observar as recomendações da Organização Mundial da Saúde - OMS, do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e demais órgãos competentes.
O Comitê tem se reunido mediante demandas da Comunidade Acadêmica e da Gestão da Universidade. Acompanha os Grupos de Trabalho que atuam nas várias frentes de monitoramento à COVID 19 e atua nas indicações de pareceres consultivos aos gestores da UFU.
Contatos com o Comitê: comitecovid19@ufu.br
Pelo SEI: CMCOVID19
Membros do Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU:
Presidente: Armindo Quillici Neto
Membros:
- Elaine Saraiva Calderari
- Cláudio Gomes Barbosa
- Abadia de Fátima Rosa Macedo
- Renata Maria de Oliveira Neiva
- José Humberto Caetano Marins
- Thiago Paluma
- Nilton Pereira Júnior
- Roberto Bernardino Júnior
- Arthur Luiz Ferreira
- Maira Nani França Moura Goulart
- Aline Santana Da Hora
- Alessandra Carla de Almeida
Ribeiro - Ismaley Marques Martins Fontes
- Márcia Dutra Ramos
Ex-colaboradores:
- Eloisa Amália Vieira Ferro - 2020
- Aglai Arantes - 2020
- Liliane Barbosa da Silva Passos
- Kárem Cristina de Sousa Ribeiro
Membros do SubComitê de Vigilância Sanitária da UFU
Presidente: Elias Jose Oliveira
Membros:
- Fabiola Alves Gomes
- Letícia de Melo Mota
- Fernanda Ferreira de Resende
- Abadia de Fátima Rosa Macedo
- Luciana Maria Pires Carrijo
- Ildefonso Diniz de Moura
- Priscilla Castro Alves.
"A UFU vem tomando todas as medidas preventivas e de proteção da comunidade universitária. Nessa nova etapa, é importante que a comunidade universitária esteja envolvida no enfrentamento à Covid-19. Somos responsáveis pela preservação da vida, a partir de um processo de colaboração para a definição de novas ações que possam levar nossa comunidade à construção de um cotidiano seguro e responsável com a saúde de todas as pessoas. A pandemia nos impôs a reinvenção do nosso cotidiano, alterando nossas rotinas, nossos locais de trabalho e nossos planos/projetos. No entanto, a Universidade vem cumprindo com seus compromissos estabelecidos com a sociedade e, com a união de esforços, podemos ser protagonistas e agentes na transformação de uma sociedade compromissada com o futuro e com as novas gerações”.
Prof. Dr. Valder Steffen
Protocolo de Biossegurança da UFU | Outubro/2020.
Vídeo do Protocolo de Biossegurança - Novembro de 2021.
https://drive.google.com/file/d/1Du-9yODbRQuwz9gN_EGHegunKnMfKG-K/view
Grupos de Trabalho (GTs)
Os grupos de trabalho atuam como suporte e assessoramento para o Comitê de Monitoramento à COVID-19, executando análises, acompanhamento e indicadores diante dos diferentes cenários, sugerindo estratégias e metodologias para a implementação das diferentes fases de trabalho propostas. Para o desenvolvimento destas atividades, o grupos utilização as projeções de implementação de fases sequenciais projetadas.
Além disso, os grupos de trabalho se reunem de maneira remota, com a frequência que se fizer necessária e tem autonomia para solicitar dados quantitativos e qualitativos para as diferentes unidades acadêmicas, administrativas e coordenações de cursos. Após as análises e entendimentos dos diferentes parâmetros, realizam relatórios circunstanciados a serem apresentados ao Comitê de Monitoramento à COVID-19 para as providências que se fizerem necessárias. As ações sugeridas pelo grupo de trabalho de infraestrutura serão alinhadas às ações indicadas pelo grupo de trabalho acadêmico.
Os relatórios produzidos pelos grupos de trabalho são ser apresentados periodicamente ao Comitê de Monitoramento à COVID-19 ou na frequência que se fizer necessária, de acordo com a urgência grupo.
As recomendações e análises desenvolvidas pelo Comitê de Monitoramento à Covid-19 estão sendo compiladas em cadernos (relatórios) que são complementares, no mapeamento de ações e os encaminhamentos realizados durante o período de pandemia e de enfrentamento ao coronavírus, pela Universidade Federal de Uberlândia. Os relatórios são atualizados periodicamente e divulgados pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco).
Os grupos de trabalho são:
- GT Atividades acadêmicas: Este grupo é formado por docentes e discentes para analisar cada área de conhecimento junto às unidades acadêmica e cursos de graduação e pós-graduação, suas especificidades e características das atividades desenvolvidas, bem como sugerir estratégias para a implementação das diferentes fases de trabalho indicadas no Protoloco de Biossegurança da UFU. GT Nomeado pela PORTARIA DE PESSOAL UFU Nº 2835, DE 14 DE JULHO DE 2021.
Hélder Eterno da Silveira (Representante da Gestão), Alexandre Cardoso (Engenharias), Bruno Sérgio Vieira (Monte Carmelo), Carlos Eduardo Machado Monteiro Neto (APG), Catarina Machado Azeredo (Saúde), Cilésia Aparecida Pereira (Patos de Minas), Claudilene Ribeiro Chaves (Instituto de Biotecnologia - IBTEC), Daniel Santos Costa (Escola de Educação Básica - ESEBA), Douglas Queiroz Santos (Escola Técnica de Saúde - ESTES), Edileusa da Silva (Campus Pontal), Emerson Luiz Gelamo (Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP), Fernando Cezar Juliatti (Agronomia), Ivan Marcos Ribeiro (Letras e Artes), Juliana Santesso Bonnas (Diretoria de Administração e Registro Acadêmico - DIRAC), Keila Pacheco Ferreira (Ciências Sociais Aplicadas), Marcos Seizo Kishi (Saúde), Nívia Maria Melo Coelho (Exatas e da Terra), Renata Santos Rodrigues (Multidisciplinar), Roberto Bernardino Júnior (Biológicas), Sertório de Amorim e Silva Neto (Humanas), Thobias Prado Moura (Representante titular DCE), Vinícius Yran Rocha Rodrigues (Representante suplente DCE).
- GT Atividades de infraestrutura: Este grupo é formado por técnicos administrativos para analisar cada setor administrativo, junto com as unidades administrativas, para compreender as funcionalidades, especificidades e adequações necessárias, como espaço físico, equipamentos, pessoal, entre outros, para a implementação das diferentes fases de trabalho no Protoloco de Biossegurança da UFU. GT Nomeado pela PORTARIA DE PESSOAL UFU Nº 2836, DE 14 DE JULHO DE 2021.
Claudio Gomes Barbosa (Pró-reitoria de Assistência Estudantil - PROAE), Abadia de Fátima Rosa Macedo (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEP), Adilson Henrique de Souza (Pró-Reitoria de Assistência Estudantil - PROAE), Alessandra Carla de Almeida Ribeiro (Hospital das Clinicas/UFU), Clovis Antônio da Fonseca (Pró-Reitoria de Assistência Estudantil - PROAE), Daniel Santos Costa (Escola de Educação Básica - ESEBA), Douglas Queiroz Santos (Escola Técnica de Saúde - ESTES), Eros Amaral Santos (Representante titular Diretório Central dos Estudantes), Gláucia Trindade (Prefeitura Universitária – PREF.), José Humberto Caetano Marins(Fundação de Apoio Universitário - FAEPU), Letícia Resende Davi (Moradia Estudantil UFU), Maira Nani França Moura Goulart (Sistema de Bibliotecas), Nelson Barbosa Júnior (Prefeitura Universitária - PREFE), Pedro Henrique Mendonça Fernandes (Representante suplente DCE), Thaise Gonçalves de Araújo (Instituto de Biotecnologia – Patos de Minas).
- GT Atividades de Monitoramento à COVID 19 UFU (GT Científico): Este grupo tem por finalidade o acompanhamento da pandemia nas cidades em que a UFU está instalada (Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas), faz se a coleta de informações nas Secretarias Municipais de Saúde de cada cidade e elabora as análises estatísticas para divulgação dos gráficos referentes à pandemia. GT nomeado pela PORTARIA DE PESSOAL UFU Nº 3987, DE 13 DE OUTUBRO DE 2021.
Profa. Dra. Aurélia Aparecida de Araújo Rodrigues – Famat/UFU, TA: Carla Ferreira de Lima- Ibtec/UFU, TA: Ms. Derley Júnior Miranda – Proae/UFU, Prof. Dr. Stefan Vilges de Oliveira - Famed/UFU, Profa. Dra. Catarina Machado Azeredo - Famed/UFU, TA Dr. Murilo Vieira da Silva - Propp, Clesnan Mendes Rodrigues - FAMED/UFU, Igor Moraes Mariano - FAEFI/UFU, Luiz Fernando Izidoro - FAMED/UFU.
- GT Atividades de Avaliação do Ensino Remoto: Este grupo tem como função avaliar as Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) que se iniciaram em 10/08/2020 e se encerraram em 23/12/2021. O Grupo elaborou questionários que foram aplicados para todos segmentos da UFU (discentes, técnicos, docentes e colaboradores) e tem como papel avaliar as condições de oferta e participação nas AARE. GT nomeado pela PORTARIA DE PESSOAL UFU Nº 2837, DE 14 DE JULHO DE 2021.
Profa. Dra. Aurélia Aparecida de Araújo Rodrigues – Famat/UFU, Profa.Dra Leonice Matilde Richter, Prof. Dr. Cláudio Gonçalves Prado, Profa Dra. Maria Simone Ferraz Pereira, Prof. Dr. Armindo Quillici Neto e TA Alexandro Mariano-Prograd, TA Abadia de Fátima Rosa Macedo - Progep, TA Kleverson - Progep, TA Dra. Elaine Saraiva Calderari - Proae, Discente Pedro Henrique e Discente Helene Gomes.
- Sub-Comitê de Vigilância Epidemiológica tem com objetivo apresentar o Protocolo de Gerenciamento e Detecção de casos suspeitos da Covid-19 no âmbito da Instituição, centralizando todas as ações e medidas cabíveis para a prevenção, acompanhamento e controle de possíveis surtos virais, estabelecendo medidas de isolamento e rastreamento de contato, e manifestar-se quanto à possibilidade de atendimento ao Protocolo de Biossegurança da Universidade Federal de Uberlândia e aos Protocolos Internos de Biossegurança. Sub-comitê nomeado pela PORTARIA DE PESSOAL UFU Nº 3988, DE 13 DE OUTUBRO DE 2021.
Elias Jose Oliveira (Famed- presidente) -Fabiola Alves Gomes (Disau-Proae)- Letícia de Melo Mota (Famed)- Fernanda Ferreira de Resende (HC-UFU-EBESERH) - Abadia de Fátima Rosa Macedo (Dirqs-Progep) - Luciana Maria Pires Carrijo (Dirqs-Progep) – Ildefonso Diniz de Moura( Dirqs-Progep) - Priscilla Castro Alves(Dirqs-Progep).
Comissões Internas
COMISSÕES DE BIOSSEGURANÇA DAS UNIDADES ESPECIAIS DE ENSINO E UNIDADES ACADÊMICAS UFU:
ESEBA - Presidente: Núbia Silvia Guimarães; Membros: Bárbara Matos, Camila Stoque Esteves; Christian Alves Martins; Flávia Pimenta de Souza Carcanholo; Gabriela Ribeiro; Izabel Rozetti; Johnatan Alves; Joice Silva Mundim Guimarães; Jullysandra Rosa; Larissa Naves; Marco Tulio Mendes Eterno; Quenia Santos; Silda Lucena; Tabiane Luiza; Willian Martins.
ESTES - Presidente: Dnieber Chagas de Assis; Membros: Aline Aredes Bicalho; Clélia Regina Cafer de Oliveira; Fabiana Santos Gonçalves; Geovania Geralda de Araújo; João Carlos de Oliveira; Lucas Caixeta Gontijo; Mario Paulo Amante Penatti.
FACES - PORTARIA DIRFACES Nº 4, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2021 – Docente: Denilson Aparecida Leite Freire - Representante do Curso de Administração; Docente Lucas de Andrade Lima Cavalcante - Representante do Curso de Ciências Contábeis; Docente Hebert Roberto da Silva - Representante do Curso de Engenharia de Produção; Docente Carmem Lúcia Cruz Ravagnani - Representante do Curso de Serviço Social.
FAUED - Presidente: Prof. Dr. Juliano Carlos Cecílio Basta Oliveira; Membros: Crisane Pereira de Alcântara; Profa. Dra., designer Adoniran Tristão, Técnico-administrativo em Educação, arquiteto urbanista; Neemias Souza, Graduando em Arquitetura e Urbanismo.
FACIC - PORTARIA DIRFACIC Nº 2, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2021- Prof.ª Mônica Aparecida Ferreira, Presidente; Representante dos Técnicos Administrativos; Laila Silva Souza Melo; Representante docente Camilla Soueneta Nascimento Nganga.
FACOM - PORTARIA DIRFACOM Nº 7, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2021 - Humberto Luiz Razente (presidente), Hugo Leonardo de Oliveira Sousa e Victor Sobreira.
FADIR - PORTARIA DIRFADIR Nº 3, DE 28 DE JANEIRO DE 2021 - - Professor Helvécio Damis de Oliveira Cunha - Diretor da Faculdade de Direito; - Professora Luciana Zacharia Gomes Ferreira Coêlho - Coordenadora do Curso de Graduação em Direito; - Professora Rosa Maria Zaia Borges - Coordenadora do Programa de Mestrado em Direito; - Professora Simone Silva Prudêncio - Coordenadora do Escritório de Assessoria Jurídica Popular; - Técnico-administrativo em Educação Stênio Eduardo de Sousa Alves - Secretário da Faculdade de Direito; - Técnico-administrativo em Educação Breno Valadares de Abreu - Assistente em Administração do Escritório de Assessoria Jurídica Popular; Art. 2º - A presidência da Comissão Especial será exercida pelo primeiro docente.
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FAEFI - PORTARIA DIRFAEFI Nº 2, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2021 - Camilla Zamfolini Hallal; Gislene Alves do Amaral, Guilherme Morais Puga (presidente) e Luciano Fernandes Crozara, como representantes docentes; Mário Eduardo Santos Rodrigues e José Duarte Naves Junior, como representantes dos servidores técnico-administrativos; Vinícius Lamounier Santos e Aline Cunha Moreira, representantes discentes.
FECIV - PORTARIA DIRFECIV Nº 4, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2021 - Profª. Vanessa Cristina de Castilho - Coordenadora da Seção de Estruturas da FECIV (Presidente); - Profª. Eliane Betânia Carvalho Costa - Coordenadora da Seção de Construção Civil da FECIV; - Profª. Luciany Oliveira Seabra - Coordenadora da Seção de Geotecnia e Transportes da FECIV; - Prof. Wagner Carrupt Machado - Coordenador da Seção de Geodésia e Cartografia da FECIV; - Téc. Eliã Asafe Mello Suave - Técnico de Laboratório/Hidráulica e Topografia da FECIV.
FEELT - Presidente: Josué Silva de Morais; Docente Campus Santa Mônica. Membros: Afonso Januário Pujoni Soares Técnico Administrativo em Educação Campus Patos de Minas. Gabriela Vieira Lima; Docente Campus Santa Mônica. Júlio Cézar Coelho Docente Campus Patos de Minas. Marina Candeo Medeiros e Silva Discente. Sérgio Ricardo de Jesus Oliveira Engenheiro Campus Santa Mônica.
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FEQUI - Presidente: Larissa Nayhara Soares Santana Falleiros; Membros: Francielle Batista Da Silva; Laís Cristina Ferreira Sousa; Michelle Andriati Sentanin
FAGEN - Presidente: Prof. Dr. José Eduardo Ferreira Lopes; Membros: Representante Técnico Administrativo: Leonardo Paula de Lacerda; Representante Docente: Milena de Cássia Rocha; Representante Discente: Cláudio Heleno Pinto da Silva.
FAMAT - PORTARIA DIRFAMAT Nº 3, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2021 - MARIA IMACULADA DE SOUSA SILVA (Presidente), DOUGLAS MARIN, FRANCIELLE RODRIGUES DE CASTRO COELHO e GUILHERME CHAUD TIZZIOTTI, a discente GABRIELA GOMES GULARTE e o Técnico Administrativo FRANKLLIN RODRIGO RODRIGUES.
FAMED - PORTARIA DIRFAMED Nº 3, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2021 - Professora Dra. Catarina Machado Azeredo (Presidente), Professor Dr. Omar Pereira de Almeida Neto, Professora Dra. Letícia de Souza Castro Filice , Professora Dra. Renata Mendes, Diana de Abreu Costa Braga, Sinara Silva Marques, Olaine Oliveira Pinto Adachi, Gabriel Pontes Costa, Bianca Landi Visconti Ferreira Gauze Rodrigues e Bruna Rafaela Santos Guimarães.
FAMEV - Presidente: Roberta Torres de Melo; Representante docente do Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias; Membros: Aline Santana da Hora; Representante docente da Faculdade de Medicina Veterinária; Elenice Maria Casartelli; Representante docente da Faculdade de Zootecnia; Lívia Mendonça de Aguiar; Igor Paula de Castro; Representantes - técnicos de laboratório.
FOUFU - PORTARIA DIRFOUFU Nº 12, DE 05 DE JUNHO DE 2020 - Prof. Carlos José Soares (Presidente), Profª. Karinne Spirandelli Carvalho Naves, Prof. Odorico Coelho da Costa Neto, Profª. Paula Caetano Araújo, Prof. Roberto Bernardino Júnior, Edilza Felice Chayb, Eduardo do Carmo, Ana Luiza Bitela Fumagali e Maria Tereza Hordones Ribeiro.
IARTE - PORTARIA DIRIARTE Nº 1, DE 14 DE JANEIRO DE 2021 - Prof. Dr. Ronaldo Macedo Brandao, Profa. Dra. Cláudia Góes Muller, Prof. Dr. Celso Luiz de Araújo Cintra, Prof. Dr. Luiz Humberto Martins Arantes, o Técnico Lucio Pereira, os discentes: José Basílio Marçal Neto (Curso de Teatro), Luiz Marcelo Alves Costa (Curso de Música) e o Suplente Prof. Eduardo Fraga Tullio.
INBIO - Clébia Aparecida Ferreira (Técnica em laboratório); Fernanda Helena Nogueira Ferreira (Docente, presidente da Comissão); Gabriel Lanes (Graduando); Helena Maura Torezan Silingardi (Docente); Jeamylle Nilin Gonçalves (Docente); Solange Cristina Augusto (Docente).
IBTEC - PORTARIA DIRIBTEC Nº 1, DE 08 DE FEVEREIRO DE 2021 - Prof.ª Dr.ª Renata Santos Rodrigues - Presidente; - Prof. Dr. Flávio Tetsuo Sassaki - Membro e - Prof.ª Dr.ª Thaise Gonçalves de Araújo - Membro.
ICIAG - Presidente: Prof. a Dr.a Nilvanira Donizete Tebaldi (Docente - Campus Uberlândia); Membros: Dr. a Alyne Dantas Mendes de Paula (Técnica Administrativa em Educação - Campus Monte Carmelo). Dra. Beatriz Vieira dos Santos (Técnica Administrativa em Educação - Campus Uberlândia). Prof.a Dr.a Daniele Aparecida Alvarenga Arriel (Docente - Campus Monte Carmelo).
ICBIM - PORTARIA DIRICBIM Nº 23, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2020 - Prof. Paulo Rogério de Faria (Presidente); Prof. Henrique Tomaz Gonzaga; Técn. Thelma Fátima de Mattos Silva Oliveira; Prof.ª Andréa Pereira de Lima; Técn. Danielle Reis Napolitano; Prof. Alexandre Barcelos Morais; Prof. Rodrigo Molini Leão e Prof. Claudio Vieira da Silva.
ICENP - Presidente: Emerson Luiz Gelamo; Membros: Karine Resende de oliveira; Nilson Roberto Pereira; Renata Galvão de Lima; Vanda Maria Luchesi.
ICHPO - Presidente: Prof. Dr. Marco Antônio Cornacioni Sávio; Membros: Prof. Dr. Antônio Oliveira Jr. (Representante Docente do Curso de Geografia); Prof. Dr. Carlos Eduardo Moreira de Araújo (Representante Docente do Curso de História); Profa. Dra. Simone Aparecida Passos (Representante Docente do Curso de Pedagogia); Ana Cláudia Araújo Silva (Representante Técnico Administrativo); João Teixeira (Representante Discente).
INCIS - PORTARIA DIRINCIS Nº 1, DE 26 DE JANEIRO DE 2021 - Prof.ª Debora Regina Pastana, como Presidente, pela Prof.ª Claudia Wolff Swatowiski, pela Técnica Administrativa Camila de Mattos Faleiros e pela Discente Yana Passos Henrique.
IERI - Marcelo Araújo Castro; Vitor Carvalho Muniz; Welber Tomás de Oliveira; Geancarlo Almeida Guimarães; Paulo Victor Silva Guimarães.
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INFIS - Presidente: Mauricio Foschini; Membros: Ricardo Kagimura; Alessandro G. da Costa Dias.
IGUFU - Prof. Dr. Jean Ezequiel Limongi (Presidente); Alison Nascimento Teixeira; Ana Flávia Brandão Rocha; Bruno Henrique Silva; Prof. Dr. Ilio Rodarte Faria Junior; Prof. Dr. Rivaldo Mauro de Faria.
INHIS - PORTARIA DIRINHIS Nº 4, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2021 - - Maria Andréa Angelotti Carmo - Diretora do Instituto de História (Presidente) - Daniela Magalhães da Silveira - Coordenadora dos Cursos de Graduação em História - Mara Regina do Nascimento - Coordenadora do Mestrado Profissional em História - Ana Flávia Cernic Ramos - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História - Luciana Lemes de Andrade Barbosa - Técnica em Assuntos Educacionais - Cristina Martins Cunha da Silva - Auxiliar em Administração - Cláudio Ferreira Santos - Discente graduação - Gabriel Antônio Rodrigues Emediato - Discente graduação.
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IPUFU - PORTARIA DIRIPUFU Nº 6, DE 04 DE FEVEREIRO DE 2021 - Presidente: Prof. Dr. Ricardo Wagner Machado da Silveira; Prof.ª Dr.ª Maristela de Souza Pereira; Prof. Dr. Rodrigo Sanches Peres; Prof. Dr. Alexandre Vianna Montagnero; T.A. Maltos Henrique Cardoso e Silva; Discente Andre Marski Nascimento.
IQUFU - Presidente: Hugo Henrique Salgado Rocha; Sérgio Antônio Lemos de Morais; Roberto Chang; Wendell Guerra; Rodrigo Amorim Bezerra da Silva; Representante docente Campus Monte Carmelo; Marcos de Souza Gomes; Marília Fontes Barbosa.
Fases do 4º Protocolo de Biossegurança UFU
O Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU definiu 3 fases e premissas estruturantes a serem implementadas na UFU de forma gradual e segura:
- Fase 01: Ações Remotas Emergenciais: Garantir a SAÚDE e BEM-ESTAR
Visava a elaboração de propostas de implementação de atividades teóricas, extracurriculares e de extensão, por meio de recomendações e definição de diretrizes para a atuação de forma remota de atividades acadêmicas e administrativas.
- Fase 02: Ações híbridas: Garantir a SEGURANÇA e FORMAÇÃO
Fase de transição. Recomendações: definições das atividades acadêmicas e administrativas remotas e/ou presenciais.
- Fase 03: Ações presenciais: Garantir a PROTEÇÃO e CONTROLE
Fase de consolidação. Seguir recomendações das autoridades sanitárias, para continuidade de normativas em relação ao retorno das atividades presenciais.

Fase 01 | Ações Emergenciais
Foram estabelecidos 7 eixos de atuação emergenciais, conforme descrito na 1ª versão do Protocolo de Biossegurança UFU | Covid-19 | UFU

Fase 2 | Ações Híbridas
Envolve aplicações de diretrizes e estratégias para planejamento gradual, análise de uma série de medidas protetivas, orientadas pelas autoridades que compõem os protocolos de segurança e biossegurança da UFU, conforme 2º, 3º e 4º versão do Protocolo de Biossegurança | Covid-19 | UFU.
As prioridades de retorno presencial foram e serão determinadas a partir das demandas recebidas pelo Comitê e organizadas conforme o grau de prioridades, considerando os fatores:
- Atividades essenciais para o funcionamento e manutenção da Universidade;
- Impactos sociais, científicos, econômicos e ambientais, para continuidade de atividades e ações que dependem de temporalidades, acordos, compromissos e prazos, como as ações de pesquisa e extensão;
- Minimizar as taxas de evasão e retenção dos(das) estudantes, principalmente visando à manutenção do vínculo do(da) estudante na Instituição, ou seja, dos possíveis formandos(as), dos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica e dos ingressantes.
- Minimizar os impactos gerados pelo represamento de nossos estudantes para avanço no oferecimento dos componentes curriculares dos cursos acadêmicos.
Detalhamento das etapas da Fase 2 de ações híbridas

Etapa 1: Preparação e piloto
Preparação para o retorno às ações administrativas e acadêmicas, prioritamente os laboratórios de pesquisa e extensão, conforme 2º Protocolo de Biossegurança UFU.
Essa etapa foi de responsabilidade de toda a comunidade, especialmente dos gestores das unidades, coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, coordenadores de extensão, orientadores de programas de pós-graduação e administração superior. Foi obrigatória a disponibilização de cartazes nas circulações e nos espaços internos dos laboratórios, com as principais orientações da UFU, como também indicações específicas do espaço a ser utilizado.
Etapa 2: Retorno gradual
Retorno programado em revezamento de atividades administrativas, de pesquisa e de extensão (modalidade de prestação de serviço). Possibilidade de liberação de componentes curriculares no campo experimental e de possíveis formandos no ensino técnico e graduação, conforme 3º Protocolo de Biossegurança | Covid-19 | UFU.
Para abertura gradual de alguns espaços:
- Todas as medidas de segurança devem ser seguidas para o funcionamento dos setores. O revezamento deve ser garantido pelos coordenadores/coordenadoras dos laboratórios, tutores das Empresas Juniores, responsáveis por espaços de prestação de serviços e pelas empresas incubadas no Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (CIAEM);
- Cada espaço que retornar às atividades deve comunicar à diretoria da Unidade Acadêmica, Administrativa ou Especial. Diretores e diretoras das Unidades Acadêmicas, Administrativas e Unidades Especiais devem encaminhar ao Comitê de Monitoramento à Covid-19 da UFU documento com as informações e locais em funcionamento, durante a etapa.
Há liberação de componentes curriculares no campo experimental no Hospital de Clínicas, Hospital Odontólogico, Hospital Veterinário, entre outros, para os(as) estudantes da área de saúde, como os cursos acadêmicos: Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia, Engenharia Biomédica, Enfermagem, Nutrição, Física Médica, Fisioterapia, Odontologia e Biomedicina.
Etapa 3: Retorno de ações híbridas
Retorno gradual das atividades na UFU, com o aumento do quantitativo da comunidade universitária nos setores. Implementação de ações híbridas nas atividades do ensino técnico e de graduação.
Os componentes práticos e téoricos-práticos que exijam a presença física e interação entre alunos e professores podem ser ofertados em formato presencial desde que seja observado o Protocolo de Biossegurança da UFU e sejam adotadas as medidas sanitárias que mitiguem o risco de transmissão e contágio, conforme referência apresentada na sequência.
As atividades de extensão, na forma de eventos, devem ser totalmente remotas. Outras ações, desde que garantidas as condições sanitárias adequadas, podem ser presenciais, após liberação pelas autoridades sanitárias.
O retorno dos servidores em revezamento deve ser acompanhado junto às Comissões internas de Biossegurança, para avaliação das condições adequadas em cada unidade acadêmica e administrativa, sendo regulamentado por ato normativo.
Etapa 4: Ampliação de ações híbridas
Somente poderá ser incorporada caso haja sucesso nas fases anteriores. Implementada quando a curva epidemiológica estiver em franca queda e sistema de saúde desobstruído. Este contexto prevê a mescla de atividades presenciais e remotas, com o uso de plataformas adequadas e ampliação das ações híbridas nas atividades do ensino técnico, graduação e pós-graduação.
Há liberação dos componentes teóricos ou teórico-práticos ou práticos para o formato presencial, no ensino técnico, graduação e pós-graduação. Na Figura 10 apresenta-se uma síntese dos casos específicos.

As atividades de extensão e culturais podem ser planejadas para oferta de até 100 pessoas e/ou 50% do público, em espaços abertos e não podem ter aglomerações. As atividades podem ser híbridas ou presenciais, desde que seja apresentado um protocolo específico que demonstre o cumprimento das medidas de segurança preconizadas no Protocolo de Biossegurança da UFU.
Cabe à Pró-reitoria de Extensão e Cultura orientar as melhores práticas e estratégias de realização dos eventos, a fim de se cumprir as medidas de segurança.
O retorno de todos os servidores e colaboradores deve ser acompanhado junto às Comissões Internas de Biossegurança, para avaliação das condições adequadas em cada unidade acadêmica e administrativa. Destacam-se como orientações para esta etapa: manter ações de conscientização, investimento em inclusão digital, tecnologias para atividades não presenciais, discussão sobre teletrabalho e estabelecimento de uma política voltada para crises e emergências, a fim de preparar a Instituição para situações correlatas, com a implementação do Programa UFU Saudável, conforme Resolução Consex 19/2022.
Etapa 5: Retorno total
Implementação no momento mais seguro da situação epidemiológica, com cenário pandêmico sob controle e avanço da vacinação. Previsão de retorno de 100% das atividades da Universidade, desde que sejam mantidas ações de conscientização, além de investimento em inclusão digital, tecnologias para atividades não presenciais, discussão sobre teletrabalho e implementação do Programa UFU Saudável, a fim de preparar a Instituição para situações correlatas.
Orientações específicas das etapas da Fase 2 de ações híbridas
As medidas protetivas são definidas por meio da classificação das tipologias de atividades que serão executadas de forma remota e presencial. Há ainda gerenciamento de riscos e a logística necessária para sua execução, com o cumprimento dos protocolos de segurança e biossegurança.
Para os casos específicos também devem ser desenvolvidos protocolos próprios para os equipamentos indicados. Os protocolos deverão ser amplamente divulgados pela Diretoria de Comunicação Social, nos sítios eletrônicos, mídias sociais, entre outros, como também em cartazes nos locais de atividades presenciais, conforme previsto nas etapas recomendadas.
Recomenda-se que a definição de etapas da Fase 2, para a liberação de componentes curriculares e uso e ocupação dos espaços físcos, nos campi e/ou estruturas físicas da UFU, siga as orientações apresentadas na sequência
COMPONENTES PRÁTICOS E TEÓRICOS-PRÁTICOS
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COMPONENTES TEÓRICOS
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DEMAIS ESPAÇOS FÍSICOS
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CASOS ESPECÍFICOS
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OUTRAS ATIVIDADES

Para utilização dos veículos oficiais, recomenda-se: janelas abertas e sem ar-condicionado; uso obrigatório de máscara durante todo o trajeto da viagem; manter kit de higienização e proteção composto de álcool em gel a 70% durante todo o atendimento. Para autorização de viagens, deve-se apresentar ofício à Divisão de Transporte, especificando as medidas protetivas.
Em todas as etapas, as circulações (corredores, rampas, escadas, elevadores) não devem ser utilizadas como espaços de permanência, ou seja, apenas de passagem para trânsito entre setores e blocos. Em casos específicos, são recomendadas a sinalização no piso para indicação do sentido de circulação e a divulgação de cartazes com informações e orientações sobre os protocolos de biossegurança. Para elevadores, deve-se estabelecer o número máximo de usuários, de forma a assegurar um distanciamento; preferencialmente, serem utilizados apenas por pessoas com limitações físicas que impeçam o uso de escadas.
Considerando a multiplicidade de usos e ocupações nos campi da UFU, foram utilizadas as definições do Banco de Dados Integrados da UFU2 , para a identificação das funções e atividades realizadas em cada ambiente. Cada categoria foi definida de acordo com a atividade análoga ao uso e ocupação existente, conforme apresentado a seguir:
- SALA DE AULA DE GRADUAÇÃO: espaços físicos utilizados para o uso de sala de aula e, exclusivos, para os cursos de graduação, sob o controle da Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (DIRAC) ou das unidades acadêmicas;
- SALA DE AULA/PÓS-GRADUAÇÃO: espaços físicos utilizados para o uso de sala de aula e, exclusivos, para os cursos de pós-graduação, sob o controle das unidades acadêmicas;
- LABORATÓRIO DE ENSINO/GRADUAÇÃO: espaços físicos utilizados para o uso de laboratórios para prática de ensino e, exclusivos, para os cursos de graduação, sob o controle das unidades acadêmicas;
- LABORATÓRIO DE ENSINO/PÓS-GRADUAÇÃO: espaços físicos utilizados para o uso de laboratórios para prática de ensino e, exclusivos, para os cursos de pós-graduação, sob o controle das unidades acadêmicas;
- LABORATÓRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO: espaços físicos utilizados para o uso de laboratórios exclusivos para atividades que envolvem pesquisa e extensão, sob o controle das unidades acadêmicas;
- DOCENTES: espaços físicos utilizados para o uso exclusivo de estações de trabalho dos docentes;
- MULTIUSO: espaços físicos coletivos encontrados em cada unidade acadêmica, como sala de reuniões, sala de atendimento, sala de TV/vídeo, entre outros;
- ESTUDANTIL: espaços físicos utilizados pelos Diretórios Acadêmicos, Atléticas, Empresa Júnior, Programa de Educação Tutorial (PET) e entidades estudantis, sala de estudos de alunos de graduação e /ou pós-graduação, entre outros;
- ADMINISTRATIVO UNIDADES ACADÊMICAS: espaços físicos utilizados pelos setores administrativos de cada unidade acadêmica, como Diretoria, Coordenação, Secretaria, entre outros;
- UNIDADES ADMINISTRATIVAS: espaços físicos utilizados pelas unidades administrativas da UFU, como Gabinete, Pró-reitorias, Diretorias, Divisões e setores;
- PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS UFU: espaços físicos utilizados para a locação de atividades de prestação de serviços da UFU para a comunidade universitária e externa, como Hospital de Clínicas, Hospital Veterinário, Hospital Odontológico, entre outros;
- PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: espaços físicos terceirizados para a locação de prestadores de serviços dentro da Universidade, como papelarias, lanchonetes, bancos, entre outros; 2 As tipologias de espaços físicos foram definidas conforme o Banco de Dados Integrados de espaços físicos da UFU, coordenado e gerenciado pela Prefeitura Universitária;
- ANFITEATRO/AUDITÓRIOS: espaços físicos utilizados como anfiteatros ou auditórios, específicos de unidades acadêmicas e de uso geral da universidade;
- BIBLIOTECA: espaços físicos utilizados para as atividades da Biblioteca dos campi Santa Mônica, Umuarama, Educação Física, Glória, Pontal, Patos de Minas e Monte Carmelo;
- RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO: espaços físicos utilizados para as atividades de alimentação de estudantes nos campi Santa Mônica, Umuarama, Glória, Pontal e Monte Carmelo;
- ÁREA TÉCNICA: espaços físicos compostos pela infraestrutura interna e que proporcionam o suporte técnico às atividades da universidade, como: copa, depósito de material (DML), banheiros, cozinhas, casa de força, sala técnica, aquivos, almoxarifados, shafts (elétrico e hidráulicos), entre outros;
- SEM USO: espaços físicos fechados ou sem utilização por nenhuma atividade;
- CIRCULAÇÃO: espaços físicos utilizados para a circulação de pessoas e/ou materiais, como escadas, elevadores, plataformas, entre outros;
- MORADIA ESTUDANTIL: espaços destinados para a residência dos(das) estudantes em vulnerabilidade socioeconômica da Universidade;
- CENTROS ESPORTIVO: espaços físicos destinados para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil para a prática de esporte e lazer, nos campi Santa Mônica, Umuarama, Educação Física, Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas;
- ACADEMIAS UNIVERSITÁRIAS: espaços destinados para atividades de musculação à comunidade universitária, nos campi Santa Mônica, Umuarama, Educação Física e Pontal;
- FAZENDAS EXPERIMENTAIS: espaços destinados à prática experimental no campo de atuação das agrárias, biológicas, nutrição, entre outros, executadas nas fazendas da UFU.
Fase 03 | Ações presenciais
O Comitê de Monitoramento à Covid-19 entende que esse período de enfrentamento da pandemia deva ser aproveitado como uma oportunidade de experiência, aprendizado e reflexão sobre o papel sociocultural das estruturas universitárias para a sociedade no período pós-pandemia. Para isso, é importante verificar como é possível garantir a saúde e o conforto da nossa comunidade universitária, avaliar os reflexos na formação da sociedade e assegurar espaços de qualidade: acolhedores, seguros e saudáveis, além de ambientes com a promoção da saúde mental e do bem-estar. Entende-se que a garantia de ambiências saudáveis, com a revisão de estratégias, diretrizes e protocolos nas múltiplas dimensões socioespaciais, pode assegurar a redução de danos permitindo a readequação da Universidade para que haja espaços saudáveis e adaptados a essas diferentes condições.
Os(as) nossos(as) estudantes são concebidos como protagonistas e agentes de mudanças, por meio da aprendizagem e da concentração para o conhecimento adquirido nesse período de pandemia, para a transformação de uma sociedade compromissada com o futuro e com as novas gerações. Sabe-se que as gerações possuem um papel crucial na formação histórica de qualquer sociedade e são potencializadoras das reinvenções e inovações do viver no meio urbano e suas melhorias na qualidade de vida das populações.
Essas potencialidades, somadas ao papel da Universidade, promovem um compromisso socioecultural e ambiental para apoiar e auxiliar o crescimento e desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, pedagógico, ambiental e social, por exercer um papel fundamental de transformação para uma sociedade melhor, mais justa e, agora, obrigatoriamente mais saudável.
Neste contexto, propõe-se a criação de um Programa Permanente para uma Universidade Saudável na UFU, por meio da elaboração de um plano abrangente com o objetivo de criar espaços mais seguros e saudáveis, com a implementação de políticas de saúde pública. A ideia é criar uma série de medidas permanentes que ao serem implementadas irão auxiliar na mudança de hábitos e atitudes da nossa comunidade, atingindo o ambiente universitário, e também o entorno físico, familiar e social.
Desta forma, aspira-se a atuação direta da Universidade em três dimensões socioespaciais: a dimensão pedagógica, a dimensão espacial e a dimensão pública . Outras dimensões podem surgir ao longo da materialização do programa.

Fluxo de Notificação de Casos e Sintomas de COVID-19


Medidas de Saúde e Bem-estar durante a pandemia COVID19
A comunidade da UFU, assim como todo o mundo, sofre os impactos dessa pandemia, ora por estar trabalhando na linha de frente do combate a esse vírus – exemplo dos profissionais de saúde, discentes, docentes e gestores que atuam dentro e fora no Hospital Universitário -, ora como docentes, estudantes, técnicos administrativos e colaboradores que atuam no ensino ermergencial remoto e com a manutenção e funcionamento da nossa instituição, ora como pesquisadores em busca de soluções e auxílios no momento dessa crise mundial, ora como comunidade que está em isolamento social, com dificuldades financeiras e incertezas com relação ao futuro. Entende-se que o fortalecimento de informações e ações que possam garantir o bem-estar e a saúde são fundamentais para a comunidade universitária. Desta forma é importante manter as MEDIDAS DE PROTEÇÃO, o conhecimento dos PROTOCOLOS DE SEGURANÇA e o apoio SAÚDE MENTAL E PSICOSSOCIAL.
MEDIDAS DE PROTEÇÃO
Para utilização dos espaços da Universidade é necessário 4 (quatro) indicações para utilização dos espaços da Universidade: garantir o distanciamento entre as pessoas, a higienização pessoal e dos ambientes, o uso obrigatório de equipamentos de proteção e a vacinação.
- Distanciamento
O distanciamento físico é indicado para todos os casos, sendo o mínimo de 1,00 m até 1,50 m, com outras pessoas que também estejam usando máscara de proteção.
Destacamos o distanciamento físico e não social, pois diversas pesquisas já apontam para as consequências, seja na saúde mental, no bem-estar, na socialibilização, nas interações das populações. A Universidade tem um papel essencial com a sociedade, um papel sociocultural, de manutenção da proximidade e reciprocidade - mesmo que seja realizado por novas formas e ferramentas, precisamos mais do que nunca ser conectados, solidários e cooperativos.

- Equipamentos
A utilização de equipamentos de proteção é obrigatória. Os equipamentos de proteção individual – EPIs são considerados como todo dispositivo ou produto de uso individual destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde da comunidade universitária em atividades administrativas e/ou acadêmicas que envolvam risco biológico relacionado à pandemia de Covid-19.
Seguem as opções:
- O uso de máscara facial é obrigatório. A utilização das máscaras do tipo cirúrgicas é fortemente recomendada para toda a população em ambientes coletivos, em quaisquer ambientes, como forma de proteção individual, reduzindo o risco potencial de exposição do vírus especialmente de indivíduos assintomáticos.
- Para os casos de aulas práticas laboratoriais ou em locais fechados e com alto risco, principalmente risco biológico relacionado à pandemia da Covid-19, deve-se priorizar o uso de máscara tipo N95 ou PFF2.
- As máscaras, mesmo que de fabricação artesanal, deverão cobrir a boca e nariz, em todas as dependências da universidade.
- É proibida a utilização de a) máscaras de acrílico ou de plástico; b) máscaras dotadas de válvulas de expiração, incluindo as PFF2/N95; c) lenços, bandanas de pano ou qualquer outro material que não seja caracterizado como máscara de proteção de uso profissional ou de uso não profissional; d) protetor facial (face shield) isoladamente; e e) máscaras de proteção de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada ou que não observem os requisitos mínimos previstos na ABNT PR 1002 que apresenta o Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso de máscaras de proteção respiratória para uso não profissional.
- Roupas especiais (sapatilha, touca, avental e óculos) e luvas especifícas são recomendadas quando houver a necessidade de manipulação e/ou contato com o vírus, sob orientações da coordenação dos laboratórios práticos e/ou áreas hospitalares, com risco biológico.
- Unidades Acadêmicas e/ou Administrativas deverão solicitar EPIs no Setor de Almoxarifado e distribuí-los aos estudantes e servidores.

- Higienização
Indicamos estas regras de higienização obrigatória:
- Etiqueta respiratória é o ato de cobrir a boca ou nariz ou tossir ou espirrar, preferencialmente com a região interna do cotovelo, evitando o uso das mãos, inclusive em uso de máscara facial. Não se deve retirar a máscara facial para tossir ou espirrar;
- Utilização de álcool em gel periodicamente para a higienização das mãos e de álcool 70% líquido para superfícies a serem utilizadas;
- Lavar as mãos com frequência, com sabão e água. Evitar tocar nos olhos, no nariz ou na boca.


- Vacinação
A vacinação é considerada essencial para atividades presenciais, sendo que: entende-se que para o retorno presencial os servidores/colaboradores e estudantes devem ser incentivados a tomar a vacina e estar imunizados. A imunização apenas é alcançada após segunda dose ou dose única, variando conforme cada tipo de vacina, há pelo menos 14 dias.
Para coleta e mapeamento de dados, é recomendada a apresentação de comprovante de vacinação para as chefias imediatas. No caso dos estudantes, a Pró-reitoria de Graduação deverá verificar a viabilidade e as melhores condições de apresentação dessa comprovação e a sistematização de dados.
APOIO SAÚDE MENTAL E PSICOSSOCIAL
O projeto “Proteger-se” é uma plataforma para atendimentos terapêuticos online, tendo como enfoque o alívio do sofrimento emocional gerado pela situação de pandemia relacionado à COVID-19 e cuja missão é de proteção da comunidade universitária, para minimizar os danos da COVID-19 à saúde mental e, assim, reduzir o número de casos de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático relacionados à pandemia.
É importante destacar que todos os atendimentos estarão sobre sigilo e confidencialidade, além do cumprimento da responsabilidade ética e profissional.
De segunda a sexta-feira, entre 08h e 20h, acesse a plataforma clicando em https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/Atende
Nossa missão é cuidar do nosso maior patrimônio, nossa comunidade universitária!!!

AÇÕES ESPECÍFICAS DE SAÚDE MENTAL E PSICOSSOCIAL
Além do plantão terapêutico,também oferecemos diversas atividades abertas para toda a sociedade, que acontecem semanalmente. Verifiquem abaixo:
- RECORE - Segunda-feira às 18h30
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/recore
O projeto é um convênio entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto Visão Futuro e oferece o resgate do equilíbrio emocional.
Veja mais em https://www.youtube.com/watch?v=pxua6e6kydw
- GT.com Quinta-feira 18h00
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/GTcom
O projeto oferece terapia comunitária, que constitui-se em um grupo de acolhimento, espaço de escuta, reflexão, trocas de experiências, partilha de sofrimentos e sabedoria de vida, onde os participantes têm a oportunidade de fortificar seus vínculos sociais, nutrirem suas autonomias e tornarem-se corresponsáveis pela busca de soluções para os seus problemas e qualidade de vida.
- MeditaUFU - terças-feiras às 18h00
https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/MeditaUFU
O projeto oferece exercícios de meditação visando reduzir os estados ansiosos e otimizando o bem estar e a qualidade de vida dos mesmos.
Veja mais em https://www.youtube.com/watch?v=SVYieRqdCxo
- Atendimento Terapêutico Nutricional Online (ATENTO):
Formulário para interessados: https://forms.gle/ZH9KKV9VdJcXv4Wp6
O projeto oferece consultas nutricionais em ambiente virtual totalmente gratuitas. O atendimento será realizado por professores /nutricionistas e alunos do Curso de Nutrição da UFU.
- Encaminhamentos ambulatórios:
#TodasAcolhidas
flaviaufudireito@gmail.com
O Projeto oferece orientações sobre a violência contra a mulher, em especial, assédio sexual virtual e relacionamentos abusivos, violentos. Além de orientação sobre o que fazer no caso das violências acontecerem. Não se cale!
Veja mais em https://www.youtube.com/watch?v=YirXcSZ3iIg
Nuavidas
nuavidas@gmail.com
O projeto oferece o atendimento e as orientações às vítimas de violência sexual, com o acompanhamento e tratamento físico, psicológico e jurídico.
Veja mais em https://www.youtube.com/watch?v=822BRtPU0VM
- Quarentena Poética - acontece uma vez ao mês, sempre em uma terça-feira, às 10:00
Inscrição pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3LDFoIuLvJC08IctZXbQSsK12FdJ6o2L3t8cD0qzzQPuOKw/viewform?usp=send_form
O projeto oferece a experiência de grupo e corporal que transcende o diálogo e lança mão da arte, do corpo como construtor de um meio para sobreviver/viver /experimentar a o caos a crise e a pandemia relacionada ao COVID-19.
Veja mais em https://www.youtube.com/watch?v=vTsRZg-iA4k
- Yoga no campus - prática de yoga online: segundas, às 19:30
Inscrição pelo formulário: https://forms.gle/22thSB8w7TWcdyiS7.
Normas sobre o Comitê de Monitoramento à Covid-19 UFU
LEGISLAÇÕES DA UFU REFERENTES AO PERÍODO DA COVID 19
PORTARIA REITO Nº 305, DE 13 DE MARÇO DE 2020:
Cria o Comitê de Monitoramento ao COVID-19 no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
DECISÃO ADMINISTRATIVA REITO Nº 1/2020:
Suspensão de aulas e atividades acadêmicas da UFU a partir de 18/03/2020, e replanejamento de atividades administrativas, como medida de prevenção ao COVID-19.
RESOLUÇÃO Nº 4/2020, DO CONPEP:
Dispõe sobre a suspensão do Calendário Acadêmico da Pós-graduação para o ano de 2020.
RESOLUÇÃO Nº 6/2020, DO CONGRAD:
Dispõe sobre a suspensão do Calendário Acadêmico da Graduação, referente ao ano letivo de 2020.
DESPACHO DECISÓRIO Nº 30/2020/PROGEP/REITO:
Decide suspender a realização de provas dos concursos públicos e processos seletivos simplificados.
PORTARIA PROEXC Nº 16:
Dispõe sobre as ações de prevenção à transmissão do COVID-19 no ambito das atividades de extensão e cultura.
RESOLUÇÃO Nº 2/2020, DO CONSELHO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA - ESEBA:
Dispõe sobre a suspensão do Calendário Acadêmico da Escola de Educação Básica.
DECISÃO ADMINISTRATIVA DIRESTES Nº 1/2020:
Suspensão atividades acadêmicas ESTES.
DESPACHO DECISÓRIO nº 51/2020/ REITO:
Suspende, por tempo indeterminado a realização das provas do Vestibular.
PORTARIA PROAE nº 10:
Dispõe sobre orientações, recomendações, determinações e ações de prevenção e enfrentamento à transmissão do COVID-19 no âmbito das atividades da Assistência Estudantil.
PORTARIA PROAE nº 11:
Dispõe sobre as normas que regulamentam a concessão de auxilio alimentação emergencial- área hospitalar para discentes.
PORTARIA PROAE nº 13:
Dispõe sobre o auxílio emergencial na área de alimentação e moradia durante o período de suspensão das atividades acadêmicas para os estudantes assistidos em decorrência à COVID-19, na Assistência Estudantil.
RESOLUÇÃO Nº 7/2020, do Conselho de Graduação:
Dispõe sobre a instituição, autorização e recomendação de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, em caráter excepcional e facultativo, em razão da epidemia da COVID-19, no âmbito do ensino da Graduação na Universidade Federal de Uberlândia.
RESOLUÇÃO Nº 8/2020, do Conselho de Graduação:
Altera e acrescenta dispositivos à Resolução nº 7/2020, do Conselho de Graduação, de 10 de julho de 2020, que “Dispõe sobre a instituição, autorização e recomendação de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, em caráter excepcional e facultativo, em razão da epidemia da COVID-19, no âmbito do ensino da Graduação na Universidade Federal de Uberlândia”.
RESOLUÇÃO Nº 17/2020, do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação:
Aprova o Calendário Acadêmico da Pós-graduação, para o ano de 2021, da Universidade Federal de Uberlândia.
RESOLUÇÃO Nº 25/2020, do Conselho de Graduação:
Aprova o Calendário Acadêmico da Graduação, referente aos períodos letivos 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2 para os campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e de Patos de Minas.
RESOLUÇÃO Nº 11/2021, Conselho de Graduação:
Altera dispositivos da Resolução nº 25/2020, do Conselho de Graduação, de 15 de dezembro de 2020, que “Aprova o Calendário Acadêmico da Graduação, referente aos períodos letivos 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2 para os campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e de Patos de Minas”.
RESOLUÇÃO Nº 17/2021. Conselho de Graduação:
Aprova o Calendário Acadêmico Especial para o semestre letivo 2020/2 para a 83ª Turma do Curso de Graduação em Odontologia, e dá outras providências.
RESOLUÇÃO Nº 22/2021. Conselho de Graduação:
Acréscimo de parágrafo no art. 23 do anexo da Resolução nº 24/2012, do Conselho de Graduação.
RESOLUÇÃO Nº. 17/2021. Conselho Universitário:
Dispõe sobre o formato da oferta dos componentes curriculares no âmbito do Ensino da Graduação da Universidade Federal de Uberlândia para o semestre letivo 2021/1.
RESOLUÇÃO Nº 32/2021. Conselho de Graduação:
Regulamenta a organização e a oferta de componentes curriculares na forma híbrida, no âmbito do ensino de graduação na Universidade Federal de Uberlândia, durante a situação de emergência decorrente da Pandemia COVID-19.
LEGISLAÇÕES EXTERNAS
PORTARIA MEC Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020: Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.
PORTARIA MEC Nº 345, DE 19 DE MARÇO DE 2020: Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020.
PORTARIA MEC Nº 356, DE 20 DE MARÇO DE 2020: Dispõe sobre a atuação dos alunos dos cursos da área de saúde no combate à pandemia do COVID-19 (coronavírus).
MEDIDA PROVISÓRIA MEC Nº 934, DE 1º DE ABRIL DE 2020: Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.
PORTARIA MEC Nº 374, DE 3 DE ABRIL DE 2020: Dispõe sobre a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, exclusivamente para atuação nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus - Covid-19.
NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 13 de 07_04_2020 SERES e SESU: Trata da antecipação da Colação de Grau para os Cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina.
PORTARIA MEC Nº 383, DE 9 DE ABRIL DE 2020: Dispõe sobre a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, como ação de combate à pandemia do novo coronavírus - Covid-19.
PORTARIA MEC Nº 395, DE 15 DE ABRIL DE 2020: Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020.
PARECER CNE/CP Nº: 5/2020 CNE/CP - APROVADO EM 28/4/202: Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de
atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.
PORTARIA MEC Nº 473, DE 12 DE MAIO DE 2020: Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020.
PORTARIA MEC Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020: Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020.
INSTRUÇÃO NORMATIVA SGP/SEDGG/ME Nº 90, DE 28 DE SETEMBRO DE 2021: Estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - SIPEC para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial.
Ações de Monitoramento à COVID-19
27 de setembro de 2021
RESOLUÇÃO Nº. 17/2021. CONSUN - Dispõe sobre o formato da oferta dos componentes curriculares no âmbito do Ensino da Graduação da Universidade Federal de Uberlândia para o semestre letivo 2021/1.
29 de julho de 2021
RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 22, DE 29 DE JULHO DE 2021 - Acréscimo de parágrafo no art. 23 do anexo da Resolução nº 24/2012, do Conselho de Graduação.
27 de julho de 2021
RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 17, DE 26 DE JULHO DE 2021 - Aprova o Calendário Acadêmico Especial para o semestre letivo 2020/2 para a 83ª Turma do Curso de Graduação em Odontologia, e dá outras providências.
14 de julho de 2021
Portaria Pessoal UFU Nº 2837, DE 14 DE JULHO DE 2021 - Grupo de Trabalho de Avaliação em conjunto com o Comitê de Monitoramento à COVID-19.
Portaria Pessoal UFU Nº 2836, DE 14 DE JULHO DE 2021 - Grupo de Trabalho de Colaboração Administrativa em conjunto com o Comitê de Monitoramento à COVID-19.
Portaria de Pessoal UFU Nº 2835, DE 14 DE JULHO DE 2021 - Grupo de Trabalho de Colaboração Acadêmica em conjunto com o Comitê de Monitoramento à COVID-19.
13 de julho de 2021
Portaria de Pessoal UFU Nº 2806, DE 13 DE JULHO DE 2021 - novo membro do Comitê de Monitoramento à COVID 19 UFU.
29 de junho de 2021
Portaria de Pessoal UFU Nº 2534, DE 29 DE JUNHO DE 2021 - novo membro do Comitê de Monitoramento à COVID 19 UFU.
13 de maio de 2021
Resolução Nº 11/2021, Conselho de Graduação - Altera dispositivos da Resolução nº 25/2020, do Conselho de Graduação, de 15 de dezembro de 2020, que “Aprova o Calendário Acadêmico da Graduação, referente aos períodos letivos 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2 para os campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e de Patos de Minas”.
08 de Abril 2021
Portaria R. Nº 1409, novo membro do Comitê de Monitoramento à COVID 19 UFU.
17 de Fevereiro de 2021
Portaria R. Nº. 543, novo membro do Comitê de Monitoramento à COVID 19 UFU.
09 de Fevereiro de 2021
Portaria R. Nº. 97, reformulação do Comitê de Monitoramento à COVID 19 UFU;
15 de dezembro de 2020
Resolução Nº 25/2020, do Conselho de Graduação - Aprova o Calendário Acadêmico da Graduação, referente aos períodos letivos 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2 para os campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e de Patos de Minas;
02 de dezembro de 2020
Resolução Nº 17/2020, do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - Aprova o Calendário Acadêmico da Pós-graduação, para o ano de 2021, da Universidade Federal de Uberlândia;
10 de agosto de 2020
Resolução Nº 8/2020, do Conselho de Graduação - Altera e acrescenta dispositivos à Resolução nº 7/2020, do Conselho de Graduação, de 10 de julho de 2020, que “Dispõe sobre a instituição, autorização e recomendação de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, em caráter excepcional e facultativo, em razão da epidemia da COVID-19, no âmbito do ensino da Graduação na Universidade Federal de Uberlândia”;
14 de julho de 2020
Resolução Nº 7/2020, do Conselho de Graduação - Dispõe sobre a instituição, autorização e recomendação de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, em caráter excepcional e facultativo, em razão da epidemia da COVID-19, no âmbito do ensino da Graduação na Universidade Federal de Uberlândia;
29 de junho de 2020
Resolução Nº 6/2020, do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação. Dispõe sobre a regulamentação, em caráter excepcional, da oferta de componentes curriculares e de outras atividades acadêmicas da pós-graduação stricto sensu, como exames de qualificações, defesas de teses e dissertações, processos seletivos e pesquisas, no formato remoto, em função da suspensão das aulas e atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19;
10 de junho de 2020
Formação do Grupo de Trabalho de Infraestrutura (GTInfra),de assessoria ao Comitê de Monitoramento ao COVID- 19;
10 de junho de 2020
Portaria REITO Nº 539, de 10 de junho de 2020: Formação do Grupo de Trabalho de Colaboração Acadêmica (GTAcad), de assessoria ao Comitê de Monitoramento ao COVID-19;
09 de junho de 2020
Roda de conversa: Cenário Atual da Pandemia, da Administração Superior com os(as) representantes das ENTIDADES ESTUDANTIS;
04 de junho de 2020
Roda de conversa: Cenário Atual da Pandemia, da Administração Superior com coordenadores(as) da PÓSGRADUAÇÃO UFU;
03 de junho de 2020
Roda de conversa: Cenário Atual da Pandemia, da Administração Superior com coordenadores(as) de EXTENSÃO UFU;
01 de junho de 2020
Roda de conversa: Cenário Atual da Pandemia, Administração Superior com coordenadores(as) da GRADUAÇÃO UFU;
29 de Maio de 2020
Roda de conversa: Cenário Atual da Pandemia, Administração Superior com os Diretores (as) das UNIDADES ACADÊMICAS UFU;
05 de junho de 2020
Portaria Proae nº 13 que dispõe sobre o auxílio emergencial na área de alimentação e moradia durante o período de suspensão das atividades acadêmicas para os estudantes assistidos em decorrência à COVID-19, na Assistência Estudantil;
18 de maio de 2020
Lançamento do formulário: Monitoramento à COVID UFU, para comunidade acadêmica (estudantes, servidores e colaboradores) pelo Comitê de Monitoramento ao COVID-19;
12 de maio de 2020
Publicação da 1º versão do Relatório de ações estratégicas COVID-19 | UFU;
02 de abril de 2020
Portaria Proexc nº 19, que dispoe sobre a ampliação do Programa Institucional de Humanização do Hospital das Clínicas;
27 de março de 2020
Portaria Proae nº 11, que dispõe sobre as normas que regulamentam a concessão de auxilio alimentação emergencial- área hospitalar para discentes;
25 de março de 2020
Portaria Proexc nº 17 que estabelece os Programas Rede de Extensão e Festival de Cultura #UFUEMCASA;
21 de março de 2020
Portaria PROAE nº 10, que dispõe sobre orientações, recomendações, determinações e ações de prevenção e enfrentamento à transmissão do COVID-19 no âmbito das atividades da Assistência Estudantil;
20 de março de 2020
Decisão Administrativa PROGRAD Nº 7/2020, para acolher o pedido formulado pelo Centro de Educação à Distância (CEAD), de revisão da Decisão Administrativa Reito 01/2020, do dia 16 de março de 2020 e autorizar o funcionamento dos Cursos à Distância da UFU;
19 de março de 2020
Despacho decisório nº 51/2020/ REITO que suspende, por tempo indeterminado a realização das provas do Vestibular;
18 de março de 2020
Decisão Administrativa DIRESTES Nº 1/2020 - Assunto: Suspensão atividades acadêmicas ESTES;
17 março de 2020
RESOLUÇÃO Nº 2/2020, do Conselho da Escola de Educação Básica - ESEBA. Assunto: Dispõe sobre a suspensão do Calendário Acadêmico da Escola de
Educação Básica;
17 de março de 2020
Portaria Proexc nº 16, que dispõe sobre as ações de prevenção à transmissão do COVID-19 no ambito das atividades de extensão e cultura;
17 de março de 2020
Resolução nº 6/2020 do Conselho de Graduação, que dispõe sobre a suspensão do Calendário Acadêmico da Graduação ao ano letivo de 2020;
17 de março de 2020
Resolução nº7 04/2020 do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação que dispõe sobre a suspensão do Calendário Acadêmico da Pós-graduação para o ano de 2020;
17 de março de 2020
Despacho decisório nº 30/2020/PROGEP/REITO Decide suspender a realização de provas dos concursos públicos e processos seletivos simplificados;
17 de março de 2020
Estabelece procedimentos e rotinas nas atividades administrativas para atendimento de medidas de contingência frente à emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (COVID-19);
17 de março de 2020
Resolução Nº 6/2020, do Conselho de Graduação. Dispõe sobre a suspensão do Calendário Acadêmico da Graduação, referente ao ano letivo de 2020;
17 de março de 2020
Resolução Nº 4/2020, do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação. Dispõe sobre a suspensão do Calendário Acadêmico da Pós-graduação para o ano de 2020;
16 de março de 2020
Decisão Administrativa Reito Nº 1/2020 - Suspensão de aulas e atividades acadêmicas da UFU a partir de 18/03/2020, e replanejamento de atividades administrativas, como medida de prevenção ao COVID-19;
16 de março de 2020
Recomendação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, relativamente ao COVID-19 para providências e ampla divulgação;
13 de março de 2020
Decisão do Comitê de Monitoramento, de suspensão parcial de atividades na UFU;
13 de março de 2020
Portaria Reito Nº 305-Criar um Comitê de Monitoramento ao COVID-19 no âmbito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
Documentos
PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA
- 4º Protocolo de Biossegurança | COVID-19 | UFU - 4ª versão atualizada - março de 2022, após Resolução 30/2022 do Conselho Universitário.
- 3º Protocolo de Biossegurança | COVID-19 | UFU - 3ª versão atualizada - novembro de 2021, após indicações das Comissões Internas de Biossegurança das unidades administrativas e unidades acadêmicas.
- 2º Protocolo de Biossegurança | COVID-19 | UFU - 2ª versão atualizada - outubro de 2021.
- Protocolo de Biossegurança: apresenta orientações gerais de prevenção à COVID 19, direcionado aos membros da comunidade universitária UFU. Além disso, contém o plano de ação, por meio da implementação de 3 (três) fases de atuação direta, sendo elas: Fase 1 (Ações Remotas Emergenciais), Fase 2 (Ações híbridas) e Fase 3 (Ações presenciais), sendo que para qualquer retorno às atividades presenciais é apresentado uma análise detalhada e a indicação da programação de implementação, tanto das atividades administrativas quanto acadêmicas, por meio da definição de fases e premissas estruturantes a serem implementadas na Universidade Federal de Uberlândia de forma gradual e segura na Instituição, atendendo às recomendações da Organização Mundial da Saúde, das autoridades sanitárias, Secretarias Municipais de Saúde, associações e dos Comitês em execução, nos munícipios de atuação da UFU. É importante destacar o detalhamento e definição das etapas (5 etapas) para a implementação da Fase 2: Ações híbridas, que deverá ser via retorno gradual e por meio de meio da análise de uma série de medidas protetivas, orientadas e recomendadas pelas autoridades que compõem os protocolos de segurança e biossegurança.
RELATÓRIOS
- Relatório 01 | de ações estratégicas: apresenta o diagnóstico mundial, do Brasil (Estado e Município), das Instituições Federais de Ensino Superior e da Universidade Federal de Uberlândia; o Plano de ação de enfrentamento à COVID-19 da UFU, por meio da composição de cenários de implementação, como também as ações estratégicas e de contingenciamento, como medidas preventivas e protetivas da comunidade universitária. Além do funcionamento das unidades acadêmicas e administrativas, por meio da extensão, pesquisa e assistência estudantil, além do Hospital das Clínicas e outros setores, com a descrição das principais atividades e rotinas da Instituição, com destaque para as contribuições da UFU, no combate ao coronavírus.
- Relatório 02 | de ações de transição: apresenta o diagnóstico de retomada das atividades acadêmicas e principais ações das Instituições Federais de Ensino Superior, além dos caminhos e tomadas de decisões desta Instituição. Apresenta o Plano de Ação, composto pela proposta de etapas ao retorno das atividades acadêmicas e as principais recomendações para cada fase proposta. Os resultados de pesquisas desenvolvidas neste período têm a finalidade de subsidiar e nortear as tomadas de decisões e caminhos dessa Instituição.
- Relatório 03 | sobre o retorno dos laboratórios de pesquisa e pós-graduação: apresentar as análises das demandas dos diversos setores da comunidade acadêmica que solicitaram autorização para o retorno de atividades presencias, em cárater emergencial e/ou urgente, nos laboratórios de Pesquisa, Pós-graduação e/ou Extensão, assim como atividades administrativas, devido à necessidade de compromissos estabelecidos referentes às defesas de teses e dissertações, pesquisas em andamento, como também convênios e contratos em andamento, além de ações e atividades estabelecidas pela Instituição.
- Relatório 04 | de ações de consolidação (ainda em construção): deve apresentar o diagnóstico da UFU e os resultados das principais ações e atividades, a formação de indicadores e as medidas de monitoramento para a retomada das atividades da Instituição e superação desse período de pandemia.
- Modelo para elaboração do Protocolo Interno das Comissões Locais das unidades acadêmicas e administrativas: apresenta um modelo de documentação para serem utilizados como orientativo na coleta de informações e dados para as comissões locais de biossegurança.
- Relatório de Avaliação das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais: Este relatório é um diagnóstico detalhado referente às percepções e comportamentos de cada categoria que compõe a nossa comunidade universitária - estudantes, docentes, técnicos administrativos e colaboradores - durante o período de implementação das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE) e do trabalho remoto. Foram analisados, desde as estruturas e condições oferecidas, as questões relacionadas à acessibilidade, à qualidade e ao planejamento pedagógico, à capacitação, ao acesso aos equipamentos e internet, à proteção social, como também à qualidade de vida, seja referente à saúde física e/ou emocional durante o distanciamento social.
NOTAS TÉCNICAS
As nota técnicas estão sendo produzidas para apresentação de análises de dados e informações, por meio de especialistas (docentes e técnicos administrativos) na área de atuação de sanitarista, epidemiologista, biossegurança, estatístico, entre outros da Universidade Federal de Uberlândia, com metodologia específica de acompanhamento e a avaliação da situação epidemiológica dos municípios de localização dos espaços e estruturas físicas desta instituição. O objetivo é verificar uma série de indicadores e subsidiar o Comitê de Monitoramento à Covid-19 – UFU com recomendações e encaminhamentos para a tomada de decisão, referente à implementação da Fase 2 – Ações Híbridas e suas demais etapas de retorno de atividades presenciais.
- Nota técnica 01 – GT Cientifico – Dezembro/2020.
- Nota técnica 02 – GT Cientifico – Janeiro/2021.
- Nota técnica 03 – GT Cientifico – Abril/2021
- Nota técnica 04 - GT Científico - Julho/2021
- Nota técnica 05 - GT Científico - Novembro/2021
- Nota técnica 06 - GT Científico - Fevereiro/2022
- Nota técnica 07 - GT Científico - Junho/2022
DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
- Cartilha de atendimento de Urgência e Emergência: O material contém explicações sobre o que são demandas de saúde de nível primário e o que são situações de emergência e urgência, além de uma lista de contatos com telefones e locais onde procurar ajuda em cidades com campus da UFU (Uberlândia, Indaiatuba, Monte Carmelo e Patos de Minas).
- Cartilha sobre a utilização EPIs para prevenção da COVID-19: O material contém informações sobre a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a prevenção da COVID-19. E aborda desde informações mais básicas sobre o assunto, como “O que são Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)?”, até assuntos mais detalhados, como quais máscaras usar e por quanto tempo.
OFÍCIOS COMPLEMENTARES
- OFÍCIO Nº 172/2021/CMCOVID19/REITO-UFU
- OFÍCIO Nº 177/2021/CMCOVID19/REITO-UFU
- OFÍCIO Nº 186/2021/CMCOVID19/REITO-UFU
CARTAZES E MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO
Os materiais de divulgação poderão ser impressos dentro do setores ou solicitados para o Comitê de Monitoramento à Covid-19, via solicitação no SEI.
Formato A4 (210 x 297 mm) | ||||
Cartaz 1 | Sinalização de Entrada | A4 | horizontal | Acessos e organização de ambientes com atendimento ao público |
Cartaz 2 | Sinalização de Saída | A4 | horizontal | Acessos e organização de ambientes com atendimento ao público |
Cartaz 3 | Limite de ocupação do ambiente | A4 | horizontal | Todos os ambientes: salas de aula, laboratórios, espaços administrativos. OBS: Deverá ser alterado conforme indicação no Protocolo, a cada etapa. |
Cartaz 4 | Higienização das mãos | A4 | horizontal | Banheiros, copas e espaços que contém lavatórios ou dispensers de álcool em gel |
Cartaz 5 | Cuidados na lavagem das mãos | A4 | horizontal | Banheiros, copas e espaços que contém lavatórios ou dispensers de álcool em gel |
Cartaz 6 | Uso obrigatório de máscara | A4 | horizontal | Todos os ambientes |
Cartaz 7 | Setor c/ atendimento presencial suspenso | A4 | horizontal | Todos os setores e principais acessos |
Cartaz 8 | Hórarios de atendimento presencial | A4 | horizontal | Todos os setores e principais acessos |
Cartaz 9 | Evite aglomerações | A4 | horizontal | Todos os ambientes de uso comum, incluindo copas, salas de reuniões, entre outros |
Cartaz 10 | Uso de máscaras em elevadores | A4 | horizontal | Em locais de elevadores |
Cartaz 11 | Distanciamento em filas | A4 | horizontal | Em locais de atendimento ao público e possibilidade de formação de filas |
Cartaz 12 | Uso de canecas e garradas próprias | A4 | horizontal | Em locais de utilização de utensílios como copas e espaços de refeições |
Cartaz 13 | Higienização talheres, bandejas e mãos | A4 | horizontal | Em locais de utilização de utensílios como copas e espaços de refeições |
Cartaz 14 | Higienização estação de trabalho | A4 | horizontal | Em espaços de trabalho |
Cartaz 15 | Higienização cantinas/lanchonetes e copas | A4 | horizontal | Em locais de refeições |
Cartaz 16 | Não compartilhe copos e xícaras | A4 | horizontal | Em locais de refeições |
Cartaz 17 | Recomendações para utilização de salas de reuniões | A4 | horizontal | Em locais de reuniões |
Cartaz 18 | Recomendações para utilização de copas | A4 | horizontal | Em locais de refeições |
Formato A3 (297 x 420 mm) | ||||
Cartaz 19 | Medidas de prevenção e proteção | A3 | vertical | Prioritariamente nos acessos e áreas comuns |
Cartaz 20 | Como se prevenir contra a covid | A3 | vertical | Prioritariamente nos acessos e áreas comuns |
Cartaz 21 | Atenção as recomendações | A3 | vertical | Prioritariamente nos acessos e áreas comuns |
Cartaz 22 | Itens obrigatórios | A3 | vertical | Prioritariamente nos acessos e áreas comuns |
Cartaz 23 | Entrada nos laboratórios | A3 | vertical | Em todos os laboratórios |
Campanhas
Vídeo do Protocolo de Biosseegurança. Novembro 2021.
https://drive.google.com/file/d/1Du-9yODbRQuwz9gN_EGHegunKnMfKG-K/view
Protocolo de Biossegurança da UFU
Tipo: Campanha para o Youtube
Título: Protocolo de biossegurança para retorno de atividades da Universidade Federal de Uberlândia
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
Tipo: Campanha para Facebook da UFU
Tema: Conheça os procedimentos realizados no HC-UFU durante a pandemia da Covid-19
Tipo: campanha para o Youtube
Título: Campanha de Doações Para o Combate ao Coronavírus
Tipo: campanha para o Youtube
Título: Informações sobre a COVID 19
Protocolo de Biossegurança da UFU - Acesso nas Bibliotecas
Protocolo de Biossegurança da UFU para a utilização de laboratórios e salas de aula