Serviço

Ficha de Componente Curricular

Denis Cezar Fonseca
20/09/2024 - 13:46 - atualizado em 20/09/2024 - 13:47
Público-alvo: 
Professor
Técnico Administrativo
Definição: 

Formato padronizado que ganha categoria de espécie quando abriga informações sucintas para fins específicos, que se evidenciam na própria denominação da ficha.

Tipo de processo sugerido: Graduação: Dispensa e Aproveitamento de Disciplinas

Exemplo de Documento: 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Setor de Arqivo  

Timbre

                            Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

[informe o código, se houver]

COMPONENTE CURRICULAR:

[informe o nome do componente]

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

[nome da unidade]

SIGLA:

[sigla da unidade]

CH TOTAL TEÓRICA:

[...] horas

CH TOTAL PRÁTICA:

[...] horas

CH TOTAL:

[...] horas

 

OBJETIVOS

São metas estabelecidas ou resultados previamente determinados. Indicam aquilo que o aluno deverá ser capaz de fazer como consequência de seu desempenho em determinadas atividades. Os objetivos são redigidos iniciando-se com o verbo no infinitivo, que explicita a operação de pensamento que se pretende desenvolver e o conteúdo específico da disciplina. O estabelecimento de objetivos orienta o professor para selecionar o conteúdo, escolher as estratégias de ensino e elaborar o processo de avaliação. Orienta também o aluno que fica sabendo o que se espera dele no referido Curso. Observação: poderão ser desenvolvidos objetivos específicos.

 

Ementa

Trata-se de uma descrição discursiva que resumo o conteúdo conceitual ou conceitual/procedimental de uma disciplina. Tem as seguintes características: os tópicos essenciais da matéria são apresentados sob a forma de frases nominais (frases sem verbo); a redação é contínua, não é necessário que os tópicos sejam elencados em itens; a elaboração da ementa poderá compreender tanto conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

 

PROGRAMA

Explicitar as unidades temáticas, subunidades ou eixos temáticos propostos para a disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

No mínimo 03 (três) referências bibliográficas, de acordo com o Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) do Sinaes/INEP.

Cada título citado deve ter um exemplar na Biblioteca para cada 06 (seis) estudantes de seu Curso.

Observação: quando o acervo referente aos títulos indicados na bibliografia básica (mínimo de 03 bibliografias) atende aos programas das disciplinas do curso, em quantidade suficiente na proporção de 01 (um) exemplar para até 06 (seis) alunos para cada turma, e está informatizado, atualizado e tombado junto ao patrimônio da IES, o Curso receberá nota 05 (nota máxima) de acordo com o instrumento de Avaliação para Cursos de Graduação do INEP.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

No mínimo 05 (cinco) referências bibliográficas, de acordo com o Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) do Sinaes/INEP.

Observação: neste item, é também muito importante considerar o acervo disponível na Biblioteca. Quando o acervo atende, “excelentemente”, às indicações bibliográficas complementares (mínimo de 05 bibliografias), referidas nos programas das disciplinas, o Curso recebe nota 05 (nota máxima) de acordo com o instrumento de Avaliação para Cursos de Graduação do INEP.

 

aprovação

 

[nome]

Coordenador(a) do Curso [....]

[nome]

Diretor(a) d[informe a unidade]

Tópicos: