Memorando
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
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Seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
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Assunto: resumo do teor do documento.
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Texto: nos casos em que não for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura:
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introdução, que se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é presentado o assunto que motiva a comunicação. Evite o uso das formas: "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar que", empregue a forma direta
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desenvolvimento, no qual o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma idéia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição;
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conclusão, em que é reafirmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto.
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Os parágrafos do texto devem ser numerados, exceto nos casos em que estes estejam organizados em itens ou títulos e subtítulos.
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Identificação do signatário.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA Diretoria Setor Endereço completo órgão - Bairro Bairro do órgão, Brasília-DF, CEP 00000-000 |
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Memorando nº 8/2018/DIRPA/PROGEP
Ao(À) Sr(a). [CARGO/FUNÇÃO DO GESTOR DA UNIDADE DESTINO]
Assunto: texto do assunto em negrito.
Introdução.
Desenvolvimento.
Conclusão.
Atenciosamente,
Nome do Signatário
Cargo/Função do Signatário
Portaria de designação para a função
Referência: Processo nº 0000999.00002153/2018-42 | SEI nº 0006096 |