Serviço

Ofício

Comissão SEI! UFU
27/09/2019 - 10:44 - atualizado em 27/09/2019 - 10:44
Público-alvo: 
Professor
Técnico Administrativo
Definição: 

Documento oficial de comunicação interna e externa.

Exemplo de Documento: 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Reitoria
Comissão para Avaliação e Disponibilização de Documentos no SEI-UFU

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3P - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: - seiformularios@ufu.br
  

Timbre

Ofício nº 93/2019/COADOC/REITO-UFU

Uberlândia, 27 de setembro de 2019.

Ao(À) @nome_destinatario@ (no caso de ofício a uma pessoa específica, acrescentar "Senhor(a)" a esta linha e mover o nome do destinatário para a linha de baixo)

@endereco_destinatario@, @bairro_destinatario@

@cep_destinatario@ @cidade_destinatario@/@sigla_uf_destinatario@

  

Assunto: Digite aqui o assunto em negrito.

  

@vocativo_destinatario@,

  

Conforme a 3ª edição do Manual de Redação da Presidência da República, deve ser usado o Ofício para as comunicações oficiais, não se utilizando mais o memorando.

O endereçamento deve conter, na primeira linha, o pronome de tratamento. Na maioria dos casos será apenas "Ao Senhor" ou "À Senhora" (não se usa "A Sua Senhoria o Senhor"). Para alguns cargos, deve-se usar "A Sua Excelência o Senhor". Na segunda linha deve constar o cargo do destinatário. Conforme o Decreto n. 9.758/2019, não se usa o nome do destinatário, salvo se o documento for endereçado pessoalmente a alguém.

Na terceira o endereço postal, no caso de correspondência a outro órgão ou a um particular. No caso de ofício enviado a outra unidade da UFU, no lugar do endereço postal devem constar as informações da unidade, não sendo necessário o endereço. Na última linha o CEP e a cidade/UF. No caso de ofício a outra unidade da UFU, não é necessário o CEP.

No vocativo, deve-se usar "Senhor" seguido do cargo (p. ex. "Senhor Pró-Reitor", "Senhor Diretor") ou, no caso do destinatário ser um particular, usa-se "Prezado Senhor" ou "Senhor" seguido do nome.

O assunto deve dar uma ideia geral do que trata o documento, de forma sucinta. Evite usar verbos e procure limitar-se a quatro ou cinco palavras.

Os parágrafos do ofício devem ser numerados quando houver três ou mais. O vocativo e o fecho não são numerados.

O fecho do documento deve ser "Respeitosamente" quando o destinatário for um superior hierárquico e "Atenciosamente" nos demais casos.

  

Anexos:

I - Digite aqui a descrição do documento (SEI nº #######).

II - Digite aqui a descrição do documento (SEI nº #######).

III - Digite aqui a descrição do documento (SEI nº #######).

  

Atenciosamente,

 

NOME DO SIGNATÁRIO (em maiúsculas)

Cargo/Função do Signatário

Portaria de designação para a função (quando couber)

 

Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23117.018604/2017-57 SEI nº 1583210