Serviço

OFÍCIO CIRCULAR

Denis Cezar Fonseca
07/03/2024 - 10:04 - atualizado em 07/03/2024 - 10:09
Público-alvo: 
Professor
Técnico Administrativo
Definição: 

Meio de comunicação do serviço público. Forma padronizada de comunicação entre colaboradores e autoridades, entre os órgãos públicos e entre estes e os particulares, em caráter oficial.

Tipo de processo sugerido: Administração Geral: Comunicados e Informes 

 

Exemplo de Documento: 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

Av João Naves de Ávila 2121- Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38.400-902
Telefone: 3239-4411


  

Timbre

 

OFÍCIO CIRCULAR Nº 1/2024/SEARQ/DIDOC/DIRLO/PREFE/REITO-UFU

                                                                                              Uberlândia, 07 de março de 2024.

Aos(Às) Senhores(as):

@destinatarios_quebra_linha@

  

Assunto: Digite aqui o assunto em negrito.

  

@vocativo_destinatario@,

  

O Ofício Circular é endereçado a mais de um destinatário que devem ser mencionados apenas pelo cargo, na parte superior. Para o texto, valem as mesmas regras do ofício:

O endereçamento deve conter, na primeira linha, o pronome de tratamento. Na maioria dos casos será apenas "Ao Senhor" ou "À Senhora" (não se usa "A Sua Senhoria o Senhor"). Para alguns cargos, deve-se usar "A Sua Excelência o Senhor". Na segunda linha deve constar o cargo do destinatário. Conforme o Decreto n. 9.758/2019, não se usa o nome do destinatário, salvo se o documento for endereçado pessoalmente a alguém.

Na terceira, o endereço postal, no caso de correspondência a outro órgão ou a um particular. No caso de ofício enviado a outra unidade da UFU, no lugar do endereço postal devem constar as informações da unidade, não sendo necessário o endereço. Na última linha o CEP e a cidade/UF. No caso de ofício a outra unidade da UFU, não é necessário o CEP.

No vocativo, deve-se usar "Senhor(a)" seguido do cargo [p. ex. "Senhor(a) Pró-Reitor(a)", "Senhor(a) Diretor(a)"] ou, no caso do destinatário ser um particular, usa-se "Prezado(a) Senhor(a)" ou "Senhor(a)" seguido do nome.

O assunto deve dar uma ideia geral do que trata o documento, de forma sucinta. Evite usar verbos e procure limitar-se a quatro ou cinco palavras.

Os parágrafos do ofício devem ser numerados quando houver três ou mais. O vocativo e o fecho não são numerados.

O fecho do documento deve ser "Respeitosamente" quando o destinatário for um superior hierárquico e "Atenciosamente" nos demais casos.

  

Anexos:

I - Digite aqui a descrição do documento (SEI nº #######).

II - Digite aqui a descrição do documento (SEI nº #######).

III - Digite aqui a descrição do documento (SEI nº #######).

  

 

 

 

                                                     Atenciosamente,

                                                    NOME DO SIGNATÁRIO (em maiúsculas)

                                                    Cargo/Função do Signatário

                                                    Portaria de designação para a função (quando couber)

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