Faculdade de Engenharia Civil - FECIV
O Departamento de Engenharia Civil, responsável pela parte profissionalizante do Curso de Engenharia Civil, iniciou suas atividades a partir de 1973, com alguns professores e diversos obstáculos, como a inexistência de área física e laboratórios. O corpo docente foi sendo formado aos poucos, na medida em que os novos períodos do Curso eram implantados, sendo a maioria dos professores contratados em regime de tempo parcial.
Durante a primeira década de funcionamento, o DEECI dedicou-se, em quase sua totalidade, ao ensino de graduação, por dois motivos. O primeiro, devido ao perfil de seus professores que em sua maioria eram empresários da construção civil e seu regime de trabalho era em tempo parcial. O segundo, devido a demanda de alunos pelo curso de Engenharia Civil que durante algum tempo foi responsável por mais de 40% dos graduandos em engenharia na UFU. Neste período existia grande número de alunos por disciplinas, tornando-se necessário a divisão em turmas menores aumentando, assim, a carga horária dos docentes.
Na segunda década, devido aos problemas conjunturais que o país atravessou, a procura pelo curso de Engenharia Civil diminuiu. Neste período houve, também, uma alteração no perfil dos professores, e o grupo começou a buscar a capacitação para, posteriormente, dedicar-se à pesquisa.
A partir do ano de 1992, já com o quadro docente com um perfil mais acadêmico, iniciou-se um esforço concentrado na busca da qualificação, entendendo ser este o caminho para atingir os objetivos de um curso de excelência. Este esforço perdura até o atual momento através de pesquisas conjuntas e formalização de convênios, consolidado em programas de doutorado e pós-doutorado realizados no exterior. Paralelamente à qualificação, com a aquisição de equipamentos básicos para aulas práticas e pesquisas, houve uma expansão e adequação dos laboratórios.