Extensão e Cultura
A extensão é a ação da universidade no sentindo de cumprir o seu papel social junto à comunidade externa. É uma via de mão dupla: precisa estabelecer condições para que o estudante, o professor e o técnico levem para a comunidade o conhecimento produzido e ensinado na universidade e, ao mesmo tempo, criar com o público exterior um diálogo de forma a também receber conhecimento.
A política de extensão da UFU é um processo acadêmico vinculado à formação profissional do cidadão, à produção e ao intercâmbio de conhecimentos que visem à transformação social. A extensão também articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e instrumentalizar a relação dialética teoria/prática, por meio de um trabalho inter e transdisciplinar.
O órgão responsável pela extensão da UFU é a Diretoria de Extensão (Direc).
A UFU também promove a execução de políticas que viabilizam a difusão, promoção e prática das diferentes manifestações culturais como parte integrante dos processos de formação ampliada e de convivência ética e cidadã da comunidade em geral.
Para incentiva a produção das múltiplas dimensões culturais, estimular a formação cultural e promover ações de constituição e preservação do patrimônio cultural, contribuindo para a formação integral da comunidade universitária, existe a Diretoria de Cultura (Dicult).
A Direc e a Dicult são vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).