Trilha de navegação
- Início
- Transparência e Prestação de Contas
Transparência e Prestação de contas
Demonstração da boa aplicação dos recursos públicos federais
A seção Transparência e Prestação de Contas atende à Instrução Normativa-TCU 84, de 22 de abril de 2020, do Tribunal de Contas da União – TCU sobre a tomada e prestação de contas dos administradores e responsáveis da administração pública federal. Em 2022, o TCU editou a Decisão Normativa-TCU nº 198, de 23 de março, que estabelece as normas complementares para a prestação de contas anual.
Os órgãos públicos devem prestar contas para demonstrar, de forma clara e objetiva, que os recursos públicos federais tem sido aplicados de forma regular e também para atender às necessidades de informação dos cidadãos e seus representantes, usuários de serviços e provedores de recursos, com especial menção aos órgãos do Poder Legislativo e aos órgãos de controle, provendo a transparência e favorecendo a responsabilização e a tomada de decisão.
Conforme a Instrução Normativa nº 5, de 27 de agosto de 2021, da Controladoria Geral da União - CGU, apresentamos os pareceres da Auditoria Geral - AUDIT/UFU sobre as prestações de contas anuais da Universidade:
- Parecer da Prestação de Contas 2024: PARECER Nº 1/2025/AUDIT/REITO
- Parecer da Prestação de Contas 2023: PARECER Nº 1/2024/AUDIT/REITO
- Parecer da Prestação de Contas 2022: PARECER Nº 1/2023/AUDIT/REITO
- Parecer da Prestação de Contas 2021: PARECER Nº 2/2022/AUDIT/REITO e PARECER Nº 1/2022/AUDIT/REITO
A UFU convida toda a sociedade para conhecer as informações que compõem sua prestação de contas, garantindo a transparência e o controle social nos recursos públicos geridos pela Universidade.
Demonstrações contábeis e notas explicativas
As demonstrações contábeis são a representação estruturada de informações financeiras históricas, incluindo divulgações, com a finalidade de informar os recursos econômicos ou as obrigações da entidade em determinada data ou as mutações de tais recursos ou obrigações durante um período em conformidade com a estrutura de relatório financeiro. O termo demonstrações contábeis refere-se normalmente ao conjunto completo de demonstrações como determinado pela estrutura de relatório financeiro aplicável, mas também pode referir-se a quadros isolados das demonstrações contábeis (ISSAI 1200; ISA/NBCTA 200(R1)).
Relatórios/Demonstrações Contábeis 2025:
Relatório Contábil - 1º trimestre 2025
Relatórios/Demonstrações Contábeis 2024:
Relatório Contábil - 1º trimestre 2024
Relatório Contábil - 2º trimestre 2024
Relatório Contábil - 3º trimestre 2024
Relatório Contábil - 4º trimestre 2024
Relatórios/Demonstrações Contábeis 2023:
Relatório Contábil - 1º trimestre 2023
Relatório Contábil - 2º trimestre 2023
Relatório Contábil - 3º trimestre 2023
Relatório Contábil - 4º trimestre 2023
Relatórios/Demonstrações Contábeis 2022:
Relatório Contábil - 1º trimestre 2022
Relatório Contábil - 2º trimestre 2022
Relatório Contábil - 3º trimestre 2022
Relatório Contábil - 4º trimestre 2022
Relatórios/Demonstrações Contábeis 2021:
Relatório Contábil - 1º trimestre 2021
Relatório Contábil - 2º trimestre 2021
Relatório Contábil - 3º trimestre 2021
Relatório Contábil - 4º trimestre 2021
Relatórios/Demonstrações Contábeis 2020:
Relatório Contábil - 1º trimestre 2020
Relatório Contábil - 2º trimestre 2020
Pode-se definir execução orçamentária como sendo a utilização dos créditos orçamentários (dotação ou autorização de gasto) consignados na Lei Orçamentária Anual - LOA. Por sua vez, a execução financeira representa a utilização de recursos financeiros (dinheiro) seguindo uma programação financeira.
A execução orçamentária e a execução financeira estão associadas, pois mesmo havendo o crédito orçamentário se não houver recurso financeiro não poderá ocorrer a despesa; da mesma forma, havendo recurso financeiro ele não poderá ser gasto caso não haja o crédito orçamentário. Na gestão pública é habitual fazer a distinção entre as palavras créditos e recursos. O termo crédito designa o lado orçamentário e recurso o lado financeiro. Crédito orçamentário e Recurso financeiro são duas faces de uma mesma moeda. Os principais tipos de documentos que registram a execução orçamentária e financeira são: Nota de Dotação - ND, Nota de Crédito - NC, Nota de Empenho - NE, Programação Financeira - PF e Ordem Bancária - OB.
Por meio da execução orçamentária e da financeira é possível acompanhar e analisar as ações governamentais (projetos e/ou atividades) executadas e a serem desenvolvidas, bem como a aplicação dos recursos públicos em determinado período por uma instituição pública (Unidade orçamentária - UO).
A execução orçamentária e financeira da UFU pode ser conhecida nos sites abaixo:
Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento
Raio-X da Administração Pública Federal
Portal de Custos do Governo Federal
A partir do exercício 2022, conforme determina o art. 6º da Decisão Normativa - TCU nº 198, de 23 de março de 2022, serão divulgadas as despesas decorrentes de emendas parlamentares, seguindo, minimamente, esse formato de apresentação: "identificador de resultado primário, autor, unidade da Federação do autor, ação orçamentária, unidade da Federação da aplicação do recurso e valores empenhados, liquidados, pagos e inscritos em restos a pagar".
Outras informações sobre emendas parlamentares podem ser consultadas no Portal Transparência.
Recomendações e determinações dos órgãos de controle interno e externo
A Auditoria Geral - AUDIT da UFU acompanha os informes de fiscalização emitidos pelos órgãos do sistema de controle interno (Controladoria Geral da União - CGU) e de controle externo (Tribunal de Contas da União - TCU). No site da AUDIT é possível acessar o relatório consolidado dos informes de fiscalização emitidos ao longo do exercício, com as eventuais providências adotadas: www.ufu.br/audit.
Síntese da estrutura da UFU
A UFU é constituída pelas seguintes unidades conforme seu Regimento Geral (Art. 8º):
I. Conselho de Integração Universidade-Sociedade: órgão consultivo da Administração Superior.
II. Órgãos da Administração Superior: 05 Conselhos Superiores e Reitoria.
- Conselhos Superiores: órgãos de caráter consultivo e deliberativo. São eles:
- Conselho Universitário
- Conselho Diretor
- Conselho de Graduação
- Conselho de Pós-Graduação
- Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis
- Reitoria: órgão de caráter executivo composto pelas unidades:
- Vice-Reitoria
- Pró-Reitorias
- Órgãos administrativos
- Órgãos suplementares (Hospitais)
- Assessoria Especiais
- Unidades especiais de ensino
III. Unidades Acadêmicas: órgãos básicos da UFU responsáveis pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Elas podem ser Faculdades ou Institutos e são nelas que estão as Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação.
Conheça o detalhamento das estruturas acima em www.ufu.br/organograma. Nas páginas das unidades organizacionais será possível conhecer as competências, a legislação aplicável, seus principais cargos e ocupantes, bem como os dados de endereço, telefones e horários de atendimento.
Complementando as informações deste item "Institucional", conheça a seção Acesso à Informação em atendimento às normas da Controladoria Geral da União: https://ufu.br/acesso-a-informacao#institucional
As licitações realizadas e em andamento, por modalidade, com editais, anexos e resultados, além dos contratos firmados e notas de empenho obtidas, podem ser conhecidas nos sites abaixo
Planejamento
O planejamento estratégico da UFU está institucionalizado em seu Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão - PIDE. O planejamento vigente, aprovado pela Resolução CONSUN nº 31, de 18 de março de 2022, abrange o período 2022–2027 e apresenta a missão, a visão, as diretrizes estratégicas, os indicadores, as metas e os projetos institucionais da Universidade.
O PIDE 2022-2027 está alicerçado em 13 diretrizes estratégicas, vinculados a indicadores e metas distribuídas em 15 eixos temáticos.
A elaboração do PIDE contou com ampla participação da comunidade acadêmica e seus resultados são monitorados de forma trimestral e anual, com parecer do Comitê de Governança, Gestão de Riscos, Controles e Integridade.
Consulte o documento completo em PIDE 2022-2027 | PROPLAD/UFU.
Os projetos, ações, obras e atividades encontram-se no Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão - PIDE. Conheça mais nos itens Planejamento e Resultados desta seção.
Os programas mais conhecidos estão relacionados abaixo, conforme área de atuação:
- Assistência Estudantil
- Ensino
- Extensão e cultura
- Gestão
- Gestão de Pessoas
- Pesquisa e pós-graduação
Resultados
Os principais resultados da Instituição ao longo do ano podem ser consultados no Relatório de Gestão, nos Indicadores de Gestão do TCU, no Anuário e no PIDE 2022-2027 (Monitoramento trimestral e anual).
Relatório de gestão anual da UFU
O Relatório de Gestão é o documento elaborado pelos responsáveis pela UFU para oferecer uma visão clara para a sociedade sobre de que forma a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas da Universidade, no âmbito do seu ambiente externo, geram valor público em curto, médio e longo prazos. Ele ainda demonstra e justifica os resultados alcançados diante dos objetivos estabelecidos.
Conheça os Relatórios de Gestão da UFU:
- Relatório de Gestão 2024, aprovado pela Resolução nº 45/2025 do Conselho Diretor
- Relatório de Gestão 2023, aprovado pela Resolução nº 37/2024 do Conselho Diretor
- Relatório de Gestão 2022, aprovado pela Resolução nº 29/2023 do Conselho Diretor (ver Termo explicativo sobre correção na página 52)
- Relatório de Gestão 2021, aprovado pela Resolução nº 15/2022 do Conselho Diretor
- Relatório de Gestão 2020, aprovado pela Resolução nº 05/2021 do Conselho Diretor
- Relatório de Gestão 2019, aprovado pela Resolução nº 01/2020 do Conselho Diretor
- Relatório de Gestão 2018, aprovado pela Resolução nº 01/2019 do Conselho Diretor
Conforme disciplina o parágrafo 2º do art. 8º da Instrução Normativa-TCU 84, de 22 de abril de 2020, o relatório de gestão deve permanecer disponível no sítio oficial da UPC por um período mínimo de cinco anos. Os relatórios de gestão anteriores, por conterem dados que requerem restrição, não ficarão disponibilizados nesta página e, se necessário, poderão ser encaminhados ao requerente a partir de demanda encaminhada ao Serviço de Informação ao Cidadão.
Relatórios de Pagamentos
A Diretoria de Administração Financeira disponibiliza, nesta página, os seguintes relatórios sobre pagamentos efetuados:
Ordem cronológica de pagamento dos fornecedores diversos da Universidade Federal de Uberlândia.
Em atenção à INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2016, do atual Ministério da Economia, que "dispõe sobre a observância da ordem cronológica de pagamento das obrigações relativas ao fornecimento de bens, locações, realização de obras e prestação de serviços,no âmbito do Sistema de Serviços Gerais - Sisg.", a Diretoria de Administração Financeira publica, mensalmente, a Ordem cronológica de pagamento dos fornecedores diversos da Universidade Federal de Uberlândia.
Tal documento consiste em lista, separada nas seguintes categorias:
- Fornecimento de bens;
- Locações;
- Prestações de serviços;
- Obras ;
- Convênios, Emendas Parlamentares e Termos de descentralização.
E, para cada categoria, a listagem está classificada por UG/Gestão (separando os compromissos referentes à despesas da UFU daqueles do HCU-UFU), data de exigibilidade (ateste da despesa pelo setor competente), data de pagamento (previsão de vencimento, baseado no prazo de vencimento contratual).
Cumpre observar que a emissão de ordem bancária obedece ao critério de ordem cronológica para cada fonte de recurso orçamentária de onde sairão os recursos financeiros para pagamento e ressalvado os prazos para liberação de programação financeira por parte dos órgões superiores do sistema de administração financeira.
Relatório Bimestral das prioridades e pagamentos
Conforme art. 64,§ 21 da Lei nº 14.116, de 31 de dezembro de 2020, e art. 61 § 17, daLei nº 14.1494, de 20 de agosto de 2021 (que tratam das Diretrizes Orçamentárias para os anos de 2021 e 2022) todos os órgãos e unidades gestoras (UGs) executoras vinculados ao Ministério da Educação - MEC devem publicar, bimestralmente, até o dia 10 do mês subsequente ao fim do bimestre de referência, as prioridades e pagamentos referentes às despesas primárias discricionárias.
Nestes relatórios, o critério de classificação observado é a data de emissão da Ordem bancária de Pagamento.
Dúvidas ou mais informações devem ser solicitadas encaminhando mensagem eletrônica para diraf@ufu.br
Cronograma de desembolsos:
Os repasses e as transferências de recursos podem ser acessadas no Portal da Transparência.
Gestores responsáveis pela governança e atos de gestão
Gestão 2025/2028:
Reitor(a): Carlos Henrique de Carvalho
Vice-Reitor(a): Catarina Machado Azeredo
Pró-Reitor(a) de Assistência Estudantil: Luciana Saraiva da Silva
Pró-Reitor(a) de Extensão e Cultura: Florisvaldo Paulo Ribeiro Júnior
Pró-Reitor(a) de Gestão de Pessoas: Sebastião Elias da Silveira
Pró-Reitor(a) de Graduação: Waldenor Barros Moraes Filho
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós-Graduação: Thiago Gonçalves Paluma Rocha
Pró-Reitor(a) de Planejamento e Administração: Vinicius Vieira Favaro
Gestão 2021/2024:
Reitor(a): Valder Steffen Junior
Vice-Reitor(a): Carlos Henrique Martins da Silva
Pró-Reitor(a) de Assistência Estudantil: Elaine Saraiva Calderari
Pró-Reitor(a) de Extensão e Cultura: Helder Eterno da Silveira
Pró-Reitor(a) de Gestão de Pessoas: Márcio Magno da Costa
Pró-Reitor(a) de Graduação: Kárem Cristina de Sousa Ribeiro
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós-Graduação: Carlos Henrique de Carvalho
Pró-Reitor(a) de Planejamento e Administração: Darizon Alves de Andrade
Gestão 2017/2020:
Reitor(a): Valder Steffen Junior
Vice-Reitor(a): Orlando Cesar Mantese
Pró-Reitor(a) de Assistência Estudantil: Elaine Saraiva Calderari
Pró-Reitor(a) de Extensão e Cultura: Helder Eterno da Silveira
Pró-Reitor(a) de Gestão de Pessoas: Márcio Magno da Costa
Pró-Reitor(a) de Graduação: Armindo Quillici Neto
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós-Graduação: Carlos Henrique de Carvalho
Pró-Reitor(a) de Planejamento e Administração: Darizon Alves de Andrade
Servidores ativos, inativos e pensionistas
As informações sobre os servidores e pensionistas da UFU estão separadas em três categorias. A remuneração e subsídio recebidos, incluindo os auxílios, ajudas de custo e vantagens pecuniárias pode ser acessada nos sites abaixo:
- Servidores ativos: Portal Transparência do Governo Federal
- Servidores inativos: Portal de Dados Abertos da UFU
- Pensionistas: Portal de Dados Abertos da UFU.
Serviço de informação ao cidadão
Acesse o Serviço de informação ao cidadão.
As ações de supervisão, controle e correição para garantia da legalidade, legitimidade, economicidade e transparência na UFU são adotadas por instâncias diversas na UFU:
3. Comissão de Processo Administrativo de Responsabilização de Empresas - COMPARE: constituição e alteração
4. Comissão Própria de Avaliação - CPA
5. Comitê de Governança Digital - CGD
6. Comitê de Governança, Gestão de Riscos, Controles e Integridade - COMGOV
7. Coordenação de Acumulação de Vínculos pelo Servidor - COAVIS
8. Coordenação de Sindicância e Inquérito Administrativo - COPSIA
10. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEP: reposição ao erário, nepotismo e conflito de interesses.
11. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC